Como tudo começou! A história do Aeromodelismo RC

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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eduardo almeida
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Mensagem por eduardo almeida »

Material de valor inestimavel estes videos para quem ama o aeromodelismo.
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alexandre lopes
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Mensagem por alexandre lopes »

Há algum tempo ando acompanhando a sessão de planadores r/c de um fórum alemão, e encontrei algumas preciosidades para compartilhar.

É impressionante ver como os caras preservam a memória do aeromodelismo por lá. Muitos kits raríssimos da Robbe, Graupner, Multiplex, em estado de novo.

Este link é garantia de se divertir por horas e horas >> http://www.rc-network.de/forum/showthread.php/85526-verschwundene-Modelle-(Rarit%C3%A4ten)/page19

Abaixo a cena mais clássica do aeromodelismo:

- Ó a animação da Dac, com o maridão tentando explicar o que aconteceu hoje em campo.

[img:92a17fdcc5]http://img69.imageshack.us/img69/8774/dacu.jpg[/img:92a17fdcc5]
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Eduardo Yamin
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Mensagem por Eduardo Yamin »

Única coisa que ela poderia comentar é:
olha esse motor pingando óleio no meu carpete oura vez!

Compartilho aqui o muito bem escrito blog do Sr. Walter Nutini com muitas histórias do nosso aeromodelismo paulista.
http://aeronutini.blogspot.com.ar/
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Eduardo Yamin
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Mensagem por Eduardo Yamin »

http://books.google.com.ar/books?id=ucsdeiXRkZ4C&lpg=PA17&dq=aeromodelismo&hl=pt-BR&pg=PA17#v=onepage&q=aeromodelismo&f=false
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Gilberto
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Mensagem por Gilberto »

Algumas fotos dos pioneiros do aeromodelismo RC;

[img:52e0137e76]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/q71/602280_113086828902424_1796823247_n.jpg[/img:52e0137e76]

Olha a antena da tralha para comandar um único canal:

[img:52e0137e76]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/q71/10571_113087175569056_1518288323_n.jpg[/img:52e0137e76]

[img:52e0137e76]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/q71/968887_113087302235710_1413592396_n.jpg[/img:52e0137e76]

Os pioneiros:

[img:52e0137e76]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/q71/576727_113091615568612_568556815_n.jpg[/img:52e0137e76]

Melhorando;

[img:52e0137e76]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/q71/580730_113091655568608_1797160792_n.jpg[/img:52e0137e76]

Felizes:

[img:52e0137e76]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/q71/268226_113085395569234_1868843721_n.jpg[/img:52e0137e76]
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Av8r
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Mensagem por Av8r »

http://www.vintagercfiles.com/

Av8r
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Mensagem por Av8r »

Artigo da revista argentina Aero Modelismo - maio/setembro de 1950, sobre a "Semana de Aeromodelismo" no Rio de Janeiro.

http://tinypic.com/r/23kzwqd/8
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Gilberto
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Mensagem por Gilberto »

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jujuba
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Re: Como tudo começou! A história do Aeromodelismo RC

Mensagem por jujuba »

História do aeromodelismo

O Precursor Alphonse Penaud Nascido na França, Penaud queria seguir carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, sendo obrigado a usar muletas. Gostava de matemática e de resolver problemas relacionados a vôo.

Em abril de 1870 inventa o motor a elástico com tiras retorcidas. Eis suas palavras: "Procurando utilizar a força extraordinária da borracha, tive a idéia de usar a sua elasticidade, pró torção, que pode fornecer 130 quilogrâmetros por quilo. É menos que o calculado para a distenção simples, mas a torção permite uma aplicação mais fácil, a rotação das hélices, evitando qualquer transformação do movimento, simplificando enormemente a construção. Veio-me a idéia de aplicar este mecanismo na propulsão de um aparelho do gênero aeroplano... mas esbarrei com uma enorme dificuldade: o equilíbrio. Felizmente, ao fim de alguns estudos, imaginei um dispositivo muito simples que satisfazia ao objetivo desejado. Trata-se de um pequeno leme horizontal inclinado para cima... e para obter o equilíbrio lateral, bastou inclinar ligeiramente as asa para cima (diedro) ou simplesmente, elevar as respectivas extremidades... e para compensar o binário da hélice, torci a empenagem para um lado...".

