Será que essa Asa Aguenta??

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
chiuzuli
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 10:16 pm
Localização: São Paulo

Será que essa Asa Aguenta??

Mensagem por chiuzuli »

Olá pessoal,

Estou precisando e contando muito com a opinião de vcs em relação a uma asa que construí para o meu planador...

Seguinte estou na fase de acabamento já e conversando com um amigo que tb é aeromodelista ele levantou um tópico que até então eu não havia me atentado...

Seguinte, construí a bendita asa em isopor, chapeada com camadas de fibra de vidro numa estrutura sanduíche. Porem discutindo com ele depois quando apresentei a asa o mesmo me disse que a asa irá estourar em voo e perderei meu tão estimado e trabalhoso projeto.

A afirmação se deve ao seguinte fato... A asa foi feita de isopor em 2 partes de 1 metro, que posteriormente foram coladas com cola de isopor. Resultando em 2 m de asa para cada lado. Após essa etapa foi laminado uma longarina de fora a fora na asa com 3 camadas de tecido em cada, senda estas no intra e extradorso da referida.

Para segurar a baioneta no lugar foi inserido na asa por 35 cm um tubo de fibra de vidro. O mesmo foi resinado no lugar e está bem firme! Após isso foi colada uma nervura de compensado aeronáutico na raiz da asa para fazer a unção asa-fuselagem.

E depois de tudo isso ainda veio 3 camadas de tecido por cima e por baixo da Asa fechando-a.

A duvida é a seguinte... Não coloquei uma nervura no final desse tubo de fibra sendo que o mesmo está prensado no isopor e nas camadas de tecido da longarina e do revestimento. Meu amigo foi categórico em dizer que vai dar perda total...

Preocupado com a situação pois já estão pontas para pinturas as asas, coloquei a baioneta em cada uma e sacudi para cima e para baixo como uma maniaco e com toda minha força e o resultado foi que a estrutura nem se mexeu...

Agora preciso de vcs... O que acham? Vale a pena fazer o Maiden Flight ou realmente vai quebrar?

Me coloco a disposição para qualquer duvida que tiverem em relação a construção para se formularem melhor vossas opiniões.

Segue o esquema de como foi feita a asa.


Imagem
P-51 EP (40) -=- P-47 Gas (120) -=- P-40 Gas (140) -=- Sky Raider Mach 1 -=- Cap 232 -=- Airtronics RDS 8000, Futaba sucks!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Será que essa Asa Aguenta??

Mensagem por LaercioLMB »

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
chiuzuli
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 10:16 pm
Localização: São Paulo

Re: Será que essa Asa Aguenta??

Mensagem por chiuzuli »

Alguem poderia me explicar melhor pq a asa nao vai aguentar?
P-51 EP (40) -=- P-47 Gas (120) -=- P-40 Gas (140) -=- Sky Raider Mach 1 -=- Cap 232 -=- Airtronics RDS 8000, Futaba sucks!!!!
Responder