CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por LaercioLMB »

O Condor2 voltou, que ótimo, já o tinha como causa perdida.
Mas de fato, MDF não é uma boa, só sugeri pois vi que ele não pretende gastar muito e se sabe que fazer algo provisório é jogar dinheiro fora.
Sempre defendi que CNC fosse feita com barramento retificado, rolamentos axiais, mancais com rolamentos e fusos trapezoidais, mas sempre vinha um aqui dizer que fazia com trilhos de gaveta e que funcionavam bem e um monte de gente seguiu as dicas dele e viram os resultados precários nos cortes, onde era para ser lisinho, era cheio de rugas e ou frisos.
CNC só será em conta se for feita por nós mesmos e não comprada pronta, mas temos que ter conhecimentos técnicos para isso. Não precisamos ser engenheiros mecânicos, mas temos que saber calcular, escrever corretamente para poder digitar corretamente as pesquisas na internet e obtermos os resultados esperados.
Me lembro uma vez de alguém que me disse que se tinha resolução, teria precisão, mas nunca vi algo sair preciso feito em algo cheio de folgas, sendo assim, de nada adianta ter 50 milhões de pontos em resolução se estiver tudo cheio de folgas.
Ahhh, mas é bem pouquinha folga!!!!
Já é o suficiente para sair porcaria.
Siga exatamente o que o Condor2 te falou e seja feliz.

Acredito que esse vídeo abaixo te de alguma noção sobre construir uma CNC.
Não precisa ser exatamente igual, mas te dá noção de como funciona e o que se tem que fazer.
Desse vídeo tem muitos outros semelhantes.
Agora é com você, entrar nessa empreitada ou abandonar de vez.

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por CONDOR 2 »

Não é que voltei Laércio.

É que temos que separar o repolho do trigo.

Já ví cada CNC que mais parecia o cruzamento de um quiabo com camelo.
Editado pela última vez por CONDOR 2 em Qui Abr 30, 2015 12:10 am, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por LaercioLMB »

É Condor2, lembro perfeitamente quando eu criei um tópico aqui sobre fazer uma CNC com fusos e barramentos retificados e um sujeito que graças a Deus não existe mais, veio dizendo que não precisava tudo isso, que barra roscada e trilhos de mesa serviriam perfeitamente para o que eu queria e eu completei dizendo que queria precisão nos cortes e ele veio dizendo que resolução não tinha nada a ver com a qualidade da máquina e mais um monte de bla bla bla.
Resultado, estava ele fazendo CNC com barramento retificado e fusos pois viu as porcarias de cortes que ele fazia e jurava que não importava precisão, tinha que ter era resolução e pronto.
Parei o tópico para não continuar ouvindo tanta besteira.


Mas de fato Condor2, se queremos qualidade no trabalho, temos que fazer uma máquina com qualidade também, pois não tem como esperar que funcione bem algo que foi mal feito desde o início.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por Mauri »

Se a intenção for não gastar muito e usar a maquina apenas para corte de isopor e depron, pode sim comprar ou montar uma CNC com uma mecânica simples, com trilhos de gaveta e madeira MDF por exemplo, pois, para o corte de isopor/depron não á necessidade de grande precisão, bem ao contrario se for uma Router ou uma maquina de corte a laser.
O que importa é que a mecânica de uma hotwire seja bem montada, com bem pouca ou nenhuma folga, coisas como 1mm de folga para corte de isopor, não fazem praticamente nenhuma diferença.
Tão ou mais importante que a mecânica, é o hardware e software a ser utilizado, se pretende trabalhar cortes mais complexos, tipo arredondados e/ou com grande diferença de caminho dos braços no mesmo corte, opte por uma boa Setup, que tenha os recursos para fazer esses tipos de cortes, isso sim é muito importante.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Kvra
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Dez 29, 2009 10:02 pm
Localização: Realengo - RJ

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por Kvra »

Isso Mauri, pra que gastar um dinheirão absurdo em uma máquina ultra rápida e precisa pra cortar um kit por semana se muito.
Kvra
voar ...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por LaercioLMB »

Kvra escreveu:Isso Mauri, pra que gastar um dinheirão absurdo em uma máquina ultra rápida e precisa pra cortar um kit por semana se muito.



Até concordo com isso, mas se é para fazer, por que não fazer bem feito, ainda mais que os propósitos dele são comerciais, mesmo que ainda não admita, pois ele foi bem claro em falar em cortar para os "amigos" também.
Não podemos nos contentar com o pouco, não devemos nos nivelar por baixo, pois coisas assim limitam a nossa capacidade de evoluir.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por hermesed »

A minha primeira CNC eu fiz de MDF e corrediças. Ainda estou cortando com ela. Até vendo um ou outro aero, mas não é o meu propósito, pelo menos por enquanto.
Estou contando com minha CNC para meu plano B, quando me aposentar daqui uns 3 ou 4 anos. Até lá estou aperfeiçoando.
Estou fazendo um upgrade agora para tubos de metalon no lugar do MDF e fuso trapezoidal no lugar da barra roscada para conseguir uma área maior de corte, mas estou mantendo as corrediças, apenas usando-as "de pé".
Estou fazendo isto apenas para aumentar a área de corte, uma vez que no sistema antigo, supre minhas atuais necessidades.
Acho que o amigo que nos pergunta deve começar pelo mais simples e barato e, depois, se ver que é realmente isto que ele quer, vai melhorando aos poucos dentro das suas possibilidades.
A propósito, ainda não consegui cortar nenhum aero "torto" com a atual de MDF.....o nível de precisão é mais do que suficiente....
Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
Avatar do usuário
marcelo_akiok
membro
Mensagens: 265
Registrado em: Ter Set 24, 2013 10:16 pm
Localização: São Simão

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por marcelo_akiok »

LaercioLMB escreveu:
Kvra escreveu:Isso Mauri, pra que gastar um dinheirão absurdo em uma máquina ultra rápida e precisa pra cortar um kit por semana se muito.



