Jaçanã

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Ah tá, esses... Imaginei que era todo o bordo de ataque, por exemplo...rs
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

[quote:b563fd3d46="rnjorge"]Ah tá, esses... Imaginei que era todo o bordo de ataque, por exemplo...rs[/quote:b563fd3d46]

ehehehe, com 120cm de envergadura seria peso desnecessário, se estivesse previsto em planta, não colocaria. :)
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Como todo bom curioso, uma prévia para ver como está ficando... :)

Falta muita lixa ainda....



e está ficando parecido....




Agora, de volta a lixa.... BF e ailerons... depois arredondar o nariz.

Já instalei os servos da empenagem, faltam os servos dos ailerons...
Logo após vem os cortes para as dobradiças.

Ufa...
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:38 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Belo "vião" mesmo!
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

[quote:114df21d45="rnjorge"]Belo "vião" mesmo![/quote:114df21d45]

Quero é ver a montagem do seu...rs....

Estou fazendo o esquema de fixação do canopy por travamento de pino guia e ímãs.
Isso não está na planta que te enviei... rs
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Terminei de colar as seções da asa e estava preparando para começar a instalação dos servos dos ailerons,
quando, ao simular a posição deles no espaço reservado, percebo que os danados de 9 gramas são
gordinhos demais para aquele lugar.
Como estou sem servos de 5 gramas, os que acabei encontrando parado aqui são dois
PowerHD HD1370-A de 3,7 gramas, mas na verdade pesam 4 gramas.

Minha dúvida é se esses servos dariam conta do recado, preciso de opiniões antes de montá-los na asa:




Detalhes do Servo:

Class: Sub Micro
Connector: JR (Universal)
Type: Analog
Bearings: No
Gears: Plastic
Rotation: +/- 60 degrees
Speed at 4.8V: 0.12 sec/60 degrees
Torque at 4.8V: 0.4 kg-cm (5.5 oz-in)
Speed at 6V: 0.10 sec/60 degrees
Torque at 6V: 0.6 kg-cm (8.3 oz-in)

Power Supply and Consumption
Operating Voltage: 4.8-6 V

Dimensions
Size: 20.2 x 8.5 x 17.6 mm ( 0.79 x 0.33 x 0.69 in)
Weight: 3.7 g (0.13 oz)

Certifications
CE Compliant: Yes
RoHS Compliant: Yes
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:38 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Eu tenho desses também, mas da Turnigy. Falam mal pacas deles. Os HX 500 (supostos 5g) é do mesmo tamanho (mais ou menos 1 mm) dos 9 gramas. Talvez acabe usando esses.
Para comparação, usei um desses calculadores on-line e esses 1370 ficariam no limite para o Jaguar.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

[quote:8e73e078cc="rnjorge"]Eu tenho desses também, mas da Turnigy. Falam mal pacas deles. Os HX 500 (supostos 5g) é do mesmo tamanho (mais ou menos 1 mm) dos 9 gramas. Talvez acabe usando esses.
Para comparação, usei um desses calculadores on-line e esses 1370 ficariam no limite para o Jaguar.[/quote:8e73e078cc]

Então meu amigo, andei pesquisando, google a fora, sobre esses Power HD, e fiquei surpreso com os comentários positivos sobre ele. Quanto a qualidade, pelo que notei não é ruim, liguei e realizei testes, achei até rápido e preciso.
A pergunta é, será aguentará mover os ailerons do modelo em voo.... acho que vou acabar instalando e pagando pra ver... Na pior das hipóteses, dá-lhe leme... isso se não travar todo o sistema... o que fazer, o que fazer....
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Que bom que sua versão tem comentários positivos. Vai ver que a versão da Turnigy não é tão boa assim.

O que usei para calcular (ou ter uma idéia) foi isso:

http://www.mnbigbirds.com/Servo%20Torque%20Caculator.htm
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Rodrigo,

Construção impecável, heim? Ficou lindão!!!

Gostei como finalizou o acabamento no canopy...muito trabalho?

Nossa...vou montar um pra mim...eheheh...

Abraço e bons vôos!!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Responder