Dúvida sobre novas antenas para LRS

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 8:53 pm
Localização: Blumenau, SC

Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por fabianoaspro »

Olá pessoal.
Hoje tenho um Skywalker montado com um transmissor OpenLRS de 100mW e uso uma antena Nagoya no TX (do RMILEC) e uma dipolo feita por mim mesmo no SW.

Hoje já atingi 5Km de distância porém o nível de sinal estava já quase nulo, tanto que ao usar os ailerons para voltar a inclinação do SW fez a antena mudar de polarização e perder por completo o sinal por alguns segundos.

Agora estou querendo mudar a(s) antena(s) para ver se tenho um ganho melhor porém estou confuso sobre qual antena seria a melhor. Sei que o ideal era usar uma antena com ganho maior e voar em uma direção fixa para que tenha mais potência.

Alguém tem alguma ideia do conjunto de antenas que eu possa fazer em casa e que tenha um ganho de +- 7DBi para não precisar ficar reapontando a antena e tenha uma área de atuação grande?
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por Piradrone »

5Km não é mais ou menos o limite máximo para transmissor de 100mW?
fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 8:53 pm
Localização: Blumenau, SC

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por fabianoaspro »

Piradrone escreveu:5Km não é mais ou menos o limite máximo para transmissor de 100mW?


"Limite máximo" é difícil de dizer pois depende de muitos fatores. Como uso 2 antenas dipolo de apenas 2,15Dbi de ganho se eu aumentar o Dbi da antena por consequência aumento o alcance. Se não me engano a cada 3 Dbi a mais a distância dobra, mantendo-se a mesma potência (mas estreitando o "foco" de dispersão do sinal da antena).

A dúvida seria sobre qual combinação de antenas seria a melhor para poder voar para frente sem usar uma antena tracker, portanto uma antena de ganho não muito grande.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por Piradrone »

Sim, eu quis dizer limite máximo com um setup de antena básico... Agora, se você quer duplicar o alcance, você tem que quadruplicar a potência, ou seja, aumentar em 6db o sinal que chega ao receptor. Se melhorar a antena transmissora E a antena receptora em 3db cada uma, poderá conseguir um belo aumento em alcance.

Eu comprei um skyclimber para montar um FPV de longa distância, usando OpenLRS de 1W, e uma antena de 1/2 onda Rmilec, essa aqui: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... Mount.html
Mas infelizmente ainda não a experimentei o conjunto...

Essa antena é de 1/2 onda em em teoria deve ter os 3dB de ganho sobre uma de 1/4 de onda "normal". Pelo preço dela, vale a pena experimentar...
fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 8:53 pm
Localização: Blumenau, SC

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por fabianoaspro »

Piradrone escreveu:Sim, eu quis dizer limite máximo com um setup de antena básico... Agora, se você quer duplicar o alcance, você tem que quadruplicar a potência, ou seja, aumentar em 6db o sinal que chega ao receptor. Se melhorar a antena transmissora E a antena receptora em 3db cada uma, poderá conseguir um belo aumento em alcance.

Eu comprei um skyclimber para montar um FPV de longa distância, usando OpenLRS de 1W, e uma antena de 1/2 onda Rmilec, essa aqui: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... Mount.html
Mas infelizmente ainda não a experimentei o conjunto...

Essa antena é de 1/2 onda em em teoria deve ter os 3dB de ganho sobre uma de 1/4 de onda "normal". Pelo preço dela, vale a pena experimentar...


É EXATAMENTE essa antena que eu uso no meu TX! (No RX um dipolo feito em casa de 1/2 onda).
Eu não queria aumentar a potência em si agora porque meu conjunto está funcionando bem, sem interferências e não queria também investir $$$ nisso agora...
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por Piradrone »

Entendi... Bem, não sei se existe alguma antena com ganho maior que 3dB pro receptor, mesmo porque pela função que ela irá ter, ela precisa ser omnidirecional, devido aos movimentos do aero... Antenas omni não possuem ganho utilizável em relação a uma dipolo... Por falar em dipolo, você está usando ela na vertical no aero? Ou na horizontal? Porque se ela estiver montada na horizontal no aero, e o rádio estiver em posição normal (praticamente polarização vertical), pode estar ocorrendo uma boa perda por polarização inadequada (isso é tão básico que chega a ser burrice a minha perguntar).

Pode ser viagem minha, mas já pensou em montar uma yagi num suporte ou tripé? Dependendo do numero de diretores e refletores, você pode ter um ângulo de lobe relativamente amplo, não necessitando apontar exatamente para o aero, a partir de uma determinada distância.

Aproveitando a deixa, vou medir a potência do OpenLRS que eu tenho aqui. É a versão de 1W OrangeTX.
fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 8:53 pm
Localização: Blumenau, SC

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por fabianoaspro »

Piradrone escreveu:Entendi... Bem, não sei se existe alguma antena com ganho maior que 3dB pro receptor, mesmo porque pela função que ela irá ter, ela precisa ser omnidirecional, devido aos movimentos do aero... Antenas omni não possuem ganho utilizável em relação a uma dipolo... Por falar em dipolo, você está usando ela na vertical no aero? Ou na horizontal? Porque se ela estiver montada na horizontal no aero, e o rádio estiver em posição normal (praticamente polarização vertical), pode estar ocorrendo uma boa perda por polarização inadequada (isso é tão básico que chega a ser burrice a minha perguntar).

Pode ser viagem minha, mas já pensou em montar uma yagi num suporte ou tripé? Dependendo do numero de diretores e refletores, você pode ter um ângulo de lobe relativamente amplo, não necessitando apontar exatamente para o aero, a partir de uma determinada distância.

Aproveitando a deixa, vou medir a potência do OpenLRS que eu tenho aqui. É a versão de 1W OrangeTX.


Bom as duas antenas estão na vertical sim!
Estou aberto a qualquer sugestão de antena. Inclusive eu pesquisei e descobri que há uma tal de Moxon que é uma Yagi de 2 elementos com 5,75Dbi de ganho e "atuação" em 150 graus, portanto perfeita para meu uso e ainda posso continuar a usando a dipolo no RX que já tenho montado no aero!

Sobre seu OpenLRS de 1W estou bem curioso para saber qual será a distância que você conseguirá nele. O interessante que para mim, a 5Km de distância e 150m de altura parece ser o melhor possível. Quando voei a 1080m de altura a 1,5Km de distância estava muito próximo de perder o sinal, acho que porque daí o que eu precisaria era polarização horizontal.

Interessante que meu vtx/vrx de 700mW com antenas Clover Leaf apresentaram sempre imagens perfeitas, apenas a 5Km de distância é que percebi uma pequena perda de cor.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por ricardovasc »

Qual frequência do link de vídeo? 1.2 GHz?
fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 8:53 pm
Localização: Blumenau, SC

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por fabianoaspro »

ricardovasc escreveu:Qual frequência do link de vídeo? 1.2 GHz?

Sim é 1,2Ghz com um par de antenas Clover Leaf.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por alexcmag »

Seria legal patch de polarização circular, mas é meio cara.

http://www.getfpv.com/circular-wireless ... tch12.html
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder