Yak54 3D 1400mm
- LaercioLMB
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Re: Yak54 3D 1400mm
Mesmo para 3D não tem toda essa angulação, pois nem o servo te dará tudo isso de curso a não ser que aumente o curso usando a linkagem no furo mais distante do eixo do servo e no furo mais próximo a base do horn, aí sim terá 45° de angulação ou mais.
Ailerons usam um curso máximo de 20° para cada lado, não mais que isso e o resultado que você encontrou com 45° a essa velocidade é isso mesmo.
Baixe a angulação para 20° e veja quanta diferença.
Se deseja mesmo uma deflexão tão grande assim nos ailerons, terá que usar servos de 10 kg de torque.
em velocidade baixas de acrobacias, não precisa tudo isso, mas se entrar em um mergulho e atingir uma boa velocidade e der todo o comando de uma só vez, irá precisar sim de todo o torque disponível.
Veja como o torque de um servo não tem nada a ver com o peso de um aeromodelo como muitos pensam.
Em aeromodelos de voo de cruzeiro, como a maioria, são 15° de deflexão nos ailerons e 20° de deflexão nos profundores e leme e alguns usam até 15° de deflexão nos profundores também.
Você tem uma área grande de ailerons e por isso não precisa de uma deflexão tão grande.
O curso de um servo é de 30° para cada lado, dando o total de 60°, se você quer 45° de deflexão terá que usar servos de 90° de curso e pode ver que a maioria dos servos são somente 60° de curso, para você ver como não se usa uma deflexão de 45°.
Ao colocar o pushrod no furo mais longe do eixo do servo e no furo mais próximo da base do horn, se o servo diz suportar 1,6 kg, nessa configuração ele não suportará isso, pois o esforço será muito maior. É a física presente nesse caso.
Veja o princípio da alavanca, é assim que funciona.
Coloque 50 kg na extremidade de uma gangorra, precisará de 50 kg de força para levantar os 50 kg na outra extremidade.
Agora se você deslocar o apoio da gangorra para mais perto dos 50 kg, necessitará de menor força na outra extremidade para levantar esse peso.
Mas se colocar o apoio da gangorra mais próximo de onde fará a força para levantar o peso, precisará de muito mais de 50 kg de força para levantar os 50 kg de peso na extremidade da gangorra.
Um servo funciona da mesma maneira e se você desejar aumentar o curso do servo usando as furações dos braço e do horn, o servo irá perder força para mover a mesma superfície.
Outro detalhe, tem que ver se você não está com muita área de aileron para fazer o que deseja.
Ailerons usam um curso máximo de 20° para cada lado, não mais que isso e o resultado que você encontrou com 45° a essa velocidade é isso mesmo.
Baixe a angulação para 20° e veja quanta diferença.
Se deseja mesmo uma deflexão tão grande assim nos ailerons, terá que usar servos de 10 kg de torque.
em velocidade baixas de acrobacias, não precisa tudo isso, mas se entrar em um mergulho e atingir uma boa velocidade e der todo o comando de uma só vez, irá precisar sim de todo o torque disponível.
Veja como o torque de um servo não tem nada a ver com o peso de um aeromodelo como muitos pensam.
Em aeromodelos de voo de cruzeiro, como a maioria, são 15° de deflexão nos ailerons e 20° de deflexão nos profundores e leme e alguns usam até 15° de deflexão nos profundores também.
Você tem uma área grande de ailerons e por isso não precisa de uma deflexão tão grande.
O curso de um servo é de 30° para cada lado, dando o total de 60°, se você quer 45° de deflexão terá que usar servos de 90° de curso e pode ver que a maioria dos servos são somente 60° de curso, para você ver como não se usa uma deflexão de 45°.
Ao colocar o pushrod no furo mais longe do eixo do servo e no furo mais próximo da base do horn, se o servo diz suportar 1,6 kg, nessa configuração ele não suportará isso, pois o esforço será muito maior. É a física presente nesse caso.