No início de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a elástico de uma série que denominou Planophore. Possuia uma hélice propulsora simples montada após "os estabilizadores automáticos" (como ele chamava a empenagem). Este modelo voava muito bem e estabeleceu o desenho básico dos modelos atuais.

Penaud foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu Planophore em agosto de 1871, em Paris, nos jardins de Tuileries para os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea. Voou 60 metros de distância a 20 metros de altura em 13 segundos.

O modelo a elástico que Penaud projetou, construiu e voou em 18 de agosto de 1871, nos jardins de Tuileries em Paris, foi o primeiro aeroplano que efetuou um vôo livre estável. Os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea afirmaram na época que Penaud foi também o precursor das máquinas de voar.

O modelo de Penaud que impressionou sobremaneira os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea, era uma máquina muito simples. A fuselagem era constituída de uma vareta de madeira dura medindo 500 x 3 x 3 mm de comprimento. A asa tinha uma envergadura de 460 mm, o estabilizador era um losango medindo 150 mm de comprimento e 64 mm de largura, o leme era igual a metade do estabilizador. O material utilizado foi o bambu, a hélice era bi-pá, montada na parte traseira da fuselagem. era feita de madeira torcida, tinha 150 mm de diâmetro e era impulsionada por duas tiras de borracha de 5 x 1 mm de secção.

O modelo, pronto para voar, pesava 16 gramas, sendo que cinco gramas eram devidos ao peso da borracha. Este modelo de Penaud, o "Planophore, foi a primeira máquina mais pesada que o ar, a voar com eficiência. Penaud também construiu em 1870, um helicóptero. Este era constituído de duas varetas, que abrigavam entre elas, duas tiras de borracha, que impulsionavam, por tração, duas hélices, uma em cada extremo das varetas.

Em 1955, a Comissão Internacional de Aeromodelismo, em homenagem póstuma, deu o nome de Afonso Penaud a taça oferecida pela FAI a equipe vencedora do Campeonato Mundial de "Wakefields".


» O AEROMODELISMO NO BRASIL

Sem dados históricos precisos, sabe-se que em 1936 uma loja situada a Rua Direita, a Casa Sloper vendia material de aeromodelismo.

Desde 1941, a firma Almeida & Veiga importava kits de modelos americanos.

Em 19 de julho de 1942, foi realizado o I Campeonato Paulista de Aeromodelismo, no Campo de Marte.

Em 17 de abril de 1943, surge a Casa Aerobrás.

O Sr. Ueno fabricou kits dos modelos Aspirante e Pernilongo, desenhados por Afonso Arantes; o Gavião, o Extraviador 1000, desenhado por H. Miaoka e o Cometa, desenhado por L. Giraldelli.

O campo usado para a prática do esporte ficava na Av. Rebouças, esquina com a rua Iguatemi, hoje Faria Lima.

O primeiro clube formado pelos aeromodelistas chamava-se "Parafuso". E em 1945, foi realizado na várzea da Rebouças, o II Campeonato Paulista de Aeromodelismo. A revista da época era a "Velocidade" e trazia artigos técnicos e matérias de aeromodelismo.

O campo da Rebouças foi-se enchendo de casas e o grupo, formado por Afonso Arantes, Ângelo Rodrigues, Clécio D. Meneghetti, João Jaime Mônaco, H. Miaoka, Rubens Arco e Flecha, Heder, Giraldelli, Conrado, Paulo Marques, Felício Cavalli e Naldoni mudaram-se para o Brooklin, ao lado da Hípica Paulista. Daí, foram para o Alto de Pinheiros, onde foram realizados vários concursos do troféu A Gazeta para modelos a elástico.

