Posição de antenas de transmissor e receptor

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
RPicolo
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Mar 21, 2014 9:53 pm
Localização: São Jose dos Campos

Mensagem por RPicolo »

Bacana!!!!

Muito útil, recentemente perdi a conexão em um vôo FPV somente com 900mts e acho que tem muito a ver com a posição das antenas.

Espero que você faça outros vídeos.

Abraços,

Rene
squeiroz
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Mai 01, 2012 10:23 pm
Localização: Salvador, bahia

Posição das antenas

Mensagem por squeiroz »

Alex,
Excelente, vc sempre colaborando muito com a prática do hobby
Parabéns
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Alex, desde já agradeço sua contribuição, no entanto quando o receptor possui uma antena muito comprida o que você sugere? Pois posicioná-la na vertical se torna impossível em aeromodelos pequenos.

No meu caso utilizo o receptor parkflyer do rádio JR XG6 que possui somente uma antena com aprox 15cm.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O que importa é a que ela não passe rente a nada que gere interferência e que a ponta (sem blindagem) esteja bem posicionada. Sempre dá para esticar a antena na horizontal e deixar a ponta dela na vertical.
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Eu tenho posicionado ela somente na horizontal sempre me preocupando em mantê-la longe do ESC que é um provável gerador de ruído. Confesso que já passei por situações onde ocorreu corte no sinal por um pequeno período de tempo, talvez por não estar com a ponta na vertical. Você acha possível?
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Alex, também tenho utilizado a antena do meu transmissor posicionada em um ângulo de aproximadamente 45 graus apontando para o chão conforme recomendação da própria JR.

Ví no seu vídeo a recomendação de deixá-la apontada para cima. Mesmo contrariando a recomendação do fabricante você acredita que devo posicioná-la para cima?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Bivo, o importante é ficar perpendicular ao aeromodelo.

Citei para cima porque a maioria dos transmissores tem antena que articula para cima e para os lados.

Se a sua articula para baixo fica semelhante ao que faço com módulo externo FrSky, articulo para baixo e acaba ficando uns 30 graus em relação à horizontalao, apontando para o chão em vez de para a cabeça do piloto. O efeito é o mesmo, como a irradiação é perpenicular, nos dois casos o sinal estará indo para o modelo.

O que não dá certo é para a frente, pois o aeromodelo fica na área com menor ganho da antena, nem para o lado porque dá reflexo no chão e mata uma parte do sinal por interferência de caminhos múltiplos (multipath).
Bivo
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sáb Set 14, 2013 11:09 pm
Localização: Indaiatuba SP

Mensagem por Bivo »

Obrigado.
Avatar do usuário
GuilhermeBH
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Sex Out 03, 2008 3:27 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Posição de antenas de transmissor e receptor

Mensagem por GuilhermeBH »

Boa tarde Galera!

Não estou conseguindo assistir o vídeo, alguém poderia reenviar o link?

Muito obrigado.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Posição de antenas de transmissor e receptor

Mensagem por Abib »

Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Responder