Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Bom dia pessoal, meu DLE 20cc começou a bater biela.. perguntei a um amigo e ele disse que é normal isto que todos os DLE fazem isto, até o 111cc faz etc...
Gostaria de saber do pessoal que voa a mais tempo com estes motores se é normal mesmo, etc.. Parece que para resolver o problema é necessário trocar o Girabrequim e a biela, não sei se trocar somente a biela resolve isto. Nos motores maiores, tipo o 55, o girabrequim já vem fixo na biela.

Neste video mostro em meu motor o sintoma:
[yt]nr1Djd5OUHI[/yt]

Após abrir o motor fiz um video mostrando a folga dentro do motor, não é no rolamento do pistão, é na biela.
[yt]bT5ggcMNh7o[/yt]


Neste video é apresentado o detalhe do problema em um DLE 55:
[yt]3vN9qJtkfBo[/yt]
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:a6aa4e31c8="alissongc2000"]Bom dia pessoal, meu DLE 20cc começou a bater biela.. perguntei a um amigo e ele disse que é normal isto que todos os DLE fazem isto, até o 111cc faz etc...
Gostaria de saber do pessoal que voa a mais tempo com estes motores se é normal mesmo, etc.. Parece que para resolver o problema é necessário trocar o Girabrequim e a biela, não sei se trocar somente a biela resolve isto. Nos motores maiores, tipo o 55, o girabrequim já vem fixo na biela.

Neste video mostro em meu motor o sintoma:
[yt]nr1Djd5OUHI[/yt]

Após abrir o motor fiz um video mostrando a folga dentro do motor, não é no rolamento do pistão, é na biela.
[yt]bT5ggcMNh7o[/yt]


Neste video é apresentado o detalhe do problema em um DLE 55:
[yt]3vN9qJtkfBo[/yt][/quote:a6aa4e31c8]


Hoje como está o funcionamento do motor?
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:990e88f430="alissongc2000"]Vou te falar o que está escrito no manual, mas também tenho pouca experiência em motores GAS...
No manual diz que para amaciar usar uma óleo mineral na proporção 30:1 ou seja, 33ml de óleo para cada litro de GAS.
Fala que de preferência usar gasolina com 93 de octanas, mas que gasolina com 87 também irá funcionar.
Ai diz que depois de amaciado pode passar para um óleo sintetico.

Até onde entendi é que o óleo sintetico justamente queima melhor e sobra menos sujeira dentro do motor, e também parece que pode ser usado em uma proporção menor do que o óleo mineral.

Assim, acredito que se você usar nesta proporção o óleo mineral pode usar sim sem problemas.. depois passa para o sintético.[/quote:990e88f430]


Uma informação importante que não vi ninguém comentar e consta no manual dos motores DLE. O óleo deve ser do tipo "sem cinzas". Nenhum óleo mineral atende esta especificação, já os semissintéticos em sua grande maioria contem baixo teor de cinzas e os sintéticos são totalmente livres de cinzas. Esse componente é o principal responsável pela carbonização de vela e peças de motores 2T. Quanto maior a performance do motor maior será a carbonização caso o óleo contenha cinzas.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Avatar do usuário
Godoy.Teles
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Out 15, 2012 11:34 pm
Localização: Alta Floresta/MT

Mensagem por Godoy.Teles »

Sempre quis comprar um motor 30cc, mas com o dólar a esse preço complica importar.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:35b4200eb8="Thalles Santiago"][quote:35b4200eb8="alissongc2000"]Bom dia pessoal, meu DLE 20cc começou a bater biela.. perguntei a um amigo e ele disse que é normal isto que todos os DLE fazem isto, até o 111cc faz etc...
Gostaria de saber do pessoal que voa a mais tempo com estes motores se é normal mesmo, etc.. Parece que para resolver o problema é necessário trocar o Girabrequim e a biela, não sei se trocar somente a biela resolve isto. Nos motores maiores, tipo o 55, o girabrequim já vem fixo na biela.

Neste video mostro em meu motor o sintoma:
[yt]nr1Djd5OUHI[/yt]

Após abrir o motor fiz um video mostrando a folga dentro do motor, não é no rolamento do pistão, é na biela.
[yt]bT5ggcMNh7o[/yt]


Neste video é apresentado o detalhe do problema em um DLE 55:
[yt]3vN9qJtkfBo[/yt][/quote:35b4200eb8]


Hoje como está o funcionamento do motor?[/quote:35b4200eb8]

Thalles, o motor pifou!! ...

Porque o problema demonstrado era o rolamento que vai no girabrequim, entre o girabrequim e a biela, ele tinha uma folga, para resolver o problema, somente trocando o girabrequim, pois este rolamento é "prensado" no girabrequim e não se encontra para comprar, somente existe o rolamento que vai no pino do pistão para comprar, eu inclusive comprei... errado, pensando que era o tal do rolamento, mas não é... de qualquer forma agora que quebrou tentei retirar o rolamento do girabrequim e acredito que não vai dar muito certo ou ficar bom fazer tal serviço.

O Fato que o rolamento tinha uma folga/desgaste grande e acabou quebrando e devido a um pedacinho do rolamento (não foi um rolete, foi um pedacinho da malha, sei lá como chama, que segura os roletes) entrar entre o pistão e a camisa... arruinou meu motor.. fez um estrago grande na camisa e no pistão.. como o rolamento do girabrequim também quebrou, para arrumar agora tem que trocar muita coisa.. pelo menos: Girabrequim, Pistão, anel, camisa.. fazendo as contas acho que não vai compensar. Vou comprar outro motor e ver se vendo as peças deste ou guardo para reposição, etc...

