Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
msamorim15
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 11:09 pm
Localização: teresina, piauí

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por msamorim15 »

Grande Robert,

O engraçado é que no primeiro aviso de erro não notei nada de errado com o quadri, alem do fato dele ter iniciado a descida. Cheguei a fazer uma curva fechada e trazer ele pro mato já esperando a queda, mas voltei pro stabilize e o danado voltou a voar normal. Mas vc deve ter razão, algo soltou no ar.

Detalhe...sempre levo pro campo meu tablet e uso ele pra acompanhar o voo. Nesse dia, pra minha infelicidade, esqueci a telemetria em casa. Provavelmente o app tower teria gritado o erro e o modo land, e aí eu teria pousado com segurança.

Com calma vou analisar tudo quando estiver em casa, se você descobrir algo com o failsafe ficarei grato se compartilhar. Se eu não descobrir nada vou voltar para o fw 3.1.5.

Abs!
TREX 500E - Tarot 450 FBL V2
msamorim15
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 11:09 pm
Localização: teresina, piauí

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por msamorim15 »

Mais uma coisa...

Tenho certeza que a câmera estava gravando o voo, mas com a queda ela desligou, e pro meu azar o arquivo simplesmente sumiu do cartão. Estou achando que ao desligar ela nao fechou o arquivo. Quando estiver com um computador disponível, vou rodar algum software de recuperação de arquivos apagados no cartão sd, tenho alguma esperança do arquivo ainda estar na partição do cartão. Só não sei se conseguirei abrir o arquivo mesmo que encontre ele.

Abs
TREX 500E - Tarot 450 FBL V2
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por fernandogalha »

Guto,
Eu tive problema parecido!
A ultima placa que comprei, nao ocorreu este problema, pelo contrario eh muito estavel e todos os modos.
Eh uma placa hibrida 2.5.2 ou 2.6 com um GPS NEO 7.
Agora tambem existe um problema que esta acontecendo nestas novas versoes do firmware, a sensibilidade a campos magneticos.
Na hora de calibrar a placa cuidado com qualquer tipo de luz que tenha reator, isso da interferencia e calibra errado, embora o mission planner nao informe. Resultado vc vai voar com os sensores com calibracao errada, da lenha derenpente embora parece que tudo esta correto, mesmo nos logs.
Abc,
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por robertb »

Noooosssa Fernando, essa é nova.

eu sou meio "cético" a estas correntes de problemas que não aparece em log e são misteriosos, a galera quando não entende abre uns posts malucos na web, sem pé nem cabeça, ai a galera lê e acha que é verdade absoluta.

tenho um monte de APMs e Pixhawks, e até hoje de verdade só cai 2 vezes, nenhuma por problema de FW, uma foi um curto no sistema de leds (erro meu de montagem), e outra orelhada forte minha o quad mergulhou na piscina (acionei o stabilize com o stick do throttle quase no mínimo, ai despencou)

Pixhawk, há 1 ano estava inviável (um lixo), agora esta um show depois de limparem o código do FW, tenho colocado 2 GPS nas montagens, fica incrível, não vi nenhuma outra placa nem parecida.

Eu creio que de 3 meses para cá, os únicos relatos reais que vi registrados, foram problemas em voos autônomos, o resto me parece meio lenda.

Enfim, normalmente são falhas na montagem e/ou falhas físicas de componentes, ou motores e ESCs, que o pessoal não sabe explicar e diz que é FW.

O FW está super estável, pelo menos para mim que voo muito e com muitos quads.

tenho um que caiu na piscina com APM, bateria e tudo ligado..... e voo com ele todo fim de semana há meses... nem esse eu consegui derrubar.... qua qua qua qua

abs
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por robertb »

Guto,

se já tomou uns tombos com esses motores, esquece, fica um lixo, por mais que balancear as hélices fica ruim.

Infelizmente caiu forte, tem grande probabilidade de ter motores "tortos", não sei se é seu caso, porem fica aqui a dica.

abs
Robert
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por guto_bhz »

Fala Robert!

Já tive umas lenhas com esses motores, mas foram leves. De qualquer forma, vou tentar verificar as vibrações.
Eu tenho dois motores MultiStar MT2213-935KV, que aparentemente são a mesma coisa do EMAX GT2213-935KV. Será que da para usá-los?
Os motores são idênticos até na embalagem, mudando apenas as cores.

