Aeromodelo X eletrônica
- Edileno_Xavier
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Aeromodelo X eletrônica
Boa noite ao camaradas do E-voo, venho aqui pedir a opinião dos que quiserem optar.
Tenho a seguinte eletrônica disponível:
Emax 2822 1200kv
hélice 9x5
Servos 9g
Bateria 2.2
Peço a opinião dos amigos na seguinte questão. Qual aeromodelo construir com essa eletrônica?
Espero a ajuda de todos para dar inicio a construção com fotos detalhadas da mesma.
Atenciosamente.
Tenho a seguinte eletrônica disponível:
Emax 2822 1200kv
hélice 9x5
Servos 9g
Bateria 2.2
Peço a opinião dos amigos na seguinte questão. Qual aeromodelo construir com essa eletrônica?
Espero a ajuda de todos para dar inicio a construção com fotos detalhadas da mesma.
Atenciosamente.
Decolar e opcional!
- Douglas Lenz
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- Edileno_Xavier
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- Douglas Lenz
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Tchê Edileno
Daí fica difícil dar uma dica, se fosse primeiro aero seria muito mais fácil, neste momento tu já passou o estágio do início e como disse já está voando asas baixas.
Acredito que desta forma é uma questão de gosto pessoal. Aeros acrobáticos, aeros 2° guerra, isopor ou balsa, isso tudo quem tem que ter é tu.
Apesar de não ter nenhum, gosto de warbirds e já vi que tem patrocinadores aqui do fórum que tem alguns muito bem feitos se bem montados ficam bonitos.
Entretanto, pela tua eletrônica limitada terás que prestar bem atenção ao tamanho e peso final de qualquer aero que escolhas.
Boa Sorte e que o pessoal consiga te dar mais sugestões que eu.
Daí fica difícil dar uma dica, se fosse primeiro aero seria muito mais fácil, neste momento tu já passou o estágio do início e como disse já está voando asas baixas.
Acredito que desta forma é uma questão de gosto pessoal. Aeros acrobáticos, aeros 2° guerra, isopor ou balsa, isso tudo quem tem que ter é tu.
Apesar de não ter nenhum, gosto de warbirds e já vi que tem patrocinadores aqui do fórum que tem alguns muito bem feitos se bem montados ficam bonitos.
Entretanto, pela tua eletrônica limitada terás que prestar bem atenção ao tamanho e peso final de qualquer aero que escolhas.
Boa Sorte e que o pessoal consiga te dar mais sugestões que eu.
- LaercioLMB
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Edileno, só tenho uma dica para te dar.
Nunca comece uma construção tendo antes a eletrônica, é colocar a carroça na frente dos cavalos.
No aeromodelismo a combustão as coisas eram um pouco mais fáceis, mas nos aeromodelos elétricos a coisa não é bem assim, pois uma diferença mínima que seja de kv ou potência de um motor, já será a diferença entre voar bem e ser um total desastre.
Sei bem disso pois já cometi esse erro duas vezes quando eu estava iniciando no aeromodelismo elétrico.
Errar uma vez é humano, insistir no erro é burrice.
Depois de tanta burrice junta, aprendi que não posso escolher motor antes de ter o aeromodelo pronto a não ser que eu já tenha aprendido todos os detalhes sobre os motores, hélices, baterias, velocidade necessária para o aeromodelo voar e coisas assim e isso, não serão com perguntas que você irá aprender, pois as respostas nunca te ensinarão nada.
Aprenda como calcular carga alar, como calcular velocidade de um aeromodelo, como calcular o torque necessário para um servo que você aprenderá a escolher motor, hélice, bateria e servos enquanto projeta seu aeromodelo, fora isso, você só terá achismos que poderão te ajudar ou te ferrar de vez.
Sendo assim, primeiro construa seu aeromodelo e dependendo do peso final, tamanho e tipo de voo, aí sim se pode te dizer algo.
Um exemplo que te dou sobre essas diferenças, duas pessoas diferentes (óbvio claro) pode começar a construir o mesmo modelo, vamos supor um Ugly Stick com 1200 mm de envergadura.
A densidade do material usado, o tipo de material usado, a cola usada e a forma de cortar e colar as peças, poderão deixar os dois aeromodelos com pesos bem diferentes, ficando um com 450g e o outro com 780g.
No primeiro com 450g, um motor pratinha 2730 1300 daria conta do recado perfeitamente com uma bateria de 1000 mA, já o segundo, teria que ser um motor 2822 1200 com bateria de 1800 mA para poder voar.
