Micro EDF 35mm: da teoria à prática

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

Junior
membro

Mensagempor Junior » 30 Set 2014 07:55

[quote:444c3190e8="Marco Antonio"]Tiu... tenho imãs classe 50 aqui largados, se quiser. E mais outros aos montes.[/quote:444c3190e8]
Obrigado pela oferta, tiu Marco!
Primeiro vamos ver se esse motor funciona com os imãs originais.
Vai que alguém resolve copiar o setup e vai ter que usar os imãs que vieram no motor.
Agradeço o apoio! :D
Junior

Junior
membro

Mensagempor Junior » 30 Set 2014 08:12

[quote:de84335bad="marcos soares"]Um otimo topico! parabens !!!
abraços[/quote:de84335bad]
Obrigado pelo apoio! :D
Está com alguns contratempos por causa do motor, mas a parte boa é que a investigação do problema também vai ficar registrada aqui como fonte de consulta.
Quero chegar logo na parte da instalação da edf no modelo.
Ainda tem muita informação para ser abordada aqui no tópico.
Junior

Neoconker
membro

Mensagempor Neoconker » 30 Set 2014 10:32

[quote:717a040d14="Junior"][quote:717a040d14="Marco Antonio"]Tiu... tenho imãs classe 50 aqui largados, se quiser. E mais outros aos montes.[/quote:717a040d14]
Obrigado pela oferta, tiu Marco!
Primeiro vamos ver se esse motor funciona com os imãs originais.
Vai que alguém resolve copiar o setup e vai ter que usar os imãs que vieram no motor.
Agradeço o apoio! :D[/quote:717a040d14]

Vim seco achando que era o teste. :lol:

Junior
membro

Essa é pro Krizar

Mensagempor Junior » 30 Set 2014 21:28

Vou recomeçar mostrando a colagem dos imãs duplos.
Achei mais fácil começar definindo o espaçamento dos primeiros 6 imãs organizados no esquema NSNSNS.
Para não errar a polaridade é só lembrar do esquema da marcação com canetinha que comentei no início do tópico.
Coloquei os imãs já limpos na posição pretendida e medi o espaço entre eles.
Peguei uma chapa de cedro de 1mm, cortei uma tira com largura de 5mm e cortei pedaços de 6mm de altura.
Poderia ter usado balsa, plastico, ou qualquer material não magnético.
Distribuí os espaçadores entre os imãs pra ver se a medida estava correta.
O espaçamento de 5mm ficou grande, então lixei para 4,85mm, sempre conferindo com um paquímetro.
Dessa vez deu exato, não ficando folga na distribuição dos imãs. como se vê na foto abaixo.

[img:36434069a1]http://i60.tinypic.com/os4ymh.jpg[/img:36434069a1]

O risco no espaçador na cor roxa é para ajudar a orientar a posição vertical de montagem, já que ele tem 4,85mmx6mm.

Depois foi só remover um espaçador e pingar uma gota minùscula de ciano no lado esquerdo do imã sem espaçador, o suficiente para fixá-lo na posição sem encharcar de cola o lado direito do imã.
Vale lembrar que serão imãs duplos e escolhi o lado direito dos 6 imãs para colar o imã "vizinho". Se eu fosse canhoto escolheria o lado esquerdo.
Fui tirando o próximo espaçador no sentido horário e colando o lado esquerdo de cada imã até que os 6 imãs estivessem colados nas posições definitivas.
Para formar o imã duplo, tenho que colar um imã junto a cada um dos seis previamente colados.

Neste caso, se for um imã riscado com canetinha, terei que colar um imã também riscado do lado dele. Se for um com o riscado para baixo, terei que colar outro com o riscado para baixo, assim fazendo NN SS NN SS...
Não dá pra colocar os imãs e colocar depois porque imãs com mesma polaridade se repelem. Vou ter que colar um a um.
Para segurar o imã no lugar e colar é preciso empurrar um imã contra o outro com a ajuda de uma espátula de madeira ou plastico, pingar uma minúscula gota de ciano e aguardar uns 10 segundos antes de soltar.
É preciso ter paciencia nessa hora, porque se o imã se soltar e afastar, vai ser um trabalho danado pra descolá-lo, limpar o bell e começar o serviço de novo.
Se for usar morsa para segurar o bell, use tiras de borracha como calço e aperte a morsa levemente só para segurar o bell. Se apertar demais vai empenar tudo e perder o motor.
Eu fiz um pouco de malabarismo segurando o bell e a espátula que empurra o imã com uma mão e colando com a outra, como na foto abaixo.