Onde eu consigo motores bons (que quebram o galho) e baratos aqui no Brasil para usar com 3S?
Pensei nos EMAX MT2216-810KV.

Tenho 5 encomendas da China no Brasil, mas a demora está terrível. Está extremamente desanimador comprar qualquer coisa lá fora.

Fernando, obrigado pelas dicas! Vou verificar também.

Abraços.
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por robertb »

Guto,

aqui no Brasil não sei, to meio por fora de modelo de motor, eu uso tudo de fora(Gosto muito de AX 750), mas não tenho comprado muito ultimamente.

comigo sempre que não travava AltHold, ou era relação peso potencia do quad (estava muito pesado para os motores e hélices) não creio que seja isso, ou bateria com descarga fraquinha.... essas coisas....

ou o sensor na APM mal isolado contra vento e luz (creio que isso você já conhece de trás para frente), ou ...... em 90% dos casos era vibração.....como você disse.

eu coloco a APM sempre fixada em cima de uns pads dupla face de gel (Fernando que indicou), fixados na "caminha" com amortecedores....ajuda muito, ai mesmo vibrando o que infelizmente em alguns casos é caro para arrumar..... da uma amenizada.

Outra coisa que o amigo ja percebeu, hélices de carbono são menos tolerantes a motores ruins :) , as de plastico por incrível que pareça toleram melhor.


Abs
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por guto_bhz »

Robert, com o dolar no preço que está, vai demorar munto para eu comprar qualquer coisa lá fora. rsrsrs

Por incrível que pareça, a APM que comprei (ultima compra) saiu para entrega hoje! :D Ainda faltam as encomendas mais antigas, mas está bom. Pelo menos não tributou. :mrgreen:
Vou fazer um teste com ela no Frame atual e ver o que vai dar.
Agora é conseguir um tempinho para mexer.

Para fixar a APM eu fiz o seguinte: Colei uma plaquinha de alumínio no frame usando aqueles adesivos da Gopro (3 tirinhas). Depois peguei duas tiras de espuma dupla face e fixei a APM por cima. Parecido com a fixação de Gyro em helicóptero.

Abraço.
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por robertb »

:) , eu também parei ..... com essa alta do Dolar, vou quebrar tudo que tenho primeiro.... :)

a fixação que você descreu me parece ótima, mas quando vibra muito nada segura, pois "balança" e não apenas vibra, não creio ser seu caso.....

já faz um tempo que não voo, este fim de semana vou fazer uns voos.... vamos ver, semana passada atualizei os FWs de todos os quads.... espero não ter surpresas, mas fiz rápidos testes na quadra do prédio sem problemas.

como falei a placa esta muito estável, não tem comparação com 1 ano atrás.....e depois que implementaram o PosHold a vida ficou muito mais simples... :)

A Pixhawk então é um show a parte..... no inicio fui o primeiro a criticar, agora realmente não tenho do que reclamar, estabilização perfeita, PosHold Perfeito, e fora toda a parte de voo autônomo, esta incrível.

Abs
Robert
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Re: Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Mensagem por fernandogalha »

Robert,
O que eu relati eu nao li eu vi via skype de um conhecido, e tive tb este problema.
A descoberta foi um por acaso depois de instalar e reinstalar varias vezes o firmware.
Mas vou tentar relatar o que acontece.
Quando vc calibrar com um campo eletromagnetico presente o que acontece:
O norte verdadeiro eh alterado. Vc calibra a placa, sem problema.
Algumas vezes depois de calibrado "no mesmo local da calibracao" pode aparece a mensagem " Pre Arm Check mag field". Vc sai deste local e a mensagem desaparece.
Checa-se o logs e nada tudo ok, ou melhor, nao tem informacao o porque do problema, so mostra que ocorreu.
Vai voar ele nao fica estavel no loiter, do nada ele entra no failsafe.
Solucao: limpar a placa e reinstalar em outro local sem este tipo de iluminacao(ou interferencia)!
Resultado = show, tudo perfeito.
Bom fica a diga.
Abc,
Responder