Veja que ambos os aeromodelos foram feitos com base na mesma planta, mas ficaram diferentes em alguma coisa que os obrigou a usar motores, hélices e baterias totalmente diferentes.
Pela pergunta que você fez, sabe-se que você ainda não aprendeu quase nada sobre aeromodelismo e saber decolar e pousar não significa muita coisa se não sabe por que isso acontece.
Procure aprender o porque das coisas que será muito bom para você.
Nunca comece uma construção tendo antes a eletrônica, é colocar a carroça na frente dos cavalos.
No aeromodelismo a combustão as coisas eram um pouco mais fáceis, mas nos aeromodelos elétricos a coisa não é bem assim, pois uma diferença mínima que seja de kv ou potência de um motor, já será a diferença entre voar bem e ser um total desastre.
Sei bem disso pois já cometi esse erro duas vezes quando eu estava iniciando no aeromodelismo elétrico.
Errar uma vez é humano, insistir no erro é burrice.
Depois de tanta burrice junta, aprendi que não posso escolher motor antes de ter o aeromodelo pronto a não ser que eu já tenha aprendido todos os detalhes sobre os motores, hélices, baterias, velocidade necessária para o aeromodelo voar e coisas assim e isso, não serão com perguntas que você irá aprender, pois as respostas nunca te ensinarão nada.
Aprenda como calcular carga alar, como calcular velocidade de um aeromodelo, como calcular o torque necessário para um servo que você aprenderá a escolher motor, hélice, bateria e servos enquanto projeta seu aeromodelo, fora isso, você só terá achismos que poderão te ajudar ou te ferrar de vez.
Sendo assim, primeiro construa seu aeromodelo e dependendo do peso final, tamanho e tipo de voo, aí sim se pode te dizer algo.
Um exemplo que te dou sobre essas diferenças, duas pessoas diferentes (óbvio claro) pode começar a construir o mesmo modelo, vamos supor um Ugly Stick com 1200 mm de envergadura.
A densidade do material usado, o tipo de material usado, a cola usada e a forma de cortar e colar as peças, poderão deixar os dois aeromodelos com pesos bem diferentes, ficando um com 450g e o outro com 780g.
No primeiro com 450g, um motor pratinha 2730 1300 daria conta do recado perfeitamente com uma bateria de 1000 mA, já o segundo, teria que ser um motor 2822 1200 com bateria de 1800 mA para poder voar.
Veja que ambos os aeromodelos foram feitos com base na mesma planta, mas ficaram diferentes em alguma coisa que os obrigou a usar motores, hélices e baterias totalmente diferentes.
Pela pergunta que você fez, sabe-se que você ainda não aprendeu quase nada sobre aeromodelismo e saber decolar e pousar não significa muita coisa se não sabe por que isso acontece.
Procure aprender o porque das coisas que será muito bom para você.
[quote:05ca772b45="Douglas Lenz"]Tchê Edileno
Daí fica difícil dar uma dica, se fosse primeiro aero seria muito mais fácil, neste momento tu já passou o estágio do início e como disse já está voando asas baixas.
Acredito que desta forma é uma questão de gosto pessoal. Aeros acrobáticos, aeros 2° guerra, isopor ou balsa, isso tudo quem tem que ter é tu.
Apesar de não ter nenhum, gosto de warbirds e já vi que tem patrocinadores aqui do fórum que tem alguns muito bem feitos se bem montados ficam bonitos.
Entretanto, pela tua eletrônica limitada terás que prestar bem atenção ao tamanho e peso final de qualquer aero que escolhas.
Boa Sorte e que o pessoal consiga te dar mais sugestões que eu.[/quote:05ca772b45]
Sem mais....
Daí fica difícil dar uma dica, se fosse primeiro aero seria muito mais fácil, neste momento tu já passou o estágio do início e como disse já está voando asas baixas.
Acredito que desta forma é uma questão de gosto pessoal. Aeros acrobáticos, aeros 2° guerra, isopor ou balsa, isso tudo quem tem que ter é tu.
Apesar de não ter nenhum, gosto de warbirds e já vi que tem patrocinadores aqui do fórum que tem alguns muito bem feitos se bem montados ficam bonitos.
Entretanto, pela tua eletrônica limitada terás que prestar bem atenção ao tamanho e peso final de qualquer aero que escolhas.
Boa Sorte e que o pessoal consiga te dar mais sugestões que eu.[/quote:05ca772b45]
Sem mais....
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
[quote:abd7c63feb="LaercioLMB"]Edileno, só tenho uma dica para te dar.
Nunca comece uma construção tendo antes a eletrônica, é colocar a carroça na frente dos cavalos.
