Construção Aeromodelo Yak3 com depron P3 e asa de P0

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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FernandoArt
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Mensagem por FernandoArt »

[quote:e3f01cfab1="Jorge Eloi de Almeida"]Fernando,muito bom o seu topico,seu metodo de construção e capricho na execução são estimulantes,além de que eu aprendi muito com os comentarios e orientações aqui expostos,parabens pelos modelos e coloca mais fotos aí pra gente,não esquece de postar o video do voo tambem ok? Boa sorte,grande abraço![/quote:e3f01cfab1]

Obrigado pelos créditos Jorge. O teste foi ontem, e o primeiro modelo não ficou bom, então nem cheguei a gravar vídeo. Creio que ficou com pouca área alar. Ficou instável pra caramba. tive que levar ele no dedo o tempo todo, não consegui nem trimar ele. Este segundo que estou fazendo fiz com maior área alar, e acho que vai planar melhor. Só testando mesmo pra tirar as conclusões. Não postei mais fotos pois estou com o projeto parado, dando um ar pra mente hehhe... a qualquer momento volto a postar mais sobre a construção.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Isso eu imaginei, mas deixei acontecer na prática já que sempre tem um ou outro que me contesta na teoria.
Antes de começar a construir um aeromodelo, tem que ver a carga alar dele e outro detalhe muito importante, é que desenhos em 3 vistas nunca foram e nunca serão plantas de aeromodelos, pois desenhos em 3 vistas são desenhos em escala de aviões reais e aeromodelos não podem seguir a escala real de um avião por diversos fatores.
Outro detalhe, o perfil usado, fino como queria fazer, é para velocidade, se colocar um motor que te proporcione maior velocidade, terá um bom voo.
Perfis finos sempre serão para velocidade, pois a função deles serem mais finos é de produzir menor arrasto e proporcionar maior rendimento do motor em altas velocidades.
O perfil que você usou nesse modelo parece ser aquele simétrico, sendo igual nos dois lados o que não gera nenhuma sustentação se não tiver nenhuma incidência positiva.
O arrasto de um avião nunca será constante, varia conforme a velocidade vai aumentando, lógico, aumentando o arrasto e por esse motivo é que aviões velozes tem perfis finos.
Planadores também tem perfis finos, mas olhe a envergadura deles se comparado a de um avião normal.
Para o seu modelo, um perfil NACA 2414 ou 2415 seria bom, o 2410 necessita de maior velocidade.
Uma dica que posso te dar, é sempre calcular a área alar que terá o aeromodelo para se calcular a carga alar dele e quando não se sabe calcular a carga alar, aconselho a usar o RCCalc que é um bom ajudante nisso.
Um detalhe importante, o RCClac não tem todos os perfis que usamos, ele original está bem limitado, mas se sai bem se anexarmos nele perfis diferentes, inclusive os reinolds ele calcula e encontra.
Para anexar novos perfis no RCCalc, temos que procurar na internet perfis com extensão .dat que o RCCalc aceita muito bem, já testei e deu certo.
Como se encontra perfis na internet?
Procurando da forma correta que nuca foi e nunca será em português.
airfoil database
Terão vários sites de banco de perfis em formato .dat.

Asas elípticas também são um pouco complicadas de se calcular área alar, pois temos que obrigatoriamente saber raio maior e raio menor para poder calcular e não pode ser no assim está bom que os resultados nunca serão reais e tão pouco aproximados.
Esse link abaixo ajuda a calcular a velocidade de estol.
http://adamone.rchomepage.com/calc_stallspeed.htm
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
snag
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Mensagem por snag »

[quote:9bced3f739="LaercioLMB"] Quer um bom motivo?
Por que o pessoal corta uma parte do bordo de fuga para ele não ficar tão agudo?
Para que não danifica facilmente.
[b:9bced3f739]Pronto, bordo de ataque agudo além de danificar facilmente, os amassados que se formam, causam turbulência de ar e essa turbulência nessa parte em que ocorreu o amassado, faz com que a asa não gere sustentação adequada e a sustentação que geraria, passa a ser arrasto que por sua vez, deixa o aeromodelo com algum tendência que não será nada boa.[/b:9bced3f739] [/quote:9bced3f739]

[quote:9bced3f739="LaercioLMB"] Sim, mas todo em balsa, mas se fizer em isopor, principalmente o P0, será ruim....

.... Eu expliquei o motivo de não ser bom utilizar perfil com bordo de ataque agudo em aeromodelos principalmente se forem asas feitas em isopor...[/quote:9bced3f739]

Po, Laercio, deixa de ser modesto... A gente sabe que você sabe o por quê do bordo de ataque ser arrendodado... e o colega praticamente te chamou de mestre:
[quote:9bced3f739="FernandoArt"] Poxa Laercio quanta coisa interessante hein, isso para mim é um degrau a mais no meu aprendizado como aeromodelista iniciante.
E [b:9bced3f739]creio que com esta aula que você acabou de proporcionar,[/b:9bced3f739] será de suma importância para muita gente aqui do forum.
Muito obrigado por dedicar seu tempo compartilhando tantas [b:9bced3f739]informações[/b:9bced3f739] preciosas de forma bem explicada e objetiva [b:9bced3f739]que muita gente geralmente omitiria e guardaria só pra si próprio[/b:9bced3f739]...[/quote:9bced3f739]
Não o decepcione... não guarde só pra você.. fala um pouco sobre “flow separation” , ângulo de ataque e estol...



[quote:9bced3f739="Cassiotk"]Uma explicação rapida para o uso desse perfil, é que qdo a asa atinge a velocidade do som, o ar à frente "não sabe" q a asa está chegando, então a solução encontrada é de cortar esse ar, mas não que isso seja bom para a sustentação, mas uma solução para gerar sustentação nessas condições.[/quote:9bced3f739]

Mais ou menos... Numa linguagem um pouquinho mais técnica, o termo-chave é “compressibilidade” do ar. A altas velocidades (v>0,6 mach, ou mais, dependendo do autor) o ar deixa de se comportar como fluido incompressível. Outros dois termos importantes: “onda de choque” e "wave drag”.
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rnjorge
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Mensagem por rnjorge »

Mas neste caso estaríamos usando titânio e inconel e não balsa e isopor...
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Jorge Eloi de Almeida
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Mensagem por Jorge Eloi de Almeida »

Ok Fernando,com os melhoramentos e as observancias na parte tecnica que as considerações do Laercio orientam e com seu capricho e criatividade,com certeza o segundo modelo vai ser um show e uma tetéia de voar,boa sorte e acompanhando!
Fantasma
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Mensagem por Fantasma »

Parabéns pela construção Fernando, ficou show! Infelizmente as vezes cometemos algumas falhas técnicas, mais nada que não possa ser corrigido; Estarei acompanhando as correções e na expectativa do vídeo do voo.
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FernandoArt
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Mensagem por FernandoArt »

[quote:dc0f1d2391="Fantasma"]Parabéns pela construção Fernando, ficou show! Infelizmente as vezes cometemos algumas falhas técnicas, mais nada que não possa ser corrigido; Estarei acompanhando as correções e na expectativa do vídeo do voo.[/quote:dc0f1d2391]

Minhas saudações Fantasma, e a todos que estão acompanhando o forum, fico muito grato por isso...
Com toda certeza farei um vídeo sim..
Acho que a partir de amanhã volto trabalhar nele.. e volto a fazer novas postagens aqui... :P :P :P
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