Voo com piloto automático

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Voo com piloto automático

Mensagem por John-Henrique »

Estou montando um planador para fazer fotografia aérea de áreas rurais, dai descobri que posso automatizar parte do voo com um 'piloto automático' as dúvidas são as seguintes:

Ví um vídeo onde um cara utiliza a placa kk 2.1 para fazer a estabilização do voo, que é algo ótimo para esta finalidade
https://www.youtube.com/watch?v=3KFCbe_FRwE

Disso, precisaria também marcar 'waypoints' para que o aeromodelo siga sobrevoando áreas de interesse. Para isso, preciso de um GPS, mas parece que a KK não tem isso, confere?

Qual 'auto piloto' você indica para este caso? Vi o ardupilot que pareceu ter mais fontes para consulta, mas, não custa perguntar aqui...


Aeromodelo: Moto Planador
Wingspan: 1500mm
Peso: 450 gramas
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Voo com piloto automático

Mensagem por Piradrone »

Eu comprei um planador (melhor dizendo, moto planador) Sky Climber da Nine Eagles para montar um FPV de longa distância, mas ainda não comecei a montar a eletronica nele. Pretendo usar a APM mesmo, pois creio que seja o melhor custo/benefíco no momento para vôo autônomo e estabilização no vôo.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Voo com piloto automático

Mensagem por ricardovasc »

A placa KK não oferece o recurso de piloto automático e sim um estabilizador de voo.

Te indico o ArduPilot (APM) mesmo, pois tem muitos recursos e várias configurações.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Voo com piloto automático

Mensagem por John-Henrique »

Estou dando uma olhada no ardupilot, mas acho vários que está impresso no case da placa "Arducopter" é o mesmo controlador que preciso? (para aeromodelo) Encontrei um anuncio por $34 'ARDUPILOT MEGA 2.6 Version MS' somente a placa+case+ cabos JR (macho -> macho)
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Re: Voo com piloto automático

Mensagem por guto_bhz »

Existem vários fabricantes, já que é open source.
Você tem que verificar os acessórios que acompanham a placa, $34 deve ser apenas a placa, sem GPS, Power Module, etc.

Para o que você pretende, vai precisar de um kit completo (exemplo) e muito estudo.
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Voo com piloto automático

Mensagem por ricardovasc »

Comprei minha APM com todos os acessórios no http://myrcmart.com/

Na época foi o melhor preço que encontrei já levando em conta o frete e a cotação do dólar (que já subiu bastante desde então).
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Voo com piloto automático

Mensagem por John-Henrique »

Estava pesquisando aqui e encontrei algumas informações e acabei esbarrando em 'data link' se entendi direito é a Telemetria... Dai me surgiu a duvida seguinte, vou precisar apenas destes itens? (neste momento o link citado pelo Guto_bhz está off)

Para voo autônomo
ArduPilot (placa)
Módulo GPS
Cabos

Para acompanhar (interferir no voo)
Vídeo link (FPV)
OSD
Telemetria (3DR 915MHz)
Cabos


Encontrei tudo isso por $106, mas agora fiquei em dúvida de comprar por não ter certeza se preciso de mais itens.


Obs.: Meu rádio é 6ch, com chave de 2 posições, serve?
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Voo com piloto automático

Mensagem por ricardovasc »

A placa APM trabalha com até 6 modos de voo.
O ideal seria uma chave de pelo menos 3 posições.

Comprei os seguintes equipamentos:

APM 2.6
Power Supply Module (alimenta a placa com energia "mais limpa" que os 5V providos pelo BEC do ESC)
NEO-6M Ublox/u-blox GPS Module w/ Compass (para este modelo de APM tem que ser o GPS com bússola)
Radio Telemetry Kit (escolha a frequência que melhor se adequará ao restante do seu equipamento)
Minim OSD


Eu já tinha:

vTX Boscam 400mW
rTX Boscam de 8 canais (verificar compatibilidade entre os canais de vTX e do rTX)
Google DIY Quanum
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Voo com piloto automático

Mensagem por John-Henrique »

ricardovasc escreveu:escolha a frequência que melhor se adequará ao restante do seu equipamento

Agora fiquei confuso, estudando o procedimento de 'instalação' o conjunto de telemetria vai embarcado no 'Vant' transmitindo sinal para o 'ground station' que é um receptor conectado a um notebook (por exemplo) via USB. A que você se refere quando diz "restante do seu equipamento"?
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Voo com piloto automático

Mensagem por ricardovasc »

Se você usa um sistema de long range de 433MHz no rádio e usar a telemetria de 433MHz também pode dar interferência.

Mesma coisa se usar telemetria de 915MHz e transmissor de vídeo com mesma faixa de frequência.

Apesar que você já citou que o rádio é 2.4GHz, porém ainda resta ver qual será a frequência do link de vídeo.
Responder