Em 1947, surgiu o Clube "Cai-Cai". Ernesto Conrado soltou o primeiro planador R/C mono-canal. Nesta época, Afonso Arantes voou o primeiro U-Control acrobacia "Mr. Damer", no Ibirapuera e Morimoto desenhou os modelos Térmica e Pégasus. Nesta ocasião, a revista "Ciência Ilustrada" publicava matérias sobre aeromodelismo.

Por volta de 1956, os aeromodelistas passaram a voar na Base Aérea de Cumbica, pois o campo do Alto de Pinheiros foi tomado por casas.

Em 1959 com a Associação Brasileira de Aeromodelismo, já fundada, surgiram eventos importantes: I Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo e a participação de brasileiros no I Campeonato Sul-Americano, tendo como vencedor nas categorias planadores A2 e motor FAI, Paulo Marques. No Ibirapuera, João Jaime Mônaco consegue a primeira pista oficial de U-Control com alambrado e asfalto.

Em 1970, surgiu o clube de vôo livre "Aerobu". Outro impulso importante ocorreu nesta época: a introdução dos transistores, chips e circuitos impressos nos transmissores de rádio. Barateou-os de tal forma que os praticantes de rádio-controle começaram a crescer em todo o mundo.

Em 1975, o primeiro brasileiro a participar de um Campeonato Mundial de motor FAI, Eolo Carlini, classificou-se em "fly-off", entre os melhores do mundo. Em 1987, graças aos esforços de Walter Nutini, o aeromodelismo foi reconhecido como esporte no Brasil, na gestão de Vitor Garutti.

Em 1996, a delegação brasileira de aeromodelismo Vôo Circular Controlado, consegue o 6º lugar no Campeonato Mundial da Suécia e novamente em 1998, desta vez na Ucrânia. Luiz Eduardo Mei consegue o recorde brasileiro e sul-americano em Velocidade, voando a 294 km/h.

Nossos agradecimentos ao Sr. Ferdinando Faria pelo inestimável trabalho de resguardo de nossa memória.

Texto sobre Afonso Penaud: 125 Anos de Aeromodelismo - Ferdinando Faria
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jujuba
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Re: Como tudo começou! A história do Aeromodelismo RC

Mensagem por jujuba »

Mais uma sobre o senhor Ueno

A prática da modalidade no Brasil “nasceu” nas mãos do japonês Shoji Ueno. Vindo do Japão, Ueno chegou ao Brasil depois de passar um tempo no Uruguai. A decisão de vir para terras brasileiras se deu pelo ataque à base americana de Pearl Harbor. Decidido a voltar para o país de origem, Ueno foi aconselhado por familiares a não retornar e partiu para o Brasil. Aqui, mesmo sem a devastação da guerra, o clima não era dos melhores.

Na nova terra, viu crianças brincando com aviões de brinquedo. A visão o emocionava, sem motivo aparente. Para superar os efeitos da guerra e encontrar uma maneira de se instalar no Brasil, criou um modelo parecido com aquele que viu outrora. Improvisou usando bambus, papel de seda e toda a técnica aprendida no Japão. Era o início da construção de aeromodelos, em uma loja criada em 1943.

O começo não foi fácil. Ueno escolheu um modelo de série para montar. Mas não sabia que o modelo era um dos usados por Hitler para bombardear Londres. Ueno chegou a ser acusado de traição, pois um delegado da época comprou o avião. O caso deu notoriedade à loja, que passou a ser local de encontro de estudantes. Estes precisavam de ideias para a matéria de Trabalhos Manuais, incluída no currículo escolar pelo então governador de São Paulo, Adhemar de Barros. A loja ganhou mais destaque e marcou definitivamente o início da cultura aeromodelística na Cidade.
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