Quadricoptero não voa...

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
tchello silveira
membro
Mensagens: 784
Registrado em: Qui Dez 13, 2007 2:15 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por tchello silveira »

Desculpa a pergunta mas é que vc é novo aqui no forum, mas vc sabe o que são helices CW e CCW e que não basta mudar a rotação dos motores se a hélice não for para esta rotação ?
()S
rafaelmery
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Abr 13, 2013 5:45 pm
Localização: Manaus , AM

Mensagem por rafaelmery »

Sei sim tchello, as helices estão de acordo com a rotação dos motores.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Caro, eu tive uma experiência ruim com spinners, são muito mal feitos e introduzem muita vibração, não confio. Em vez do spinner dá para colocar porcas ? Tente.

Outro detalhe, mas não parece ser o seu problema, pelo que vi nos videos, é que o hub da hélice tem que ficar justinho no eixo do motor. Caso o buraco seja maior, deve-se instalar uns adaptadores, senão a hélice não fica centralizada.

O balanceamento das hélices tem que ser feito tanto na "vertical" como na "horizontal", como neste video: https://www.youtube.com/watch?v=e3wN2_5kXVA. Eu, porém, prefiro, em vez de lixar, ir acrescentando pedaços de fita isolante, e, no caso do hub, adiciono epoxi e depois lixo o excesso.
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

Boa tarde!

Amigo, após ver o vídeo, levantei duas hipóteses.:

1 - Peso Excessivo: qual o peso deste seu multimotor? O set (motor, hélice e esc) foram calculados para levantar tudo o que esta ali?

2 - Inversão de Hélices: não sei se foi só eu quem notei isso, mas parece que esta rolando uma "briga" ali, tem motor sugando ar e outro assoprando, ou seja, a resultante é zero e por isso ele não sai do chão.

lembre-se, hélices marcadas com "R" vão nos motores CW e as hélices marcadas com "L" ou sem nenhuma marcação vão nos motores CCW (esta regra é inversa caso suas hélices sejam da marca Graupner) e um erro comum que já vi em dois quads que peguei para dar manutenção, é que não se vira a hélice como nas asas de combate, a face escrita das pás das hélices fica sempre voltada para você quando se está olhando o multi de cima, mesmo nos motores que giram invertidos.

Vibração é um problema, mas não faria com o quad não saísse do chão, mas influenciaria diretamente na estabilidade do voo.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Pelo final do vídeo dá para ver que as hélices estão do lado certo e girando corretamente.

Parece que o quad está sem força. Qual a tensão da bateria? Qual o peso do quad?
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Outra coisa...
Pela especificação do motor, essas hélices estão pequenas para 3S.

8x4E - 22.2V / 310W / 13.9A / 1.11kg thrust
10x5E - 18.5V / 315W / 17.3A / 1,27kg thrust
11x7E - 14.8V / 260W / 17.8A / 1.05kg thrust
12x6E - 14.8V / 276W / 18.7A / 1.20kg thrust
gilaraujo
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Mar 07, 2014 12:32 pm
Localização: Varzea Grande,MT

Mensagem por gilaraujo »

amigo tive problema parecido quando montei meu quad, e so resolveu quando atualizei os escs afro para versao mais atual.
billy
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 8:37 am
Localização: Guarulhos- SP

Mensagem por billy »

Amigo, tenho um alien 560, mesmo motor, esc afro de 30A, hélice 10x5.5 e sai do chão com 40% stick, porém é com 4s.
Com bateria 3s, no mínimo tem que ser uma de 12.
Também fiquei curioso de como você fixou o motor sendo que no vídeo não vejo parafusos? Motor zerado tremer daquele jeito não é normal.
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 521
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

amigo da impressao que as helices foram montadas erradas ele parece que gruda no chão reveja isto.
rafaelmery
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Abr 13, 2013 5:45 pm
Localização: Manaus , AM

Mensagem por rafaelmery »

Obrigado pelas dicas!

Minhas suspeitas são as hélices mesmo, no vídeo em que o quad aparece sem elas, ta tudo normal, sem barulho de batidas, sem vibração. Mas ja estou usando a dicas de vocês:

1. Já pedi um adaptador para atualizar o firmware dos ESCs
2. O peso dele também estava me preocupando, vou saber o peso do quad hj. Não tenho balança em casa, vou conseguir uma com um amigo.
3. Sobre as hélices, eu ja revisei a posição delas várias vezes, e também verifiquei que quando os motores estão rodando TODAS elas sopram o vento para baixo. O problema pode ser o tamanho da hélice mesmo...
Responder