Câmeras CCD - Quantas linhas usar?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Deniw
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb Mar 24, 2012 9:28 pm
Localização: Manaus - Am

Câmeras CCD - Quantas linhas usar?

Mensagem por Deniw »

Olá. Estou montando um sistema FPV, vou usar o boscam rc805 e tx351 com câmera ccd para a navegação...
A dúvida é: A quantidade de linhas da câmera deixaria o sistema lento? pretendo usar uma Vms3003dn 600l (sony/intelbras).
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Câmeras CCD - Quantas linhas usar?

Mensagem por Piradrone »

Não tenha receio... Quanto mais linhas de resolução na câmera analógica, melhor... Mas para tirar proveito, o seu receptor/monitor de vídeo também tem que ser capaz de lidar com essa resolução. Mas no geral, se o receptor/monitor for de boa qualidade, uma câmera de 800 linhas pode gerar uma imagem melhor do que uma de 500. Já se o seu receptor/monitor for meia-boca, não irá ser capaz de usufruir da quantidade maior de linhas da câmera de 800. Lembrando-se que essa quantidade de linhas é sempre considerado como linhas verticais, pois a quantidade de linhas horizontais é sempre fixa e definida pelo padrão NTSC ou PAL (525 e 625 linhas entrelaçadas respectivamente).
William_RG
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Dom Set 16, 2007 5:22 pm
Localização: Rio Grande, RS

Re: Câmeras CCD - Quantas linhas usar?

Mensagem por William_RG »

Aproveitando o topico de Camera CCD..

Estou começando no mundo dos quads (sou aeromodelista) e tenho a seguinte duvida: Qual a finalidade de se utilizar uma CCD no quad se muitas vezes já se transporta outra camera ? (GoPro ou Mobius)
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Câmeras CCD - Quantas linhas usar?

Mensagem por Piradrone »

A câmera analógica (CCD ou CMOS) tem imagem em tempo real, não apresenta nenhum delay na captação e transmissão da imagem para o óculos ou monitor. As câmeras digitais (Go-Pro, Mobius, etc) apresentam um pequeno delay na geração da imagem, que pode ser maior ou menor (tipo 0,2 a 0,5s) que faz com que a pilotagem remota do multi possa ficar comprometida. Um atraso de 0,3s com o multi voando a 50Km/h significa que ele percorreu 4,5 metros entre a imagem ser captada pela lente e você vê-la na tela do óculos. Nisso o quad pode ter batido em algum obstaculo e você só descobre depois que ele tá no chão.

E como as câmeras analógicas não gravam, as digitais complementam a ação armazenando o percurso no cartão de memória. Afinal, se não existe registro, não aconteceu...kkkkk
William_RG
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Dom Set 16, 2007 5:22 pm
Localização: Rio Grande, RS

Re: Câmeras CCD - Quantas linhas usar?

Mensagem por William_RG »

Obrigado Piradrone!
c_souto
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Jul 19, 2004 12:05 am
Localização: rio de janeiro
Contato:

Re: Câmeras CCD - Quantas linhas usar?

Mensagem por c_souto »

Aproveitando a deixa sobre câmeras,
Tenho um óculos Skyzone V2 e estou pensando em usar uma
CCD HAD II

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... topway-_JM

ou uma Effio-V
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-28mm-_JM

Porém estou na dúvida se adquiro uma de 700L ou a de 800L

Alguém usa essas câmeras e pode dar uma opinião sobre.

Desde Já Agradeço!
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Câmeras CCD - Quantas linhas usar?

Mensagem por magnoudia »

Eu vou pedir uma de 1000 ou 1200l pra ver a diferença da minha atual de 700.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
c_souto
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Jul 19, 2004 12:05 am
Localização: rio de janeiro
Contato:

Re: Câmeras CCD - Quantas linhas usar?

Mensagem por c_souto »

CMOS ou CCD? Qual o modelo da camera, tem link?
ELVIS2314
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Sex Jul 12, 2013 1:18 am
Localização: RIO GRANDE, RIO GRANDE DO SUL

Re: Câmeras CCD - Quantas linhas usar?

Mensagem por ELVIS2314 »

Olá pessoal também estou com uma dúvida relativa às câmeras, sobre o sistema de cores Pal ou Ncst, quero comprar uma mini câmera da aomway e tenho que especificar se quero pal ou ncst, faz alguma diferença para nosso uso?
Responder