Veja o princípio da alavanca, é assim que funciona.
Coloque 50 kg na extremidade de uma gangorra, precisará de 50 kg de força para levantar os 50 kg na outra extremidade.
Agora se você deslocar o apoio da gangorra para mais perto dos 50 kg, necessitará de menor força na outra extremidade para levantar esse peso.
Mas se colocar o apoio da gangorra mais próximo de onde fará a força para levantar o peso, precisará de muito mais de 50 kg de força para levantar os 50 kg de peso na extremidade da gangorra.
Um servo funciona da mesma maneira e se você desejar aumentar o curso do servo usando as furações dos braço e do horn, o servo irá perder força para mover a mesma superfície.
Outro detalhe, tem que ver se você não está com muita área de aileron para fazer o que deseja.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- gabrieltimm
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Re: Yak54 3D 1400mm
Realmente,abaixando para 20* ele cortou pela metade o esforço,e com 70km/h velocidade com que bem dizer.nunca vou utilizar para 3d,a não ser em mergulos,e tambem agora que estou treinando ainda no 3d ,eu não vou usar todo comando em um megulho... somente em velocidades baixas.
Brigado Laercio ,vou dar continuidade na construção...Mais tarde posto fotos...
Abraço
Brigado Laercio ,vou dar continuidade na construção...Mais tarde posto fotos...
Abraço
O voo nao e para ser feito, e sim sentido.Radio:Turnigy 9X/Aeros:Sea 42,Escapade clone 1000mm,Diablo 3d 1000mm.Em construção : Yak54 1470mm
- gabrieltimm
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Re: Yak54 3D 1400mm
Iai pessoal tudo em ordem ?
Bom fiquei uns dias sem postar nada,pois não pude mexer no aero,consegui fazer pouco coisa...
Terminei a empenagem só faltando a entelagem....
Abraço a noite posto mais fotos....
Bom fiquei uns dias sem postar nada,pois não pude mexer no aero,consegui fazer pouco coisa...
Terminei a empenagem só faltando a entelagem....
Abraço a noite posto mais fotos....
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- Wesley_Sniper
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Re: Yak54 3D 1400mm
Gabriel, você vai colocar alguns retalhos para reforçar as pontas dos estabilizadores?
Assim fica frágil, não?!
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- gabrieltimm
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Re: Yak54 3D 1400mm
Opa Wesley,você diz aqueles triângulos,para melhorar a união das varetas ?
Se sim,eu não usarei,pois o conjunto ficou firme e forte,mesmo nas extremidades,onde as varetas se juntam,acredito que não será necessário....
Abraço
Se sim,eu não usarei,pois o conjunto ficou firme e forte,mesmo nas extremidades,onde as varetas se juntam,acredito que não será necessário....
Abraço
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- LaercioLMB
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Re: Yak54 3D 1400mm
O Wesley tem razão, estão frágeis pois não tem encaixe, são somente colados ponta a ponta.
Se for chapeado com balsa 0.8 mm ficará bom assim, mas se não for, é conveniente que coloque uns reforços nos cantos para garantir.
Veja esse que nos cantos não usei só a varetinha, tem uma chapinha um pouco mais larga para garantir boa ancoragem na cola e veja que o sentido dos veios da madeira estão na diagonal em relação aos veios das varetinhas, justamente para garantir boa resistência.
Da forma que estão os estabilizadores, não precisará de um impacto muito forte para quebrar mesmo estando entelado.
Quer aliviar peso, use madeira de qualidade que cheia de reforços pesa menos que uma de má qualidade só varetada.
Esse leme está usando madeira Mid West e pesa somente 3g e é para um biplano na escala 1:8 com 936 mm de envergadura e será entelado com papel de seda.
Repare nos encaixes das varetas da estrutura, não são coladas face a face exceto os locais onde teriam boa área de ancoragem com a cola usada.
