Como melhorar a aderência do isopor. Já tentei cola com água

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:4ef4347328="ricardovasc"]Eu tinha uma pedaço de lixa 360 e usei ela.

Testei com um pedaço de vinil e colou bem, dai troquei a fita pelo vinil e o resultado foi satisfatório.

Lixei usando máscara comprada em casa de construção. Conforme já havia lindo por aqui, molhei a máscara.
Espero não ter inalado nada.[/quote:4ef4347328]

Molhar a máscara embora tenha lógica de grudar melhor o pó, só atrapalha, pois dificulta a passagem de ar pelos poros do tecido e faz com que o ar entre pelas laterais da máscara levando pó junto.
Também espero que não tenha inalado nada.
O ar tem que fluir muito bem pelo tecido da máscara para que ela tenha o efeito desejado, se não, ela só reduz e não evita como deveria.
Em um fórum, seja lá qual for, tens que prestar muita atenção no que lê, pois tem muita coisa boa, mas também tem muita asneira.
Avatar do usuário
Anderson G. Rodrigues
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Set 23, 2014 3:09 pm
Localização: Santo Ângelo RS

Mensagem por Anderson G. Rodrigues »

amigo, aplique o vinil evitando vinca-lo, pegue um ferro de passar, ponha dentro de uma meia, aqueça-o bem e passe sobre a superfície onde foi aplicado o vinil, fica perfeito. Abraço
Tucano T27..ainda mais raivoso que o Marco.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

[quote:f92146b5e8="Anderson G. Rodrigues"]amigo, aplique o vinil evitando vinca-lo, pegue um ferro de passar, ponha dentro de uma meia, aqueça-o bem e passe sobre a superfície onde foi aplicado o vinil, fica perfeito. Abraço[/quote:f92146b5e8]

Ferro de passar no isopor?
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:d999c02991="Abib"][quote:d999c02991="Anderson G. Rodrigues"]amigo, aplique o vinil evitando vinca-lo, pegue um ferro de passar, ponha dentro de uma meia, aqueça-o bem e passe sobre a superfície onde foi aplicado o vinil, fica perfeito. Abraço[/quote:d999c02991]

Ferro de passar no isopor?[/quote:d999c02991]

Eu já usei, mas tem que estar protegido com uma flanela ou uma camiseta de algodão e na temperatura mínima (seda) que fica ótimo.
Temperatura muito alta fica muito ruim pois danifica o isopor.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

[quote:ba363ad1d2="LaercioLMB"][quote:ba363ad1d2="ricardovasc"]Eu tinha uma pedaço de lixa 360 e usei ela.

Testei com um pedaço de vinil e colou bem, dai troquei a fita pelo vinil e o resultado foi satisfatório.

Lixei usando máscara comprada em casa de construção. Conforme já havia lindo por aqui, molhei a máscara.
Espero não ter inalado nada.[/quote:ba363ad1d2]

Molhar a máscara embora tenha lógica de grudar melhor o pó, só atrapalha, pois dificulta a passagem de ar pelos poros do tecido e faz com que o ar entre pelas laterais da máscara levando pó junto.
Também espero que não tenha inalado nada.
O ar tem que fluir muito bem pelo tecido da máscara para que ela tenha o efeito desejado, se não, ela só reduz e não evita como deveria.
Em um fórum, seja lá qual for, tens que prestar muita atenção no que lê, pois tem muita coisa boa, mas também tem muita asneira.[/quote:ba363ad1d2]

Além de não ter molhado muito a máscara, ela tem um filtro e assim não tive problemas de respiração.
Na próxima vez não molharei a máscara.


Sobre o ferro de passar no isopor eu também já usei. Aplicava o vinil sobre as asas de isopor e usava um "ferro de viagem" que minha irmã tinha coberto com uma camiseta de algodão velha e na temperatura de baixa pra média (este ferro é pequeno e fraco).
Avatar do usuário
Anderson G. Rodrigues
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Set 23, 2014 3:09 pm
Localização: Santo Ângelo RS

Mensagem por Anderson G. Rodrigues »

[quote:8150471e4e="LaercioLMB"][quote:8150471e4e="Abib"][quote:8150471e4e="Anderson G. Rodrigues"]amigo, aplique o vinil evitando vinca-lo, pegue um ferro de passar, ponha dentro de uma meia, aqueça-o bem e passe sobre a superfície onde foi aplicado o vinil, fica perfeito. Abraço[/quote:8150471e4e]

Ferro de passar no isopor?[/quote:8150471e4e]

