Baterias de confiança?

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alexandre.live
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Mensagem por alexandre.live »

[quote:aa558b0232="Mazzei"]Alexandre, pela sua explicação, seria melhor então as baterias de 25C para cima ?
É isso ?
Estou confuso pois um lojista me falou para usar 70C que é o mesmo que os helicópteros 3D usam...
Posso usar tranquilo ?
Meu objetivo é manter a bateria SEMPRE bem cuidada...porque to vendo que as thunder power são caríssimas !
Obrigado amigo![/quote:aa558b0232]

Cuidado com vendedor "picareta". Note uma coisa: um kit E300 com 6 eixos, poderá atingir no máximo 90A, pois cada ESC é limitado a 15A, porém o conjunto E300 é otimizado para pesos iguais ou menores a 300g por eixo, o que faz com que a demanda de cada ESC gire em torno dos 3A, ou seja, seu hexa vai voar com 18A, considerando um Hover tranquilo, sem vento e etc. Outro ponto que a DJI acusa e já vi em meus testes é que o máximo que o sistema E300 chega é a 8A por eixo (quando os 300g são bastante ultrapassados), o que nos dá 48A de demanda no caso do seu hexa. Se considerar uma bateria de 5000mAH que é consagrada por aqui, se esta possuir 70C, sua oferta de energia seria de 350A por 0,8 minutos. Baseando em seu consumo teórico, isto daria em torno de 6,25 minutos de voo se o sistema consumir os 8A por eixo ou se ficar próximo dos 3A por eixo, isso dá 37,5 minutos de voo.

Com base nestes números, cabe a você decidir qual bateria utilizar para a sua aplicação. É importante conjugar capacidade vs. carga vs. demanda vs. peso da bateria pois uma afeta na outra e por consequência, afeta o peso final do equipamento.

Observe o exemplo do Doni, a Traxxas com 8400mAh com 25C chegaria no nosso setup teórico a 28 min de voo com a bateria descarregando apenas cerca de 2C, ou seja, uma folga de 23C que deixa a bateria bem tranquila.

É importante lembrar que quanto mais C a bateria tem, maior e mais pesada ela é, por mais que a Turnigy prometa baterias leves da linha Nanotech que chegam aos 100C, já deu para notar que estas não possuem a mesma durabilidade das comuns e ainda são bem mais caras. Desconheço o peso da beteria da Traxxas, mas posso quase que garantir que esta é bem mais leve que uma 70C por 5000 mAH.

É bom lembrar que os números são teóricos e na vida real dependem de diversos fatores para serem alcançados, mas já dão uma ideia do que pode acontecer.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Mazzei
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Mensagem por Mazzei »

Legal ! Bom saber !
Alexandre, utilizar duas baterias seria um modo mais seguro de voar ?
Se por ventura uma der problema, a outra está lá...
O que acha ?
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alexandre.live
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Mensagem por alexandre.live »

[quote:c3ffeaf502="Mazzei"]Legal ! Bom saber !
Alexandre, utilizar duas baterias seria um modo mais seguro de voar ?
Se por ventura uma der problema, a outra está lá...
O que acha ?[/quote:c3ffeaf502]

Seguro é, mas devemos levar em consideração o tempo de descarga. Quando se está voando com duas baterias, desde que estas sejam gêmeas (Tensão, capacidade, C, marca, modelo, e se possível o lote) o dreno de corrente é constante e igual (em tese) para as duas baterias, desta forma, é possível obter o dobro da capacidade e o dobro de Cs, por exemplo, duas baterias 2.200 mAh e 25C se torna uma 4.400 mAh e 50C. Entretanto, no caso da perda momentânea de uma das baterias, toda a carga será drenada da que estiver funcionando, sendo este um momento crítico, pois se a bateria em questão não tiver capacidade suficiente para manter o voo, você terá problemas da mesma forma.

Fazendo um "ou seja", para se usar duas baterias em paralelo, com o intuito de aumentar a segurança, uma única bateria deverá ser capaz de suportar o voo, e na perda de uma das baterias, o equipamento deverá ser pousada ASAP.
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