Se for chapeado com balsa 0.8 mm ficará bom assim, mas se não for, é conveniente que coloque uns reforços nos cantos para garantir.
Veja esse que nos cantos não usei só a varetinha, tem uma chapinha um pouco mais larga para garantir boa ancoragem na cola e veja que o sentido dos veios da madeira estão na diagonal em relação aos veios das varetinhas, justamente para garantir boa resistência.
Da forma que estão os estabilizadores, não precisará de um impacto muito forte para quebrar mesmo estando entelado.
Quer aliviar peso, use madeira de qualidade que cheia de reforços pesa menos que uma de má qualidade só varetada.
Esse leme está usando madeira Mid West e pesa somente 3g e é para um biplano na escala 1:8 com 936 mm de envergadura e será entelado com papel de seda.
Repare nos encaixes das varetas da estrutura, não são coladas face a face exceto os locais onde teriam boa área de ancoragem com a cola usada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- gabrieltimm
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Re: Yak54 3D 1400mm
Pois é,eu ia chapear toda a empenagem,mais vi que muita gente faz somente com as varetas e depois somente entela por cima,como eu ia chapear,não ia utilizar os reforços,mais depois que o Wesley tinha perguntado,corri atrás e vi que fazem tudo varetado depois entalado,e acabei mudando de rumo.....Decidindo por somente varetar......
Segunda vou pegar a madeira e fazer estes reforços....
Muito obrigado Wesley e Laercio....
Segunda vou pegar a madeira e fazer estes reforços....
Muito obrigado Wesley e Laercio....
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Re: Yak54 3D 1400mm
Iae pessoal tudo em ordem ?
Bom estou demorando para postar novidades na construção pois os dias estão corridos e não estou conseguindo mexer no mesmo.....
Mais consegui fuçar nele,em poucas coisas.Iniciei chapeamento,e aos poucos estou progredindo....
Fiz o chapeamento até agora com balsa de 1,5mm... Para poder dar um bom acabamento na lixa....
Para as partes mais curvas,estou utilizando uma técnica que vi aqui no e-voo,de cortar filetes de balsa de 1cm e assim ir colando filete por filete .... E após lixar,fica um ótimo acabamento.
Como disse estou evoluindo aos poucos,e de pouco em pouco vou postando as fotos....
Abraço pessoal,e dêem dicas e criticas ...
Bom estou demorando para postar novidades na construção pois os dias estão corridos e não estou conseguindo mexer no mesmo.....
Mais consegui fuçar nele,em poucas coisas.Iniciei chapeamento,e aos poucos estou progredindo....
Fiz o chapeamento até agora com balsa de 1,5mm... Para poder dar um bom acabamento na lixa....
Para as partes mais curvas,estou utilizando uma técnica que vi aqui no e-voo,de cortar filetes de balsa de 1cm e assim ir colando filete por filete .... E após lixar,fica um ótimo acabamento.
Como disse estou evoluindo aos poucos,e de pouco em pouco vou postando as fotos....
Abraço pessoal,e dêem dicas e criticas ...
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Re: Yak54 3D 1400mm
Pessoal finalizei o chapeamento da fuselagem,e comprei o vinil,nas cores vermelho,Branco e Preto.Gostaria de pedir algumas sugestões de entelagem que vocês acham bacana.....
Amanhã posto fotos da construção.....
Abraço
Amanhã posto fotos da construção.....
Abraço
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Re: Yak54 3D 1400mm
Bom pessoal,achei alguns grafismos que achei muito bonito,e gostaria de compartilhar com vocês ,e também gostaria que o pessoal opinassem na escolha deles,se puder e claro....
Seriam esses três os principais que escolhi,mais aceito mais sugestões....lembrando que os que são verdes,a parte verde será trocada por vermelho.....
Aguardo,abraço
Seriam esses três os principais que escolhi,mais aceito mais sugestões....lembrando que os que são verdes,a parte verde será trocada por vermelho.....
Aguardo,abraço
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