O dilema da homologação da ANATEL!

Área para referências sobre lojas, sites, etc.
Todo mundo sabe que os correios demoram, quando a compra é feita na China e tem que atravesser metade do mundo (literalmente) para chegar ao destinatário, passando ainda por fiscalização/alfândega, demora ainda mais e corre o risco de pagar imposto.
Mas sempre tem algum desavisado, que não sabe disto e abre tópico em tudo quanto é lugar, foi criada esta seção.
Helipro
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qua Dez 12, 2012 11:03 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Helipro »

p**a m***a, querem o certificado de um v931! Perdi o brinquedo com baterias.
Avatar do usuário
carlos.william
membro
Mensagens: 496
Registrado em: Qua Jul 21, 2010 7:18 pm
Localização: Osasco - SP

Mensagem por carlos.william »

Boa tarde.

Eu pretendo trazer um Futaba 12SG, já posso registar ele antes?
Alpha 40, Scorpion 46, Edge 540 (Red Bull), Tucano 120, Cessninha, T-Rex 600 ESP, T Rex 600 Pro e HK 250.
cirso
membro
Mensagens: 261
Registrado em: Qui Jun 04, 2009 9:48 am
Localização: Campo Grande

Mensagem por cirso »

Galera, li todo o tópico

Tenho um Spektrum dx9, o que me estranha é que ele possui dois FCC ID:
BRWDAMTX12, BRWDASRX10 (só do primeiro consegui retirar o test report no site da FCC)... Reparem que o código da placa transmissora homologada é X1TXP no primeiro certificado, o segundo não tem arquivos para visualização... e o nome do rádio em momento algum aparece nos documentos

Placa https://apps.fcc.gov/eas/GetApplicationAttachment.html?id=2049359
Test report: https://apps.fcc.gov/eas/GetApplicationAttachment.html?id=2049363

Nesse caso, para homologar o rádio, precisa homologar os dois FCC ID?

Outra dúvida: não tenho NF do produto ou recibo de importação pois comprei na gaba, em algum momento essa informação é solicitada?
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 717
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Isso está cheirando ao "eficientíssimo" estatuto do desarmamento, o cidadão desarmado e os bandidos muito mais armados que antes. Se esses multi caírem nas mãos dos traficantes se tornará objeto proibido ao cidadão e passará a ser exclusividade de bandidos.
"Ninguém é tão sábio que não tenha nada a aprender, nem tão burro que não tenha nada a ensinar". Pense nisso.
jairbj
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 1:57 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por jairbj »

[quote:44024d9d94="carlos.william"]Boa tarde.

Eu pretendo trazer um Futaba 12SG, já posso registar ele antes?[/quote:44024d9d94]

Olá Carlos, pode sim, de acordo com a resposta de um email que mandei para a ANATEL, você pode solicitar a homologação sem número de série e depois que importar manda colocar o número de série na homologação.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Re: O dilema da homologação da ANATEL!

Mensagem por Leonardo M.T. »

Desencavando o topico.
Quero comprar um radio Turnigy 5X na HK, preciso pagar essa infame taxa de R$200,00 :?:
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: O dilema da homologação da ANATEL!

Mensagem por Diego Costa »

Leonardo M.T. escreveu:Desencavando o topico.
Quero comprar um radio Turnigy 5X na HK, preciso pagar essa infame taxa de R$200,00 :?:


Se não tiver o selo da Anatel, sim, terá que pagar a taxa de R$200 para homologar o Tx junto à Anatel, atraves do FCC ID (certificado de Homologação internacional).

Inclusive foi bom eu ter lido esse topico, quando for adquirir o Tx pro meu aero já vou correr atrás de resolver isso.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
paulose
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Set 01, 2015 2:50 pm
Localização: São Paulo

Re: O dilema da homologação da ANATEL!

Mensagem por paulose »

Phantom está homologado no Brasil. Inclusive pode ser comprado em lojas como Casas Bahia, Americanas, etc...

:!: Atualizem o tópico.

O que não existe ainda é a regulamentação (ANAC). Mas a homologação ANATEL pelo menos saiu.
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Re: O dilema da homologação da ANATEL!

Mensagem por FlyHigh »

Diego Costa escreveu:
Leonardo M.T. escreveu:Desencavando o topico.
Quero comprar um radio Turnigy 5X na HK, preciso pagar essa infame taxa de R$200,00 :?:


Se não tiver o selo da Anatel, sim, terá que pagar a taxa de R$200 para homologar o Tx junto à Anatel, atraves do FCC ID (certificado de Homologação internacional).

Inclusive foi bom eu ter lido esse topico, quando for adquirir o Tx pro meu aero já vou correr atrás de resolver isso.



paulose escreveu:Phantom está homologado no Brasil. Inclusive pode ser comprado em lojas como Casas Bahia, Americanas, etc...

:!: Atualizem o tópico.

O que não existe ainda é a regulamentação (ANAC). Mas a homologação ANATEL pelo menos saiu.


Pessoal, vi que a anatel homologa TX baseados em homolagação do FCC, vi no site deles o passo a passo, etc.

Mas isso vale para comando e controle. E o FPV dos modelos, sendo 5.8GHz, está liberado?
jairbj
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 1:57 pm
Localização: Brasília - DF

Re:

Mensagem por jairbj »

jairbj escreveu:[quote:50ade89d89="andrez1nho"]Acabei de conferir meus tx de vídeo da immersionRC e não encontrei nada relacionado a nenhuma certificação, tanto na embalagem como no próprio equipamento.
Oq eu faço??

Pago os 9.000 ou jogo fora??

Quanto ao meu phantom, onde eu procuro algo relacionado a qualquer certificação??[/quote:50ade89d89]

Pois é amigo, os da vtx da immersion rc não possui "homologação fcc", para operar eles nos EUA você precisa de uma HAM LICENSE (algo como licença de rádio amador). Se não estou enganado o limite máximo para ter fcc id em 5.8ghz é de 25mw.

Os únicos vtx em 5.8ghz que encontrei que possuem FCC ID são:

Fatshark FCC edition - com potência de +- 5mw (http://www.getfpv.com/fatshark-5-8ghz-c ... itter.html)

TBS Greenhorn - com potência de 25mw (http://team-blacksheep.com/products/product:108)

Assim que tiver tempo (e dinheiro) vou fazer um teste com esse da TBS, se funcionar bem vou homologar pra mim e substituir os da immersion.

O pessoal da TBS disse que conseguiu 14.1km com esse de 25mw e uma antena de 27dbi no receptor (antena hyperlink 5827).


FlyHigh escreveu:Pessoal, vi que a anatel homologa TX baseados em homolagação do FCC, vi no site deles o passo a passo, etc.

Mas isso vale para comando e controle. E o FPV dos modelos, sendo 5.8GHz, está liberado?


Olá amigo, conforme eu mesmo já postei NESSE tópico, o 5.8ghz também pode ser homologado desde que tenha FCC ID.

A maioria dos TX 5.8ghz que eu conheço não tem FCC ID, por isso é exigido HAM LICENSE para operação dos mesmos (EUA, CANADA...).

Até agora os únicos 5.8ghz que vi que tem FCC ID são:
Um da TBS de 25mw que não me lembro o modelo.
Um da Fatshark que tem menos de 25mw. Também não me lembro o modelo.

OU SEJA: Immersion de 250, 600, Aomway, Boscam, Skyzone, ETC não dá pra ser homologado no Brasil de maneira simples, como citado no restante do tópico.
Responder