No aeromodelismo a combustão as coisas eram um pouco mais fáceis, mas nos aeromodelos elétricos a coisa não é bem assim, pois uma diferença mínima que seja de kv ou potência de um motor, já será a diferença entre voar bem e ser um total desastre.
Sei bem disso pois já cometi esse erro duas vezes quando eu estava iniciando no aeromodelismo elétrico.
Errar uma vez é humano, insistir no erro é burrice.
Depois de tanta burrice junta, aprendi que não posso escolher motor antes de ter o aeromodelo pronto a não ser que eu já tenha aprendido todos os detalhes sobre os motores, hélices, baterias, velocidade necessária para o aeromodelo voar e coisas assim e isso, não serão com perguntas que você irá aprender, pois as respostas nunca te ensinarão nada.
Aprenda como calcular carga alar, como calcular velocidade de um aeromodelo, como calcular o torque necessário para um servo que você aprenderá a escolher motor, hélice, bateria e servos enquanto projeta seu aeromodelo, fora isso, você só terá achismos que poderão te ajudar ou te ferrar de vez.
Sendo assim, primeiro construa seu aeromodelo e dependendo do peso final, tamanho e tipo de voo, aí sim se pode te dizer algo.
Um exemplo que te dou sobre essas diferenças, duas pessoas diferentes (óbvio claro) pode começar a construir o mesmo modelo, vamos supor um Ugly Stick com 1200 mm de envergadura.
A densidade do material usado, o tipo de material usado, a cola usada e a forma de cortar e colar as peças, poderão deixar os dois aeromodelos com pesos bem diferentes, ficando um com 450g e o outro com 780g.
No primeiro com 450g, um motor pratinha 2730 1300 daria conta do recado perfeitamente com uma bateria de 1000 mA, já o segundo, teria que ser um motor 2822 1200 com bateria de 1800 mA para poder voar.
Veja que ambos os aeromodelos foram feitos com base na mesma planta, mas ficaram diferentes em alguma coisa que os obrigou a usar motores, hélices e baterias totalmente diferentes.
Pela pergunta que você fez, sabe-se que você ainda não aprendeu quase nada sobre aeromodelismo e saber decolar e pousar não significa muita coisa se não sabe por que isso acontece.
Procure aprender o porque das coisas que será muito bom para você.[/quote:abd7c63feb]
E ponto.
Nunca comece uma construção tendo antes a eletrônica, é colocar a carroça na frente dos cavalos.
No aeromodelismo a combustão as coisas eram um pouco mais fáceis, mas nos aeromodelos elétricos a coisa não é bem assim, pois uma diferença mínima que seja de kv ou potência de um motor, já será a diferença entre voar bem e ser um total desastre.
Sei bem disso pois já cometi esse erro duas vezes quando eu estava iniciando no aeromodelismo elétrico.
Errar uma vez é humano, insistir no erro é burrice.
Depois de tanta burrice junta, aprendi que não posso escolher motor antes de ter o aeromodelo pronto a não ser que eu já tenha aprendido todos os detalhes sobre os motores, hélices, baterias, velocidade necessária para o aeromodelo voar e coisas assim e isso, não serão com perguntas que você irá aprender, pois as respostas nunca te ensinarão nada.
Aprenda como calcular carga alar, como calcular velocidade de um aeromodelo, como calcular o torque necessário para um servo que você aprenderá a escolher motor, hélice, bateria e servos enquanto projeta seu aeromodelo, fora isso, você só terá achismos que poderão te ajudar ou te ferrar de vez.
Sendo assim, primeiro construa seu aeromodelo e dependendo do peso final, tamanho e tipo de voo, aí sim se pode te dizer algo.
Um exemplo que te dou sobre essas diferenças, duas pessoas diferentes (óbvio claro) pode começar a construir o mesmo modelo, vamos supor um Ugly Stick com 1200 mm de envergadura.
A densidade do material usado, o tipo de material usado, a cola usada e a forma de cortar e colar as peças, poderão deixar os dois aeromodelos com pesos bem diferentes, ficando um com 450g e o outro com 780g.
No primeiro com 450g, um motor pratinha 2730 1300 daria conta do recado perfeitamente com uma bateria de 1000 mA, já o segundo, teria que ser um motor 2822 1200 com bateria de 1800 mA para poder voar.
Veja que ambos os aeromodelos foram feitos com base na mesma planta, mas ficaram diferentes em alguma coisa que os obrigou a usar motores, hélices e baterias totalmente diferentes.
