Metanol e Óleo de Rícino em SP

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Sereno
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 9:43 pm
Localização: Sao Jose do Rio Preto, SP

Mensagem por Sereno »

[quote:0c05d1c60c="W.Ferrari"]é a rede Rei do óleo e sai na faixa de 20 o frasco.
[/quote:0c05d1c60c]


Putz! Estou a 450 km da capital e aqui custa 17 reais. Vai entender essa política de preços.



Também utilizo o RAID mas misturado com no mínimo 16% de castor oil, óleo de mamona 99%. Conheço quem utiliza somente o RAID ou o M50, ou o Castrol KART na proporção de 10 por 1 (dez metanol e um de óleo) há mais de 20 anos e nunca ferrou um motor.
Sei lá. Por precaução nunca ultrapasso o 4 x 1, ou seja, 4 de metanol, 900ml de mamona e 100ml de RAID. Fica muito bom. A vantagem do óleo de kart é que ele queima junto ao metanol, diferentemente do rícino que a maior parte sai pela mufla sem queimar.
Em apenas dois dias o amanhã será ontem.
Avatar do usuário
W.Ferrari
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 4:20 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por W.Ferrari »

Boa tarde Sereno!!!!
A minha intenção é usar o Raid puro uma vez que eu estou voando com motores 4 tempos.
Qual é a proporção que vcs fazem de Raid puro???
Uma vez eu li que o óleo de rícino trava as válvulas do motor.
Grato Ferrari
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Comprei o Raid de um vendedor do ML do interior de MG. Saiu a R$30,00/frasco 500ml. Estou pensando em usar 4:1 sendo 50% Raid + 50% Rícino. Espero que essa mistura resulte em menos sujeira.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

[quote:319c41bbe2="W.Ferrari"]Bom dia Viridias e Camacho!!!
Creio que este óleo da RAID seja bom mesmo mas da uma olhada no site da Tower Hobbies e procura pelo Klotz eu particularmente comprei este KL198 por U$ 13,69
Pelo que li este é o melhor de toda linha estou aguardando chegar para testar.
Estou com intenção de misturar ele com o óleo de rícino como fazem o pessoal da Wild Cat.[/quote:319c41bbe2]

E aí Ferrari já recebeu seu Klotz da TH? Conta como foi. Não foi fiscalizado pela ANVISA?
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Avatar do usuário
W.Ferrari
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 4:20 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por W.Ferrari »

Boa noite VIridias!!!!
Ainda não recebi, estou no aguardo assim que chegar eu aviso
A respeito do raid achei outro lugar a duas quadras de casa com o preço de R$17,00 vou fazer o teste tb e coloco aqui.
Estou estudando com carinho pois eu estou só com motor 4 tempos e se colocar rícino ele pode ingripar as válvulas.
E pela especificação da Wild Cat para 4t é só sintético.
Vamos ver como vai ficar
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

[quote:1108571bf9="W.Ferrari"]Boa noite VIridias!!!!
Ainda não recebi, estou no aguardo assim que chegar eu aviso
A respeito do raid achei outro lugar a duas quadras de casa com o preço de R$17,00 vou fazer o teste tb e coloco aqui.
Estou estudando com carinho pois eu estou só com motor 4 tempos e se colocar rícino ele pode ingripar as válvulas.
E pela especificação da Wild Cat para 4t é só sintético.
Vamos ver como vai ficar[/quote:1108571bf9]

Qual o problema então? O Raid Champ 100S Kart 2T é 100% sintético.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
sersilveira
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 2:39 pm
Localização: Marataízes-ES

anvisa

Mensagem por sersilveira »

Essa eu não entendi. O que a Anvisa tem a ver com importação de óleo lubrificante?
Se fosse o CNP, vá lá , mas a Anvisa? Só neste país mesmo!
Avatar do usuário
Leandro_Foltran
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Seg Mai 01, 2006 8:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Leandro_Foltran »

Viridias, apenas um detalhe que talvez vc não saiba os combustíveis importados possuem aditivos que dão aquela cor vibrante ao galão, além do óleo ! A mistura óleo de rícino + metanol apresenta um tom esverdeado leve. Com o passar do tempo, a mistura passar a apresentar uma tonalidade avermelhada próxima do combustível importado ( oxidação ).

Voei durante um bom tempo ( pelo menos 10 anos ) com o caseirol. No amaciamento usava 20% de castor ( 1 : 4 ) e após amaciamento 16% ( 1: 5 ). Zero Nitro. Zero aditivos. Isso para motores 2T. A durabilidade mínima dos meus motores era de 5 a 6 anos de uso até notar algum desgaste de partes vitais( camisa/pistão - biela ). Ao menor sinal de desgaste dos rolamentos, já fazia a manutenção: troca de parafusos, limpeza externa, descarbonização do pistão e troca de rolamentos. Todos os motores que seguiram esse protocolo tiveram uma longevidade invejável e praticamente zero problemas de carburação. Obviamente, o ajuste das agulhas era mais difícil, porém nada excepcional comparado a regulagem com combustível comercial.

Os motores que usei Byron - Omega duraram um pouco menos !

A explicação que encontro está na lubrificação ! Para 2T, o Castor é muito superior ao lubrificante sintético em termos de "proteção". A única desvantagem é a carbonização exagerada e a sujeira maior no modelo ( temperatura de queima do rícino é altíssima ).

Nessa época, não encontrei nada confiável no mercado brasileiro para arriscar uma mistura blend ( castor + sintético ).

Qual é a experiência dos colegas com esse óleo Raid Champ 100 ?

No caso dos 4T onde os colegas estão conseguindo comprar nitrometano por um bom preço ?

Na época que fazia a mistura, nitrometano PA não saia a menos de 100 dol/litro numa química de boa procedência. "Nitrar" o combustível era algo inviável financeiramente. Para alguns motores, eu comprava combustível 30% nitro e fazia diluições.

Nos 4T o ideal seria, óleo sintético e de 10 até 30% de castor para uma segurança extra .

abs
Avatar do usuário
Leandro_Foltran
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Seg Mai 01, 2006 8:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: anvisa

Mensagem por Leandro_Foltran »

[quote:0d03e13215="sersilveira"]Essa eu não entendi. O que a Anvisa tem a ver com importação de óleo lubrificante?
Se fosse o CNP, vá lá , mas a Anvisa? Só neste país mesmo![/quote:0d03e13215]

Simplesmente a ANVISA barra o seu pacote para "averiguação e análise".
Vc vai receber o seu pacote, um dia...
abs
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Re: anvisa

Mensagem por Viridias »

[quote:639e4e4cfa="sersilveira"]Essa eu não entendi. O que a Anvisa tem a ver com importação de óleo lubrificante?
Se fosse o CNP, vá lá , mas a Anvisa? Só neste país mesmo![/quote:639e4e4cfa]

O porquê disso eu também não sei. O que eu sei é que TODOS ( e olha que foram muitos) pacotes que importei e continham produtos líquidos, perfume, cosméticos etc, foram todos vistoriados pela ANVISA.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
Responder