Se alguém tiver com um motor apresentando o mesmo sintoma, aconselho abrir o motor, para constatar que é o rolamento do girabrequim, e neste caso, trocar o girabrequim, pois mesmo sendo uma peça cara, compensa e muito trocar ele do que sofrer com as consequências.

Abraço
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

Vixe.


A galera que usa DLE a tempo tem o que a relatar?
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:9b3a40492e="Godoy.Teles"]Sempre quis comprar um motor 30cc, mas com o dólar a esse preço complica importar.[/quote:9b3a40492e]

Godoy, está muito caro mesmo, eu também estou precisando comprar outro motor, e não estou com coragem.. acredito que nesta época de eleições, etc.. o cenário econômico está muito conturbado e devido a isto e algumas outras coisas, o dólar disparou... Talvez seja melhor esperar mais um pouco agora para as coisas voltagem nos eixos..
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Alexaoliveira
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Qua Set 21, 2011 5:21 pm
Localização: Sorocaba

Re: Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Mensagem por Alexaoliveira »

Olá Aproveitando o topico. Estou Amaciando um dle 30cc v2. para dar partida so com starter. Faço da seguinte forma:
1° - Fecho o afogador
2° - giro a helice umas 5 vezes
3°- Abro totalmente o Afogador e uso o starter.
Por 2 vezes tive que tirar a vela ngk cm6 e vi que ela estava encharcada.
Mesmo assim demora um pouco para pegar. Depois de funcionando não apaga nem engasga.
Estou usando Vpower e Sthil 30:1.

Minha duvida é se tem tempo de afogamento e como faço. Obrigado desde já.
"Quem disse que o tempo era o melhor remédio para as dores do mundo!Desconhecia o poder do abraço de um filho..."
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Mensagem por alissongc2000 »

Alex, o afogamento somente serve para puxar o combustível que está no tanque para o carburador, por isto que o procedimento é o seguinte, puxa(fecha) o afogador e bate a hélice até o motor dar sinal, você pode até deixar o acelerador no máximo, que irá facilitar a puxada, mas com o afogador puxado não irá pegar... e com o starter, talvez você não perceba o sinal, pois ele dá sinal de pegar, e já encharca a vela e ai não faz mais nada.

A melhora maneira que encontrei para secar a vela encharcada é um produto que chama "Limpa Contato Elétrico" ou algo assim, note que NÃO é WD40, White Lub, etc.. é o Limpa Contato. é melhor do que o maçarico, basta um spray na vela e você assopra a vela até ela secar, cerca de uns 15segundos e pronto pode botar devolta :D

Depois que o combustível já chegou ao carburador, ele não volta para o tanque rapidamente, ele demora mais de hora para voltar.. sendo assim, normalmente você irá puxar(fechar) o afogador somente na primeira partida. Se o combustível estiver retornando rápido para o tanque o reparo do carburador está estragado.

Depois que der o sinal, abre o afogador, VOLTA O ACELERADOR PARA A POSICAO de marcha lenta e bate algumas vezes o motor pega, mesmo que o motor afogar, etc. não é mais necessário mexer com o afogador... se tiver medo e quiser usar o starter, pode usar, mas é bem rápido com o starter, tipo só uma reladinha..

Faça assim... feche o afogador, acelere no máximo, coloque a hélice na posição da compressão.. e bata com a mão, observando se o combustível sobe pela mangueira e chega ao carburador, vai fazendo isto até ele querer pegar.. pode ficar tranquilo que não vai pegar na sua mão não, basta você bater firme e continuar com a mão após a compressão ... tipo em linha reta e não acompanhando a hélice.. ou você pode contruir um bastão.. pega uma cabo de vassoura compra um pedaço de mangueira preta de construção na mesma medida e encapa nele. Sempre que der a batida, pegue no spinner e posicione novamente na posição da compressão, e vai fazendo assim.

Pronto depois disto abra o afogador e dê a partida. (Lembre-se sempre de voltar o acelerador para a marcha lenta)

Motores pequenos.. 15, 20, 30.. tem um segredinho na primeira partida do fds, é o seguinte, as vezes as palhetas as vezes "colam", devido ao resto de óleo que fica nelas e depois seca. Como a cc é baixa, gera pouca a força para descolar a palheta, neste caso, o melhor é usar o starter mesmo, mas sem puxar o afogador.. para que o ar consiga entrar facilmente pelo carburador e descolar as palhetas...
Deixe o afogador aberto.
Acelere um pouco e use o starter por alguns segundos..
Isto deve descolar as palhetas, observe se veio combustível para o carburador, provavelmente não..
Ai puxa o afogador e dá a partida normalmente, igual já expliquei.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Alexaoliveira
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Qua Set 21, 2011 5:21 pm
Localização: Sorocaba

Re: Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Mensagem por Alexaoliveira »

Obrigado Alisson. Vou fazer conforme sua dica. Depois posto o resultado. è o meu primeiro aero a combustão. por isso tantas duvidas. Obrigado.
"Quem disse que o tempo era o melhor remédio para as dores do mundo!Desconhecia o poder do abraço de um filho..."
Responder