Tensão

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Re: Tensão

Mensagem por Lívio Cardoso »

E no caso da lipo 3s??? Tranquilo???
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Tensão

Mensagem por alexcmag »

Lívio Cardoso escreveu:E no caso da lipo 3s??? Tranquilo???


LiPo 3S tem 4,2V * 3 = 12,6V de pico.

Alcalinas têm 1,6V * 8 = 12,8V de pico.

Teoricamente pode-se usar LiPo 3S, porém as alcalinas têm resistência interna maior, ao aplicar carga a tensão cai mais rapidamente.

Dependendo do regulador que o rádio usa e de quanto de tolerância há no projeto não dá problema algum. Se estiver tudo no limite, pode queimar o regulador de tensão.

Nestes casos recomendo fazer storage charge (3,8V por célula = 11,4V de pico) ou carregar como LiIon (4,1V por célula = 12,3V, já alivia 5% da potência dissipada no regulador.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
dykvig
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 2:28 pm
Localização: Piranhas

Re: Duvida em tensão

Mensagem por dykvig »

LaercioLMB escreveu:Olhou o manual do receptor?
O Manual está lá na HK, basta procurar e teria a resposta no mesmo dia da dúvida sem precisar esperar.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 148X58.pdf


Vixi, eu comprei este UBEC, que fornece somente a 6V
Imagem
E parece que o receptor só suporta 5V?
ImagemFudeu!! :|
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Tensão

Mensagem por alexcmag »

Os receptores geralmente trabalham a 3,3V e 2,5V internamente, baterias de 4 células NiCd que tradicionalmente são usadas em receptores variam de 3,2V a 5,6V, portanto receptores normalmente aceita 6V sem problemas.

Quem mais tem restrições nestes casos são os servos, apesar de ficarem mais fortes em tensão maior isto reduz a vida útil e nem todo servo aguenta 6V, procure a especificação dos servos.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Tensão

Mensagem por alexcmag »

Os receptores geralmente trabalham a 3,3V e 2,5V internamente, baterias de 4 células NiCd que tradicionalmente são usadas em receptores variam de 3,2V a 5,6V, portanto receptores normalmente aceita 6V sem problemas.

Quem mais tem restrições nestes casos são os servos, apesar de ficarem mais fortes em tensão maior isto reduz a vida útil e nem todo servo aguenta 6V, procure a especificação dos servos.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
dykvig
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 2:28 pm
Localização: Piranhas

Re: Tensão

Mensagem por dykvig »

Tudo certo;
Tudo funcionando, agora só criar coragem pra levantar voo!
Vlw senhores por sanarem minhas dúvidas! :)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tensão

Mensagem por LaercioLMB »

Só tenho uma coisa a dizer.
Colocar em sobre carga um rádio de qualidade é uma coisa e colocar em sobre carga um rádio de qualidade duvidosa é outra bem diferente.
Outra coisa, só se mede tensão de uma bateria com carga, nunca livre, pois livre, até as fontes de 12V podem chegar a mais de 16V.
Sendo assim, afirmar que uma determinada bateria sem carga tem 1.6V e calcular isso como tensão nominal é no mínimo incorreto.
Outra coisa, sabemos da qualidade duvidosa dos rádios xing ling e sabemos que podem apresentar problemas facilmente, sendo assim, fica um pouco complicado recomendar algo que supere os limites do equipamento achando que não tem problema.
Se em um rádio de ótima qualidade já não é recomendado, quem dirá em rádios de qualidade duvidosa.
Aqui não estou querendo dizer que o rádio HK é bom ou deixa de ser, só relatando o que já sabemos, pouca qualidade no equipamento.
Os rádios foram projetados para serem usados neles baterias recarregáveis Ni-Cd e não pilhas comuns e mesmo pilhas comuns de 1,5V quando colocadas em carga, não chegam aos 12V e pilhas recarregáveis Ni-Cd ou Ni-Mh são de 1,2V que somadas as 8 "pilhas" dão uma tensão final de 9,6V, um pouco longe dos 12V que são o limite do rádio e pilhas comuns de 1,5V, sejam elas alcalinas ou não, sob carga não chegam a 1,5V por pilha.
Vamos cuidar mais dos nossos equipamentos, assim evitaremos muitos problemas por perda de controle de um aeromodelo que na maioria das vezes é uma soma da má qualidade do equipamento que estamos usando, com o uso incorreto do mesmo.


Eu uso bateria Li-Po no meu rádio?
Já usei sim, mas a colocava em carga para balancear e depois em storage para deixar ela com 11,1V e assim não colocar em risco o meu rádio Futaba e ainda uso nele o pack original Ni-Cd de 9,6V que tem sido usado na maioria das vezes.
Podemos por em risco o nosso equipamento?
Isso vai da consciência de cada um.
Podemos por em risco o equipamento dos outros?
Isso vai também da consciência de cada um.


O nosso aeromodelismo tem caído de qualidade e segurança graças a consciência de alguns.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder