Como melhorar a aderência do isopor. Já tentei cola com água

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

[quote:71b9588796="John"]Ricardo, construo aeros de isopor faz 10 anos, e ao meu ver, alem das otimas dicas que lhe foram repassadas eu acrescento:
-Lixar SEMPRE debaixo de agua e sabao, com lixa 150 e 300. Para nao fazer po e deixar um acabamento aveludado e sem poeira que, quando seco pega fita ou vinil facil facil.
-Comprar quando puder esponjas lixa Condor ou 3M para artesanato ou lanternagem pois facilitam o lixamento das superficies arredondadas sem deixar marca.
-Pintar com latex branco com pistola ou rolo, nunca pincel, diluido para infiltrar e nao pesar.
Passar ferrinho de entelagem ou de passar roupas protegido com tecido, em baixa temperatura.
-Se quiser, pintar direto com tinta acrilica ou tecido, sempre a base de agua.[/quote:71b9588796]

Obrigado pelas dicas adicionais.

Quando fiz um tucano perfilado com placa de isopor de 40mm pintei com tinta de tecido Acrilex e ficou muito bom. Só tem que ter paciência pra deixar secar bem.

Vou procurar estas esponjas, pois não conhecia.

Qual o tipo apropriado de lixa pra utilizar com água? Já lixei algumas caixas de alumínio com lixa fina e água, mas o material "lixante" se descolava da lixa com facilidade e a lixa ficava sem utilidade rápido.
Seria as famosas lixas d'água?
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

[quote:c577a928b8="danx"]Eu particularmente utilizo fita somente para fazer alguns detalhes, recomendo entelar com vinil, ao menos terá uma cor uniforme e sem dúvidas muito mais resistência... a fita além de ficar aquelas emendas fica mais frágil...

Além das dicas acima, se tiver de fácil acesso, recomendo o vinil da imprimax, de preferencia o colormax, só utilizo esse material para entelagem, comparado a fita ele é mais pesado, mas o dobro da resistência a pancada, algumas cores são mais chatinhas pra curvas e manter fixada...mas as cores básicas dessa marca tem uma ótima aderência depois de aquecida, mesmo aplicada diretamente no isopor...[/quote:c577a928b8]

Sempre havia utilizado vinil para aeromodelos e fita para zagis, mas desta vez acabei me convencendo que o vinil se sai bem melhor.

Também prefiro o vinil da imprimax. O modelo colormax além de ótimo de trabalhar é mais barato do que os demais (pelo menos onde compro).
Mott
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Dom Ago 15, 2010 2:02 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Mott »

Eu também já testei várias dicas que vi aqui no fórum (cola branca diluída, cola de isopor diluída...), mas uma que eu testei que gostei bastante foi usar a Cola Permanente da Acrilex http://www.bazarhorizonte.com.br/cola-permanente-acrilex-37g/00116/56/4472, sai menos de R$3,00 o potinho, e melhora muito a aderência da fita/vinil. Testei em isopor e depron, ambos com sucesso.

Você passa, espera secar por uns 15 minutos e após isso ela fica pegajosa, dando melhor aderência.

Teste e me diga se não vale a pena!
Avatar do usuário
John
membro
Mensagens: 423
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 6:46 pm
Localização: Divinópolis, MG

Mensagem por John »

Lixa d'agua. Esqueci de dizer
Responder