Até concordo com isso, mas se é para fazer, por que não fazer bem feito, ainda mais que os propósitos dele são comerciais, mesmo que ainda não admita, pois ele foi bem claro em falar em cortar para os "amigos" também.
Não podemos nos contentar com o pouco, não devemos nos nivelar por baixo, pois coisas assim limitam a nossa capacidade de evoluir.


Laercio, concordo com você que se é pra fazer faça bem feito.
Não vejo problema algum em admitir que é pra fins comerciais... porem nesse caso não é pra fins comerciais, como eu disse e deixei bem claro, é pra uso pessoal e claro que terá uns amigos que vão pedir alguns cortes.

Só quero mesmo é melhorar meus aeros ( começando com os cortes )

Meu primeiro, aero ( e se não me engano você mesmo me deu boas dicas lá no aers ) imprimi em folhas a4 juntei e cortei com estilete....
O segundo mandei imprimir em plotter no papel cartão....
O terceiro mandei imprimir no papel cartão, levei em uma marcenaria e pedi pra cortar 2 pedaços de mdf para servir como molde, pra cortar em um arco de fio quente...

Só queria mesmo a cnc pra melhorar o trabalho, mas quero que saía perfeito, mesmo sendo pra uso pessoal, senão fico com os moldes de mdf mesmo, que alias, ficam bons.

Quanto ao vídeo... muito bom... sem gambiarras....


Grande abraço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por LaercioLMB »

Entendo você, mas temos visto principalmente asas que cortadas com cnc com folgas, mesmo que pequenas, ficam cheias de frisos no corte e esses frisos geram um arrasto muito grande na asa embora não pareça.
Por isso é que falo que se for para fazer, temos que procurar fazer o melhor que pudermos, pois se nos contentarmos com pouco, nossa ambição será sempre limitada e nossas conquistas serão sempre poucas ou ralinhas.
Se o melhor que você tentou fazer não saiu o esperado, não desanime, pois certamente saiu muito melhor do que se não tivesse buscado o melhor desde o início.
Precisamos usar peças de última geração?
Se der, usamos, mas se não der, procuremos então o que chegar mais próximo disso que esteja a nosso alcance, certamente teremos algo muito melhor no final do que teríamos se não tivéssemos nos empenhado no início.
Se não der para usar um fuso de esferas, usemos um fuso trapezoidal com bucha roscada de bronze.
Não dá de bronze?
Usemos então de nylon, certamente será muito mais eficaz do que uma barra roscada tosca e sem medida certa com uma porca de péssima qualidade com mais folga ainda.
Se consegue bons eixos retificados padrão H9 por preços bem baixos, pois usar uma barra de ferro como barramento, por mais lisa que possa parecer, irá causar vibrações no deslocamento dos rolamentos por sobre a peça e essa vibrações serão repassadas ao corte.
Usar alumínio como barramento, logo irá desgastar o preço do alumínio é muito superior ao do ferro, o que torna o ferro retificado com preço semelhante ao alumínio e com maior durabilidade.
Rolamentos lineares só pouca coisa mais caros que rolamentos comuns, mas te darão uma precisão muito maior nos movimentos com pouca diferença no preço final.
Devemos alçar voos altos e não razantes.
Podemos cair e nos estrepar?
Sim, se cair de algo bem alto, nos ferramos, mas se não caímos, voaremos muito longe e subiremos cada vez mais.
Se cairmos do razante, o máximo que conseguiremos será um esfolado na barriga, mas se não cairmos, o voo não será tão longe e logo teremos que arriscar novamente, pois o voo anterior não nos alavancou como queríamos.
Então, procure fazer o melhor que conseguir, investir o máximo que der e certamente os cortes serão sim muito melhores, pois se for para gastar um pouco e ter cortes iguais aos cortados na mão, fique com os moldes mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Pedro Guilherme
membro
Mensagens: 1916
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 12:39 am
Localização: Esteio - RS

Re: CNC router e fio quente apenas para isopor e depron, onde comprar ?

Mensagem por Pedro Guilherme »

Prezado Laercio.
Este teu desabafo sobre "aquela pessoa que graças a Deus não esta mais aqui", que para bom entendedor se trata Do Motta, demonstra a tua alegria em não ter mais de ter que debater com um "professor", um ícone do aeromdelismo no Brasil. Tu pensa que sabe tudo mas não sabe. Alias, não lembro nunca de ter visto um aeromodelo teu voando. Tu é muito papudo. Estas tuas palavras sobre uma pessoa que já se foi e que prestou muitos serviços ao aeromodelismo no Brasil, demonstram a tua inveja, quem sabe até sabendo que nunca vais chegar ai nivel "deste que já morreu". O dia que tu chegar a saber 50% do que o Motta sabia, pode te dar por satisfeito. A minha opinião é que tu gosta de aparecer, ostentar o que tu não é. Veja que dentro do site quem sabe não fica se vangloriando, apenas ensina humildemente. Que é o que te falta, humildade, aliás, mais uma coisa também, conhecimento de verdade sobre o que fala.
Responder