4 velocidades ..'ferrari' - componentes

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
Daniel_albino
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Nov 24, 2004 4:30 pm

4 velocidades ..'ferrari' - componentes

Mensagem por Daniel_albino »

Pessoal, eu preciso de uma ajudinha ai...
só queria saber o valor dos resistores e capacitores aqui dos 2 projetinhos do famoso 3º canal..
do 4017.. com '4 velocidades'
.
Segue foto abaixo.

se alguem poder me ajudar , eu agradeço,
Daniel.
Bons voos
:}
Anexos
4velocidades
4velocidades
4vel.jpg (25.67 KiB) Exibido 17856 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Dê uma modificada no seu título, indicando o assunto, senão muita gente vai simplesmente ignorar sua mensagem...
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Daniel, o valor dos resistres depende totalmente da corente do motor, e em alguns casos você pode substituir os resistores por diodos ligados no sentido direto, desde que cada diodo aguente a corrente total do motor, pois um diodo impõe uma queda de tensão de aproximadamente 0,7 Volts, independente da corrente que o atravessa. Já para os resistores, a queda de tensão é proporcional à corrente. De qualquer odo, tanto diodos como resistores (qye nesse caso devem ser de potência) são componentes baratos, e assim você pode comprara aluns a mais para experimentar...
Para dar uma idéia inicial de valores, seria necessário saber a tensão e a corrente do seu motor já com a hélice colocada.
E agora o título ficou ótimo!
Abraços!
Claudio
Avatar do usuário
Daniel_albino
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qua Nov 24, 2004 4:30 pm

Mensagem por Daniel_albino »

Olá Claudio..
hehe , bem melhor o tópico assim mesmo , não é ?
[:P]
então , eu estou montando um ferrarinha assim..
um motorzinho do oriole reduzido 4,4/1 ..
rx/tx ferrari
pack : 7,2V 950 mAh


..
mas nao sao somente os r3 e r4 que dependem da corrente do motor ?
queria saber tbm sobre os capacitores c1,c2,c3 e r1,r2
Grato pela ajuda claudio,
abraços!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não sei qual o consumo desse mtorzinho, o dieal é medir com um amperímetro (e com a hélice). Vou dar uma procurada no esquema, acho que salvei por aqui... Mas aqui no forum mesmo tem informação, se não me engano com o título "terceiro canal" ou algo assim.
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: 4 velocidades ..'ferrari' - componentes

Mensagem por franciscotargino »

Sei que é muito antigo ,mais se alguem puder passar os valores das peças, me ajudaria muito,me desculpa se tiver quebrado alguma regra por desenterrar um tópico muito antigo.

Obs:tenho tudo proporcional do hobby, radio flysky fs i6, servos,esc,brulhess..... Isso é pra uso didático.
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: 4 velocidades ..'ferrari' - componentes

Mensagem por franciscotargino »

alguem teria guardado ainda,esse esquema com a lista de componentes
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: 4 velocidades ..'ferrari' - componentes

Mensagem por igorfragoso »

Bem, C2 e R2 são o "auto-reset" do 4017. Existem para que o CI entre em reset ao ser energizado, ou seja, a primeira saída de controle (velocidade menor?) será habilitada sempre que o circuito seja ligado. Vc pode experimentar valores de 0,1uF e 100k (ou maior), respectivamente. Como a entrada de clock (pino 14) é sensível à variação de nível, e supondo que a saída do receptor seja exatamente um pulso, na bancada vc poderia experimentar conectar a saída do receptor diretamente à entrada. Espero que ajude.
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: 4 velocidades ..'ferrari' - componentes

Mensagem por franciscotargino »

Obrigado ja é um começo,falta r2,c2,c3,quais valores poderia testar,r3 e r4,comparando com o esquema simples vou usar entre 1k e 10k
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: 4 velocidades ..'ferrari' - componentes

Mensagem por igorfragoso »

R2 e C2 eu já havia indicado: R2=100k e C2=0,1uF. O capacitor C3 é um filtro para a alimentação e vc pode testar uns 10uFx 25V (eletrolítico). Para R1, vc poderia testar um resistor de 100k ou menor (uns 22k ou 47k). Só toma cuidado porque quanto menor o valor, maior será a "carga" na saída do transmissor. Para C1 vc pode experimentar 1uF ou mesmo 0,47uF. Quanto aos resistores R3 e R4, acho que já comentaram isso, são limitadores de corrente para os motores. Qto maior seu valor, mais devagar vai girar o motor. Mas os valores corretos irão depender da corrente que cada um consome, enfim. Não propriamente pelo valor em si, mas pela potência que dissiparão, o que vai implicar nas dimensões dos componentes. Mas até o momento, já tens informações suficientes para testar o circuito. Boa sorte.
Responder