Dívidas para Iniciar construção Fokker Dr1

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
TiagoLisboa
membro
Mensagens: 235
Registrado em: Qua Jun 20, 2012 10:09 pm
Localização: São José do Rio Preto, SP

Dívidas para Iniciar construção Fokker Dr1

Mensagem por TiagoLisboa »

Fala galera!!!

Bom venho até vocês mais uma pois quero dar um passo em minhas construções como eu nunca fiz um aeromodelo em balsa e como nunca tive um glow mas gosto de desafios e adoro ter um aeromodelo que tenha história para contar sobre ele e tudo mais gostaria de esclarecer algumas dúvidas ai vai!

Vou utilizar um Asp 52 que ganhei de uma amigo, pretendo deixa-lo com 1mt de envergadura partindo da asa menor e farei a asa de isopor chapeada!

Como vou redimensionar a planta para deixa-la com as especificações que mencionei estou com dúvidas na medida exata da fuselagem porque quando eu imprimo as minhas plantas utilizo o Excel e altero seu tamanho para ficar como eu quero mas no caso desta planta ela esta separada as asas da Fuselagem!?!?

Sobre a fuselagem farei com varetas de balsa qual sera as medidas e sobre a entelagem utilizarei vinil mesmo mas um amigo me falou que isso pode me complicar pois seria pesado e acarretaria problemas com peso de calda seria isso mesmo?

Aguardo esclarecimento dos amigos para que com isso eu consiga iniciar esta empreitada! rsrsrsrsrs

E ja aproveitando a ocasião um feliz natal a todos!!!!!!! e um próspero ano novo!
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

http://www.outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=796

baixe a planta, imprima, escala 100% em poster(ladrilho) no acrobat 10 ou superior e seja feliz.-sinceramente, não inventa. vai pela planta. não redimensiona nada nem mexe em nada.....
mas aviso: é bem complicado de voar este modelo, inclusive o full scale é bem temperamental, bem instável. pouso bem complicado. voa mais pé que mão....
feliz natal e 2015 de muitos voos, EM TUDO!
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:c0d9982028="Camacho"]http://www.outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=796

baixe a planta, imprima, escala 100% em poster(ladrilho) no acrobat 10 ou superior e seja feliz.-sinceramente, não inventa. vai pela planta. não redimensiona nada nem mexe em nada.....
mas aviso: é bem complicado de voar este modelo, inclusive o full scale é bem temperamental, bem instável. pouso bem complicado. voa mais pé que mão....
feliz natal e 2015 de muitos voos, EM TUDO!
ABRAÇOS[/quote:c0d9982028]

Exato, a planta está ali no link como o Camacho disponibilizou já no tamanho para o motor que você tem.
Não inventa coisa e a [b:c0d9982028]cauda[/b:c0d9982028], não será por causa do vinil que irá pesar, é que a maioria não consegue achar o CG correto desse modelo que não é e nem nunca foi 1/3 da corda ou 33% como muitos usam, o CG fica em torno de 28% devido ao nariz curto dele.
Outro detalhe, não use servos na [b:c0d9982028]cauda[/b:c0d9982028] do aeromodelo, pois um grama a mais na cauda, significa dez gramas a mais no nariz para compensar o peso.
Como será um aeromodelo razoavelmente grande, coloque toda a eletrônica do cockpit para a frente, nada para trás para não ter que agregar peso de lastro no nariz.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
TiagoLisboa
membro
Mensagens: 235
Registrado em: Qua Jun 20, 2012 10:09 pm
Localização: São José do Rio Preto, SP

Mensagem por TiagoLisboa »

Valeu pessoal logo iniciarei minha construção por enquanto estou pesquisando bastante sobre esse aeromodelo!

Eu ainda tenho dúvidas em questão de espessuras das varetas para a fuselagem como faço para definir isso em minhas construções em balsa lembrando que esta é minha primeira construção em madeira?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:35f9a5f056="TiagoLisboa"]Valeu pessoal logo iniciarei minha construção por enquanto estou pesquisando bastante sobre esse aeromodelo!

[b:35f9a5f056]Eu ainda tenho dúvidas em questão de espessuras das varetas para a fuselagem como faço para definir isso[/b:35f9a5f056] em minhas construções em balsa lembrando que esta é minha primeira construção em madeira?[/quote:35f9a5f056]

Olhe a medida que tem na planta e terá essa dúvida esclarecida.
Vai imprimir a planta na escala 1:1 não vai?
Então, com uma régua você verá qual é a medida das varetas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
TiagoLisboa
membro
Mensagens: 235
Registrado em: Qua Jun 20, 2012 10:09 pm
Localização: São José do Rio Preto, SP

Mensagem por TiagoLisboa »

Ta certa farei isso então Muito Obrigado pela atenção pessoal!
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

A planta que o camacho te indicou é fuselagem chapeada se não estou enganado.

a varetada é essa aqui ó http://www.outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=3473

Eu ja te mandei ela, mesmo tamanho da que ele te indicou, imprima e seja feliz.
Responder