Yak54 3D 1400mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Yak54 3D 1400mm

Mensagem por LaercioLMB »

Ao chapear a fuselagem, você estará agegando peso da cola e da estrutura já existente.
É ruim isso?
Pode nem ser, mas em aeromodelos pequenos, o fatos peso influencia muito e podemos facilmente ultrapassar o peso ideal se nos descuidarmos de algo.
Sei disso, pois já cometi esses erros, onde fiz uma estrutura varetada chapeada quando na verdade somente a chapa com algumas cavernas seriam mais do que suficiente e economizaria muita cola e trabalho.
O fato de ter somente 1300 mm de envergadura, não acho viável fazer asa baionetada, já que 1,30 m cabe dentro de qualquer carro no banco traseiro, será algo só para agregar peso.
Muitos irão perguntar se eu não sou o que mais critica aeromodelos leves e eu respondo;
Todo o aeromodelo tem um peso ideal de voo e podemos aliviar o máximo possível na construção, para podermos exagerar o máximo possível na bateria para compensar o peso que falta da fuselagem, dessa forma teremos uma ótima autonomia de voo, pois o peso da bateria conta no peso final do aeromodelo pronto para o voo.
Se exagerarmos no peso da construção, teremos que aliviar no peso da bateria que obviamente nos dará um tempo de voo muito menor.
O problema da sua fuselagem nem é torção e sim poder quebrar facilmente o grupo de cauda e se usar um depron muito espesso para chaperar, a largura da fuselagem também vai aumentar e os encaixes das asas terão que serem refeitos para compensar isso.
Como o depron é baratinho, sugiro você a fazer as laterais e o fundo da fuselagem de chapa, podendo deixar o dorso da fuselagem que podem ser de depron 2 mm chapeado com cavernas.

Veja como exemplo esse que te mostrei as fotos, era para ser um aeromodelo em balsa como o seu, asa toda varetada como na primeira guerra eram feitos, mas se eu fizesse em depron dessa forma, ficaria um grupo de cauda muito frágil, embora não parecesse.

Veja a imagem da fuselagem original.

fuselagem balsa.jpg
fuselagem balsa.jpg (39.95 KiB) Exibido 6932 vezes


Veja ela como foi adaptada para o depron.

fuselagem depron.jpg
fuselagem depron.jpg (24.18 KiB) Exibido 6932 vezes


Teve que ser adaptada para o depron, pois fiz um varetado em depron e ficou muito frágil e era um aeromodelo de 760 mm de envergadura.

Você está fazendo uma fuselagem em depron, muita coisa não precisa e nem pode ser vazada.
Essa planta que você está usando, era originalmente para um aeromodelo muito maior e usando compensado na estrutura, por isso várias peças vazadas, para aliviar peso e o depron já é muito leve e o vazado não irá te aliviar 10 g se colocar na balança tudo que retirou do depron para fazer os vazados.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Re: Yak54 3D 1400mm

Mensagem por gabrieltimm »

Então amigo,não que eu esteja desprezando o que o senhor sugeriu,muito pelo contrário,estou longe de fazer issó.
Mas vou continuar a construção do jeito que esta,a cauda da fuselagem,não está frágil,e ainda com o chapeamento ela vai dar uma boa reforçada...
Lembrando que tinhamos comentado em fazer o mesmo com balda de 1,5mm,para depois dar um bom acabamento na lixa.

Veja que nas laterais da fuselagem tem os cortes para o chapeamento,e embaixo nem precisará de chapeamento ,somente a entelagem ,com as varetas de balsa que vou substituir.
16_05_2015_14_01_36.jpg
16_05_2015_14_01_36.jpg (26.61 KiB) Exibido 6928 vezes


Então ficará:chapeamento no dorso e nas laterais com balsa 1,5mm e entelagem com as varetas de balsa embaixo...

É na asa irei fazer mais uma longarina,e reforçar com Vareta de fibra....

Muito obrigado pela grande ajuda Laercio....
O voo nao e para ser feito, e sim sentido.Radio:Turnigy 9X/Aeros:Sea 42,Escapade clone 1000mm,Diablo 3d 1000mm.Em construção : Yak54 1470mm
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Yak54 3D 1400mm

Mensagem por LaercioLMB »

A tá, você é que comentou sobre chapear com balsa.
Bom, aí a coisa muda, pois o depron está servindo apenas de caverna, nada mais.
A balsa terá maior resistência sim.
Pensei que fosse ser chapeado com depron.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Re: Yak54 3D 1400mm

Mensagem por gabrieltimm »

Não será chapeado com balsa,mais mesmo assim irei fazer o reforço na Asa.

Brigadão...

Abraço
O voo nao e para ser feito, e sim sentido.Radio:Turnigy 9X/Aeros:Sea 42,Escapade clone 1000mm,Diablo 3d 1000mm.Em construção : Yak54 1470mm
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Re: Yak54 3D 1400mm

Mensagem por gabrieltimm »

Então pessoal ,agora a noite comecei a construir o estabilizador horizontal,passei da planta para uma outra folha,e recortei as partes que serão as varetas...Usando ela como guia fui montando as Peças....