[img:36434069a1]http://i61.tinypic.com/1jvi4g.jpg[/img:36434069a1]

E aqui o resultado final!

[img:36434069a1]http://i57.tinypic.com/29lik8z.jpg[/img:36434069a1]
[img:36434069a1]http://i61.tinypic.com/m7ga3q.jpg[/img:36434069a1]

P.S.: o eixo está montado na segunda foto porque já tinha montado o eixo quando tirei uma foto para detalhar a colagem do imã duplo. E chega de falar em imã!!! :shock: :shock: :shock:
Junior

GRANATO
membro

Mensagempor GRANATO » 01 Out 2014 11:13

Fico imaginando a cena: motor em uma mão, palitinho na outra, o tubo de CA entre os dedos.... :lol: :lol:

Pega um desses aqui para colar, pra você ver:

[img:3b2f89c186]http://cdn.instructables.com/FOD/53DI/H2WEQ0HQ/FOD53DIH2WEQ0HQ.LARGE.jpg[/img:3b2f89c186]

É possível fazer "espaçadores" plásticos na medida, de forma que os imãs fiquem "presos" no lugar e aí é apenas fazer com que as gotas da cola "deslizem" por trás deles.

[img:3b2f89c186]http://www.gobrushless.com/shop/media/ccp0/prodlg/prod_magtemp227.gif[/img:3b2f89c186]
[img:3b2f89c186]http://www.gobrushless.com/shop/media/ccp0/prodlg/22mmspcr.JPG[/img:3b2f89c186]

Junior
membro

Mensagempor Junior » 01 Out 2014 12:41

Até que foi tranqüilo, Granato.
Agora, espaçador da qualidade desses aí da foto, só pra quem tem uma oficina bem equipada! :shock:
A propósito, belíssimo trabalho de colagem no rotor da primeira foto!
Que cola é essa que foi usada para travar o espaçamento dos imãs?
Parece epoxi misturada com microballon...
Junior

GRANATO
membro

Mensagempor GRANATO » 01 Out 2014 15:46

[quote:c6964a9b65="Junior"]Que cola é essa que foi usada para travar o espaçamento dos imãs?
Parece epoxi misturada com microballon...[/quote:c6964a9b65]

Essa foto aí é só um exemplo colhido na Net. Não foi eu quem fez.

Mas é isso mesmo. Basta aplicar o epóxi + microballoons e logo em seguida passar um paninho molhado em álcool isopropílico para deixar tudo nivelado e limpar bem os imãs e pronto.

Junior
membro

FINALMENTE!!

Mensagempor Junior » 02 Out 2014 22:42

Bom, o novo bell foi testado e finalmente o motor funcionou com saúde!! :D
O enrolamento para 6 imãs é o mesmo para 12 imãs: ABCABCABC,
Então foi só montar o bell no enrolamento original do 18-11 e o motor girou firme até 100% de aceleração.
Como a quantidade de imãs foi reduzida pela metade (de 12 simples para 6 duplos), o motor quase dobrou a rotação, passando de 2000kV para quase 4000kV.
O motor original tinha 19 voltas por espira e estava configurado em delta (D), o que equivale a aproximadamente 11 voltas por espira fechado em estrela (Y).
Vamos às formulas:

Y = D/1,732 :arrow: Y=19/1,732=10,96 arrendondando para 11.

Já temos 4000kV com 6 imãs e 11 voltas. Para os pretendidos 6000kV, temos:

(4000kV x 11 = 6000kV x Z) sendo Z o novo número de voltas por espira para 6000kV.

Z =(4000x11)/6000 = 44000/6000 = 7,3.

Portanto, para conseguir um motor com 6000kV, tenho que enrolar o motor com 7,3 voltas por espira e fechar o motor em estrela (Y).

Fazer 7,3 voltas não dá, então arredondei para 7 voltas.