Eu já usei, mas tem que estar protegido com uma flanela ou uma camiseta de algodão e na temperatura mínima (seda) que fica ótimo.
Temperatura muito alta fica muito ruim pois danifica o isopor.[/quote:8150471e4e]


sim, eu uso uma meia, no caso que não queime com o calor do ferro, e cuidar para passar e não deixar muito tempo sobre o isopor para não deformar, eu trabalho com designer, comunicação visual, envelopamento e por ai a fora, não indico soprador (um secado de cabelo porem muito mais potente) por que não vai deixar a superfície bem plana como com o ferro de passar, e com o calor bem distribuído do ferro na superfície o TAC (cola) do vinil vai aderir perfeitamente a superfície do isopor.
Tucano T27..ainda mais raivoso que o Marco.
Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 6:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Neoconker »

[quote:1b6a65ed51="ricardovasc"]
Como já dei praticamente [b:1b6a65ed51]duas demãos de cola[/b:1b6a65ed51], para estas zagis vou tentar lixar com uma lixa mais fina do que a que lixei um pouco para tirar umas pequenas falhas do corte. Depois ainda lavarei com detergente e bucha (eu havia levado só com água pra retirar os pós dr isopor).
Se eu adicionar a [b:1b6a65ed51]cola da 3M[/b:1b6a65ed51] ou alguma outra o peso vai aumentar e não quero isso já que esta asa carregará bastante eletrônica por ser FPV.[/quote:1b6a65ed51]

A cola 3M pesa muito menos que as 2 demãos de cola que você aplicou... é uma passada rápida do spray.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:c7041a0c65="Anderson G. Rodrigues"]
sim, eu uso uma meia, no caso que não queime com o calor do ferro, e cuidar para passar e não deixar muito tempo sobre o isopor para não deformar, eu trabalho com designer, comunicação visual, envelopamento e por ai a fora, não indico soprador (um secado de cabelo porem muito mais potente) por que não vai deixar a superfície bem plana como com o ferro de passar, e com o calor bem distribuído do ferro na superfície o TAC (cola) do vinil vai aderir perfeitamente a superfície do isopor.[/quote:c7041a0c65]

De fato, eu detesto usar ar quente para entelar, não permite que o adesivo pegue como deveria, isso sem falar que ao aplicar ar quente, o vinil encolhe antes da hora, dificultando o acabamento final, já que foi encolhido antes com a retração térmica e ficar puxando com as mãos, acaba estragando a cola por causa dos dedos pegando na cola o tempo todo.
Eu prefiro sempre aplicar o vinil em tudo antes e depois ir aplicando o ferro de entelar (antes eu usava só o ferro de passar roupas da DAC) para ir ajustando o vinil, tirando as rugas que ficaram por descuido e fazendo a cola aderir mais com o calor.
Uso essa mesma técnica aplicada no vídeo abaixo e aprendi assistindo a esse vídeo, que são em 5 partes e que ajudam muito.
Balsa, depron, isopor, não importa, é a mesma coisa para entelar.

[yt]bR12a_2SvJA[/yt]
Avatar do usuário
John
membro
Mensagens: 423
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 6:46 pm
Localização: Divinópolis, MG

Mensagem por John »

Ricardo, construo aeros de isopor faz 10 anos, e ao meu ver, alem das otimas dicas que lhe foram repassadas eu acrescento:
-Lixar SEMPRE debaixo de agua e sabao, com lixa 150 e 300. Para nao fazer po e deixar um acabamento aveludado e sem poeira que, quando seco pega fita ou vinil facil facil.
-Comprar quando puder esponjas lixa Condor ou 3M para artesanato ou lanternagem pois facilitam o lixamento das superficies arredondadas sem deixar marca.
-Pintar com latex branco com pistola ou rolo, nunca pincel, diluido para infiltrar e nao pesar.
Passar ferrinho de entelagem ou de passar roupas protegido com tecido, em baixa temperatura.
-Se quiser, pintar direto com tinta acrilica ou tecido, sempre a base de agua.
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

Eu particularmente utilizo fita somente para fazer alguns detalhes, recomendo entelar com vinil, ao menos terá uma cor uniforme e sem dúvidas muito mais resistência... a fita além de ficar aquelas emendas fica mais frágil...

Além das dicas acima, se tiver de fácil acesso, recomendo o vinil da imprimax, de preferencia o colormax, só utilizo esse material para entelagem, comparado a fita ele é mais pesado, mas o dobro da resistência a pancada, algumas cores são mais chatinhas pra curvas e manter fixada...mas as cores básicas dessa marca tem uma ótima aderência depois de aquecida, mesmo aplicada diretamente no isopor...
Responder