Pela pergunta que você fez, sabe-se que você ainda não aprendeu quase nada sobre aeromodelismo e saber decolar e pousar não significa muita coisa se não sabe por que isso acontece.
Procure aprender o porque das coisas que será muito bom para você.[/quote:abd7c63feb]
E ponto.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
- Edileno_Xavier
- membro
- Mensagens: 24
- Registrado em: Ter Ago 19, 2014 4:06 pm
Obrigado ao camarada Douglas.
Camarada Laercio agradeço suas palavras juntamente com o apoio para que eu me aprofunde mais nesse hobby que também é uma ciência. Farei os estudos para que todos os projetos de agora em diante saiam como manda o figurino.
Agradeco também ao camarada Condor por suas poucas mas firmes palavras.
Camarada Laercio agradeço suas palavras juntamente com o apoio para que eu me aprofunde mais nesse hobby que também é uma ciência. Farei os estudos para que todos os projetos de agora em diante saiam como manda o figurino.
Agradeco também ao camarada Condor por suas poucas mas firmes palavras.
- LaercioLMB
- membro
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- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Eu é quem agradeço pela sua compreensão e principalmente pela humildade em reconhecer que precisa aprender, afinal, todos nós precisamos sempre aprender para poder fazer algo.
Me passe o seu e-mail via mp para que eu possa te passar uma planilha em Excel que certamente irá te ajudar muito nessas escolhas.
Outros programinhas que certamente irão te ajudar muito nessa empreitada, são o Drive Calculator que você encontra no http://www.drivecalc.de e o RC Calc que você encontra aqui mesmo no fórum http://www.e-voo.com/downloads/
O RC Calc você tem que atualizar o banco de perfis dele manualmente e os perfis de asas em .dat você encontra em vários sites e um deles é esse http://m-selig.ae.illinois.edu/ads/coord_database.html
Tem que salvar os arquivos .dat dos perfis e copiar todos que te interessar para dentro da pasta Airfoil que você encontrará dentro da pasta rccalc do software e dessa forma terá todos os perfis que precisará para analisar a velocidade necessária do aeromodelo e poder te ajudar a escolher motores e o drive calculator poderá te ajudar muito na escolha de motores.
Tem o e-calc, mas ele está muito limitado agora pois exige assinatura e pagamento para ter ele funcionando corretamente, pois do contrário, terá somente uma amostra que não será o que você realmente precisa.
Como calcular o CG de um aeromodelo, você encontra nesses sites;
http://www.rc-airplanes-simplified.com/scale-model-rc-airplane.html
http://www.willingtons.com/aircraft_center_of_gravity_calcu.htm
http://www.simply-rc.com/Aerodynamics/04_Stability.htm
http://chrusion.com/BJ7/SuperCalc7.html
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=145560
Esse aqui é muito bom e foi desenvolvido por um usuário aqui do fórum, o sdbruder.
http://wingcgcalc.bruder.com.br/pt_BR/?
Me passe o seu e-mail via mp para que eu possa te passar uma planilha em Excel que certamente irá te ajudar muito nessas escolhas.
Outros programinhas que certamente irão te ajudar muito nessa empreitada, são o Drive Calculator que você encontra no http://www.drivecalc.de e o RC Calc que você encontra aqui mesmo no fórum http://www.e-voo.com/downloads/
O RC Calc você tem que atualizar o banco de perfis dele manualmente e os perfis de asas em .dat você encontra em vários sites e um deles é esse http://m-selig.ae.illinois.edu/ads/coord_database.html
Tem que salvar os arquivos .dat dos perfis e copiar todos que te interessar para dentro da pasta Airfoil que você encontrará dentro da pasta rccalc do software e dessa forma terá todos os perfis que precisará para analisar a velocidade necessária do aeromodelo e poder te ajudar a escolher motores e o drive calculator poderá te ajudar muito na escolha de motores.
Tem o e-calc, mas ele está muito limitado agora pois exige assinatura e pagamento para ter ele funcionando corretamente, pois do contrário, terá somente uma amostra que não será o que você realmente precisa.
Como calcular o CG de um aeromodelo, você encontra nesses sites;
http://www.rc-airplanes-simplified.com/scale-model-rc-airplane.html
http://www.willingtons.com/aircraft_center_of_gravity_calcu.htm
http://www.simply-rc.com/Aerodynamics/04_Stability.htm
http://chrusion.com/BJ7/SuperCalc7.html
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=145560
Esse aqui é muito bom e foi desenvolvido por um usuário aqui do fórum, o sdbruder.
http://wingcgcalc.bruder.com.br/pt_BR/?