Esses calculos são só uma estimativa, pois muita coisa mudou desde o motor original e tudo interfere no kV final.
Pode ser que o motor fique com mais ou com menos que 6000kV. Os testes vão mostrar. Minha aposta é que vai ficar um pouco abaixo.

A boa notícia é que o motor já está enrolado! :twisted:
Com muito capricho consegui "enfiar" 7 voltas por espira com fio 26 AWG.
Quanto mais grosso o fio, mais baixa será a resistencia interna (Ri) do motor, e mais eficiente ele será! :wink:
Agora vou travar as espiras do motor com verniz acrílico (à base d'água), deixar secar para amanhã fechar em estrela e fazer os testes.

LIÇÃO APRENDIDA: colagem de imãs com menos de 70% de cobertura, NUNCA MAIS !! :roll: :lol:
Junior

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 03 Out 2014 07:08

Tiu... porque não usou fio triplo??? Lembra desse? ficou um demônio!!!

[img:413e54441f]https://imagizer.imageshack.us/v2/735x552q90/743/KOj5fv.jpg[/img:413e54441f]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Junior
membro

Mensagempor Junior » 03 Out 2014 07:40

Lembro muito bem desse motor da foto! Se não me engano, você usou em uma das suas asinhas micro Horten envenennadas! Verdadeiras obras de arte!

Fio triplo?!? Nem pensar, tiu Marco!! Já não tenho a mesma paciência para enrolar motor como tinha antes! :lol: :lol:
Imagina que já foi um custo eu colocar 7 voltas apertadas em cada dente!
Isso com a ajuda de um óculos lupa!
O motor é bem pequeno, cabe dentro da tampa de uma garrafa de refrigerante!
Os anos de eletrônica detonaram minha visão, ainda mais com a popularização dos componentes SMD! :roll:
Tá sabendo que eu estou usando óculos? 8) 8) 8) :lol: :lol: :lol:
Junior

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 03 Out 2014 09:31

Eu to no lucro... Eu tiro o óculos pra fazer as coisas e consigo enxergar com detalhes que antes nem tinha. Heheheh... Miopia tem suas vantagens!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 03 Out 2014 12:14

Fator importante.

O campo magnético produzido pelo enrolamento tem limites.

Se for maior que o produzido pelos imãs ocorre um fenômeno de histerese, fazendo com que o motor perca o rendimento.

Se tiver noção do campo produzido pelos imãs é o começo para dimensionar o enrolamento.

Seja ele qual for, triplo, duplo, etc...

Chega um ponto que a saturação reverte em baixo rendimento.

Vamos aguardar os testes .
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 03 Out 2014 12:15

[quote:9c51592de0="Cmte. Salgado"]karaca ! quero ver o resultado deste pequeno ai![/quote:9c51592de0]

Seu avatar é top.

Gostei.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

Junior
membro

Mensagempor Junior » 03 Out 2014 13:45

[quote:2eb110ff45="CONDOR 2"]Fator importante.

O campo magnético produzido pelo enrolamento tem limites.

Se for maior que o produzido pelos imãs ocorre um fenômeno de histerese, fazendo com que o motor perca o rendimento.

Se tiver noção do campo produzido pelos imãs é o começo para dimensionar o enrolamento.

Seja ele qual for, triplo, duplo, etc...

Chega um ponto que a saturação reverte em baixo rendimento.

Vamos aguardar os testes .[/quote:2eb110ff45]

Oi, Condor! Bem colocada a sua observação.
Mas acredito que agora com 6 imãs a saturação por histerese devido às altas rotações não vai afetar significativamente o desempenho deste motor.
Se fosse com 12 imãs ou mais, a coisa ia ficar complicada.
Com apenas 6 imãs, os tempos de comutação ficam mais "folgados" e dá tempo para o material do estator baixar a densidade do fluxo magnético a níveis aceitáveis antes de inverter o sentido do campo magnético na comutação seguinte.
A não ser que o material das lâminas do estator seja de qualidade muito ruim (baixa concentração de silício).
Só vi estator ruim assim uma vaz, naqueles Tower Pro com bell estampado e preso por parafuso. Um lixo!
Vai esquentar um pouco o material do estator, mas o fluxo de ar generoso dentro da edf vai amenizar o problema.
A prova disso é que o motor Turnigy 1400 de 5 gramas da minha edf versão light (modificado de 16 para oito imãs duplos) está girando a quase 60.000rpm e trabalhando com ~7W/g com um pouco mais que 50ºC.
Independente se o imã é duplo , triplo,etc, o comportamento deste conjunto "até certo ponto" é como se fosse um imã só.
Na teoria parece viável, mas os testes é que vão validar a coisa.
Junior