Abraço
Anexos
17_05_2015_00_44_43.jpg
17_05_2015_00_44_43.jpg (18.73 KiB) Exibido 6893 vezes
17_05_2015_00_45_07.jpg
17_05_2015_00_45_07.jpg (19.68 KiB) Exibido 6893 vezes
Aqui esta toda a parte varetada,no  Centro de toda a peça vai um pedaço de depron,que será a "mesa",que será colada na fuselagem...
Aqui esta toda a parte varetada,no Centro de toda a peça vai um pedaço de depron,que será a "mesa",que será colada na fuselagem...
17_05_2015_00_45_34.jpg (22.1 KiB) Exibido 6893 vezes
O voo nao e para ser feito, e sim sentido.Radio:Turnigy 9X/Aeros:Sea 42,Escapade clone 1000mm,Diablo 3d 1000mm.Em construção : Yak54 1470mm
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Re: Yak54 3D 1400mm

Mensagem por gabrieltimm »

Laercio,poderia me dar um ajuda aqui,fiz o cálculo para ver qual servo eu precisaria,e acho que estou fazendo algo errado.

Estou fazendo o cálculo para o aileron..Só que meu aileron não é retangular,ele tem duas larguras,mais larga próximo a fuselagem e mais estreita na ponta.Para fazer este cálculo eu precisaria tirar a largura "media" do aileron?

Ele tem 59,5 de comprimento
10 cm de largura próximo a fuselagem e 6,5 na.ponta da asa

Muito Obrigado
Abraço
O voo nao e para ser feito, e sim sentido.Radio:Turnigy 9X/Aeros:Sea 42,Escapade clone 1000mm,Diablo 3d 1000mm.Em construção : Yak54 1470mm
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Yak54 3D 1400mm

Mensagem por LaercioLMB »

Uma maneira tosca de fazer isso é calcular dois retângulos e ver a área de um triângulo.

Vamos imaginar que o seu aileron tem esse formato.



Agora terá que dividir ele em retângulos.
Esse é o primeiro retângulo



Esse é o segundo retângulo, mas note que essa ponta que sobrou é um triângulo, mas para facilitar o cálculo da área de um triângulo, o transformamos em um retângulo e o resultado da área do retângulo, dividimos por 2 e teremos a área do triângulo, pois serão dois triângulos iguais nesse retângulo.



Agora vamos para o terceiro retângulo que segue o mesmo padrão do anterior.



A ponta final do aileron você pode arredondar e fazer somente mais um retângulo e ter uma área ligeiramente maior, o que te dará um resultado nos cálculos com folga para escolher o servo correto ou ser mais minucioso e encontrar ali mais dois retângulos, o que seria desnecessário já que tem uma folga nos cálculos.
Depois é só somar as áreas encontradas e terá a área total.

Use a planta para traçar e medir o aileron e se souber usar o AutoCAD, será mais fácil, pois ele já te dá a área total com o uso de uma ferramenta de medição.

Eu uso muito o AutoCAD, mas em meu trabalho quando estou em campo, se eu não souber calcular algo, estou ferrado e nem sempre precisamos usar de fórmulas mirabolantes para isso, embora as tenhamos, mas se podemos simplificar, para que complicar.
Editado pela última vez por LaercioLMB em Dom Mai 17, 2015 10:58 am, em um total de 1 vez.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Yak54 3D 1400mm

Mensagem por LaercioLMB »

Indo para a última parte, sem esmiuçar os retângulos, teremos o último.



E somando todas essas áreas, teremos uma pequena folga nos cálculos que certamente é tão pequena que só tende a te favorecer na escolha do servo.

Se fosse algo de engenharia onde precisamos do correto, teríamos sim que esmiuçar os retângulos ao máximo, mas nesse caso, onde a folga no resultado nos dará uma margem segura para escolher o servo, não será ruim arredondar os cálculos.
Mas lembre-se, não escolha servo que capacidade inferior ao resultado mesmo você sabendo da margem segura, pois não sabe o quão vasta é essa margem a não ser que esmiúce os cálculos, mas mesmo assim, não use nada próximo inferior, sempre igual ou superior.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Re: Yak54 3D 1400mm

Mensagem por gabrieltimm »

Brigado Laercio,vou fazer os cálculos aqui.


Abraço
O voo nao e para ser feito, e sim sentido.Radio:Turnigy 9X/Aeros:Sea 42,Escapade clone 1000mm,Diablo 3d 1000mm.Em construção : Yak54 1470mm
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Re: Yak54 3D 1400mm

Mensagem por gabrieltimm »

Opa pessoal tudo bem?

Então Laercio fiz os cálculos aqui e fiquei assustado ....

Fiz o cálculo para o aileron

Área total : 627.8cm² ou 0.062m²
Velocidade 70km/h ou 19.44m/s
Área projetada : 0.062m²*Sen(45) = 0.043m²

Fd=(1.2*19.44²*1*0.043)/2 =9.75017kgf

Esta correto isso,irei precisar de um servo de quase 10kg de torque ?

Ou o seguinte,pensei assim 9.75kgf será a força aplicada no Centro do aileron,no Fd,o horn ficará a 4 centímetros do Fd,então pensei no seguinte

9.75kgf/4cm=2.43kgf

Esta certo isso ?Ou não tem nada a ver ?

Coloquei 45˚ pois como é para 3D,a angulação e grande....

No aguardo,muito obrigado
O voo nao e para ser feito, e sim sentido.Radio:Turnigy 9X/Aeros:Sea 42,Escapade clone 1000mm,Diablo 3d 1000mm.Em construção : Yak54 1470mm
Responder