Micro EDF 35mm: da teoria à prática

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Balanceamento do bell e do rotor da edf

Mensagem por Junior »

BALANCEAMENTO DO BELL DO MOTOR

O motor 18-11 vem com dois rolametos 5x2x3.
Esse rolamentos são genéricos (baratos) e não toleram vibração.
A vibração vai esquentá-los mais do que o esperado, a ponto de destruí-los.
Para minimizar o desgaste acelerado e a destruição prococe, resolvi balancear o bell do motor.
Não possuo nenhum um instrumento eletrônico de balanceamento, então será um balanceamento do tipo estático.
Vou usar um perfil de alumínio do tipo "U",mas na verdade será um perfil "W".
Arranjei um pedaço numa serralheria que trabalha com esquadrias de alumínio.
O perfil era anodizado e apresentava um superfície rugosa.
Cortei um pedaço de uns 15cm e lixei a superfície que servirá de apoio para o eixo do bell.

EDITADO:A lixa foi apoiada sobre uma superfície perfeitamente lisa e plana.

Comecei lixando com lixa 220, depois com lixa 400, 600, e finalmente 1200.
No final passei suavemente sobre um folha de papel sulfite para remover o pó do lixamento.
O resultado ficou assim:
Anexos
CIMG2680.JPG
CIMG2680.JPG (19.12 KiB) Exibido 8647 vezes
Junior
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Para fazer balanceamento estático é importante que os pontos de apoio do suporte estejam bem nivelados.
Para nivelar o suporte, usei a função "Nível" de um aplicativo instalado em meu celular.
Fui calçando com folhas de papel sulfite até que o nível ficou "zerado".
Uma imagem vale por mil palavras.
Anexos
Nivelando os apoios do suporte com um celular.JPG
Nivelando os apoios do suporte com um celular.JPG (21.53 KiB) Exibido 8644 vezes
Junior
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

O bell do motor é bem leve, então não pode ter nenhuma poeira ou oleosidade dos dedos no suporte e no eixo, senão o bell não vai girar livremente.
Até um risquinho no suporte de alumínio pode atrapalhar a rolagem do eixo.
Foi por isso que lixei cuidadosamente até ficar quase espelhado.
Sem tirar o suporte da posição nivelada, apoiei o bell sobre o suporte, rolei o bell sobre os apoios e observei qual lado parava para baixo.
Marquei com um pincel atômico e rolei novamente para ver se a posição se repetia.
Definido o lado mais pesado, comecei a pingar uma gota de ciano no lado oposto, mais leve.
Depois de seca, coloquei no suporte e testei novamente.
O balanceamento é concluído quando se colocou peso no lado mais leve do bell o suficiente para o bell parar aleatoriamente em qualquer posição.
Se foi colocado cola demais, basta remover o excesso com uma ponteira ou estilete até se conseguir o balanceamento desejado.
Mais uma foto.
Anexos
Balanceando o bell do motor.jpg
Balanceando o bell do motor.jpg (30.94 KiB) Exibido 8635 vezes
Junior
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Tiu... Estou realizando um balanceamento dinâmico em motores usando um aplicativo pra IOS chamado Vibration, consigo zerar qualquer vibração. Me liga que eu te conto.

E não enrola, todo mundo sabe que você cortou os fios pra ficarem certinhos assim.
:P
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

[quote:ae31e49379="Marco Antonio"]E não enrola, todo mundo sabe que você cortou os fios pra ficarem certinhos assim.
[/quote:ae31e49379]

Estou "pesadamente" desconfiado disso também :roll:

E, sobrou espaço no estator. Acho que cabe um fio mais "grossinho" aí.....

Finalmente, para fechamento em Delta, quando der, tenta o esquema abaixo. Os fios já ficarão posicionados para o fechamento. Uma fase é no sentido horário, a segunda no anti-horário e a terceira, horário novamente.
Anexos
9ND3.jpg
9ND3.jpg (35.92 KiB) Exibido 8587 vezes
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Estou curioso.

Não no sentido de duvidar ou limitar , mas de fazer dessa minha dúvida um enriquecimento do tópico.

Até que ponto o campo magnético ( determinado pela corrente e pelo campo produzido pelo enrolamento) se equipara ao campo produzido pelos imãs?

Se chegar ao ponto de o campo magnético do enrolamento for maior que a atração dos imãs (linguagem elementar) o rendimento não chega á diminuir?

Repito.

Somente uma constatação de que a atração dos polos dos ímãs seja inferior ao dos enrolamentos...

Tem um limite.

Acompanhando e enriquecendo conhecimentos.

Nada mais que isso.

Digamos assim...se colocarmos em vez de 7 espiras colocarmos 4 ....a intensidade desse campo magnético do enrolamento não seria superior ao dos imãs?

O rendimento não ultrapassaria o limite ?

E estaríamos em um ponto de perdas?

Isso em um conjunto simples, não combinação de campo dos imãs?

Gostaria de conhecer o ponto limite e o ideal de uma area pequena do núcleo .

Levando em consideração o calor produzido e a permeabilidade e limite de saturação de um núcleo pequeno.

Este consegue dissipar as linhas de força sem saturação?
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Em cálculos que possuo em vários tipos de materiais o núcleo da ferragem.

No caso o do motor não conseguiria dissipar tal potencia.

Mesmo que sejam pulsos momentâneos , o caso do PWM, temos limites.

Já de antemão levo em consideração a frequência dos pulsos.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Você não sabe fazer pergunta fácil, né Condor ? :lol:

São dezenas de variáveis que podem fazer o motor chegar a esse ponto (saturação ) que colocou em seu questionamento , principalmente aquelas que se referem à perdas, sejam elas de torque, magnéticas, elétricas, etc...

São perdas por resistência elétrica, pelo ferro do estator (massa), pela resistência interna do ESC, em função da temperatura, correntes transientes, quantidade de pólos magnéticos x imãs, e mais....

Essa página tem várias fórmulas de cálculo dessas variáveis:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=587549

De qualquer forma, existe sim, um limite, a partir do qual cada motor torna-se ineficiente a ponto de não servir aos nossos propósitos.

E quando entrar a hélice na jogada então..... é quase uma "ciência oculta"
:lol:
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

[quote:f9037ca4f9="Marco Antonio"]Tiu... Estou realizando um balanceamento dinâmico em motores usando um aplicativo pra IOS chamado Vibration, consigo zerar qualquer vibração. Me liga que eu te conto.[/quote:f9037ca4f9]
Marco, obrigado pela oferta, mas como cometei anteriormente, a proposta deste tópico é compartilhar técnicas de construção acessíveis a qualquer usuário do fórum, seja iniciante ou avançado.
Se seu balanceador dinâmico for um artefato acessível aos usuários do fórum, creio que todos ficarão muito felizes (inclusive eu) se você abrir um tópico dedicado e compartilhar suas idéias com todos aqui. :D


[quote:f9037ca4f9]E não enrola, todo mundo sabe que você cortou os fios pra ficarem certinhos assim.
:P [/quote:f9037ca4f9]
Umas das técnicas de se fazer um rebobinamento bem equilibrado é controlar o comprimento de fio utilizado para cada fase do motor, principalmente se as fases forem fechadas em delta.
Quem já leu bastante sobre processo de enrolar motores brushless sabe que em um fechamento em delta, fases com resistencia diferente causam o aumento das correntes parasitas que já existem naturalmente neste tipo de tipo de fechamento.
Há ainda quem meça a quantidade de fio usada no rebobinamento para estimar a resistência interna (Ri) do motor.
Também aprendi em fóruns dedicados que essa técnica pode ser usada para saber se o número de voltas de cada fase está correto.
Comprimento diferente entre os fios significa contagem de voltas errada.
Agora, se você quiser saber a minha técnica para deixar o enrolamento uniforme como o da foto acima, me liga que eu te conto. :wink:
Junior
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

[quote:42cea2da45="GRANATO"]... E, sobrou espaço no estator. Acho que cabe um fio mais "grossinho" aí.....

Finalmente, para fechamento em Delta, quando der, tenta o esquema abaixo. Os fios já ficarão posicionados para o fechamento. Uma fase é no sentido horário, a segunda no anti-horário e a terceira, horário novamente.[/quote:42cea2da45]

As medidas de que disponho aqui são 24, 26, 28, e 30AWG.
Estes fios ainda são da época que ainda enrolava os motores de cd-rom (10 anos ou mais!).
Para 7 voltas por espira num estator pequeno assim, 24AWG não entraria sem danificar o esmalte do fio. O jeito foi enrolar com 26AWG. Talvez um fio 25 desse certo, mas não tinha em mãos.
Agora, fechar em delta ou estrela, é mais uma questão de opção.
Se voltar lá na foto do primeiro motor de cd-rom que enrolei na vida, verá que fechei em delta.
Mas sempre preferi fechar em estrela porque uso menos voltas do que em fechamento estrela, também há menos remonte de espiras (camadas) e garante melhor ventilação do enrolamento, além de evitar as correntes parasitas comuns nos fechamentos em delta.
Mas como eu disse, é questão de opção.,, Se tivesse buscando um kV bem específico, não pensaria duas vezes para mudar o fechamento para delta e esse esquema que você postou é o mais limpo de todos.
Junior
Responder