GRANATO
membro

Mensagempor GRANATO » 03 Out 2014 16:01

Esquece essa coisa de imã e põe para girar logo isso 8)

[img:5c6e99e7de]http://www.manualdomundo.com.br/wp-content/uploads/gifs-ciencia-manual-do-mundo-6.gif[/img:5c6e99e7de]

[img:5c6e99e7de]http://www.manualdomundo.com.br/wp-content/uploads/gifs-ciencia-manual-do-mundo-3.gif[/img:5c6e99e7de]

Junior
membro

Mensagempor Junior » 03 Out 2014 18:02

Gifs bacanas!
Se é pra por para girar, aí vai!

[img:8a5acebb5a]http://static.rcgroups.net/forums/attachments/7/1/9/6/a5212569-68-LRK_in_action.gif[/img:8a5acebb5a]

Brincadeiras à parte, melhor eu ir terminar o motor senão essa edf não sai! :wink:
Junior

GRANATO
membro

Mensagempor GRANATO » 17 Out 2014 17:17

Junior,

Ocê tá enrolando o motor ou a gente ?

Cadê a turbina, meu fio ? :roll: :lol: :lol:

Junior
membro

Mensagempor Junior » 17 Out 2014 19:37

[quote:7592135b4f="GRANATO"]Junior,

Ocê tá enrolando o motor ou a gente ?

Cadê a turbina, meu fio ? :roll: :lol: :lol:[/quote:7592135b4f]

Nem o motor, nem vocês... :oops:
Na verdade, eu é que estou enrolado entre prazos de projetos do trabalho, alfabetização dos filhos, etc... :roll:
Nessa fase da vida, o hobby fica em segundo plano, ou terceiro (ou quarto) :lol:
O que posso adiantar é que o motor já está enrolado e girou firme, mas, apesar de todo cuidado que tive, apresentou alguma vibração em alta rotação.
Vou ter que balancear o bell para conseguir balanceamento quando montar o rotor da edf.
Preciso arranjar um perfil "U" de alumínio pra fazer um jig simples de balaneamento.
Assim que arranjar o perfil de aluminio, damos seguimento ao tópico. :)
Junior

Junior
membro

Mensagempor Junior » 23 Out 2014 20:07

Bom, retomando o assunto antes que eu vire coveiro do meu próprio tópico! rsrs
O motor já foi reenrolado com 7 voltas de fio 26AWG por espira.
A cada espira de 7 voltas terminada, eu fiz um teste de continuidade com o multímetro para verificar se o fio não entrou em curto com as laminas do estator.
O resultado se vê abaixo.
Notem na primeira foto que os fios mais longos quase terminaram com o mesmo comprimento.
Isso é sinal que foi dado o mesmo aperto nas espiras e elas têm praticamente a mesma resistência.
Na terceira foto, nota-se que eu não usei nenhum isolante no transpasse entre as espiras.
Apenas tomei o cuidado de não apertar demais para evitar de romper o esmalte isolante.
Fiz um ultimo teste de continuidade para checar se não havia curto do estator com as 3 fases, e também entre cada fase com as demais.
No final, as espiras foram imobilizadas com verniz acrílico a base d'água e posto pra secar.
Depois de seco, as pontas dos fios foram cuidadosamente raspadas com estilete e o enrolamento foi conectado em estrela (Y).
Soldei os fios do motor nos fios do esc, conectei um servo tester e a bacteria e botei pra girar.
O motor girou firme, mas, como comentei na mensagem anterior, apresentou vibração em alta rotação.
Anexos
Estator com 7 voltas de 26AWG por espira.jpg
Estator com 7 voltas de 26AWG por espira.jpg (20.5 KiB) Exibido 4799 vezes
Vista por cima.jpg
(33.24 KiB) Baixado 963 vezes
Vistapor baixo.jpg
Vistapor baixo.jpg (22.86 KiB) Exibido 4799 vezes
Junior

Junior
membro

Balanceamento do bell e do rotor da edf

Mensagempor Junior » 23 Out 2014 20:30

BALANCEAMENTO DO BELL DO MOTOR

O motor 18-11 vem com dois rolametos 5x2x3.
Esse rolamentos são genéricos (baratos) e não toleram vibração.
A vibração vai esquentá-los mais do que o esperado, a ponto de destruí-los.
Para minimizar o desgaste acelerado e a destruição prococe, resolvi balancear o bell do motor.
Não possuo nenhum um instrumento eletrônico de balanceamento, então será um balanceamento do tipo estático.
Vou usar um perfil de alumínio do tipo "U",mas na verdade será um perfil "W".
Arranjei um pedaço numa serralheria que trabalha com esquadrias de alumínio.
O perfil era anodizado e apresentava um superfície rugosa.
Cortei um pedaço de uns 15cm e lixei a superfície que servirá de apoio para o eixo do bell.

EDITADO:A lixa foi apoiada sobre uma superfície perfeitamente lisa e plana.

Comecei lixando com lixa 220, depois com lixa 400, 600, e finalmente 1200.
No final passei suavemente sobre um folha de papel sulfite para remover o pó do lixamento.
O resultado ficou assim:
Anexos
CIMG2680.JPG
CIMG2680.JPG (19.12 KiB) Exibido 4793 vezes
Junior

Junior
membro

Mensagempor Junior » 23 Out 2014 20:39

Para fazer balanceamento estático é importante que os pontos de apoio do suporte estejam bem nivelados.
Para nivelar o suporte, usei a função "Nível" de um aplicativo instalado em meu celular.
Fui calçando com folhas de papel sulfite até que o nível ficou "zerado".
Uma imagem vale por mil palavras.
Anexos
Nivelando os apoios do suporte com um celular.JPG
Nivelando os apoios do suporte com um celular.JPG (21.53 KiB) Exibido 4790 vezes
Junior

Junior
membro

Mensagempor Junior » 23 Out 2014 20:57

O bell do motor é bem leve, então não pode ter nenhuma poeira ou oleosidade dos dedos no suporte e no eixo, senão o bell não vai girar livremente.
Até um risquinho no suporte de alumínio pode atrapalhar a rolagem do eixo.
Foi por isso que lixei cuidadosamente até ficar quase espelhado.
Sem tirar o suporte da posição nivelada, apoiei o bell sobre o suporte, rolei o bell sobre os apoios e observei qual lado parava para baixo.
Marquei com um pincel atômico e rolei novamente para ver se a posição se repetia.
Definido o lado mais pesado, comecei a pingar uma gota de ciano no lado oposto, mais leve.
Depois de seca, coloquei no suporte e testei novamente.
O balanceamento é concluído quando se colocou peso no lado mais leve do bell o suficiente para o bell parar aleatoriamente em qualquer posição.
Se foi colocado cola demais, basta remover o excesso com uma ponteira ou estilete até se conseguir o balanceamento desejado.
Mais uma foto.
Anexos
Balanceando o bell do motor.jpg
Balanceando o bell do motor.jpg (30.94 KiB) Exibido 4781 vezes
Junior

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 23 Out 2014 22:27

Tiu... Estou realizando um balanceamento dinâmico em motores usando um aplicativo pra IOS chamado Vibration, consigo zerar qualquer vibração. Me liga que eu te conto.

E não enrola, todo mundo sabe que você cortou os fios pra ficarem certinhos assim.
:P

GRANATO
membro

Mensagempor GRANATO » 24 Out 2014 10:01

[quote:ae31e49379="Marco Antonio"]E não enrola, todo mundo sabe que você cortou os fios pra ficarem certinhos assim.
[/quote:ae31e49379]

Estou "pesadamente" desconfiado disso também :roll:

E, sobrou espaço no estator. Acho que cabe um fio mais "grossinho" aí.....

Finalmente, para fechamento em Delta, quando der, tenta o esquema abaixo. Os fios já ficarão posicionados para o fechamento. Uma fase é no sentido horário, a segunda no anti-horário e a terceira, horário novamente.
Anexos
9ND3.jpg
9ND3.jpg (35.92 KiB) Exibido 4733 vezes

Voltar para “Sistemas de Propulsão - Elétricos”