RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, desenterrando um tópico, mas que tem feito muita falta atualmente, já que muitos perguntam ao invés de procurar, descobri como aumentar a gama de perfis no rc calc para poder ser utilizado por aqueles que utilizam perfis diferentes do tão comum Clark Y.
Dentro da pasta onde está instalado o rccalc, tem uma pasta chamada airfoil e lá, todos os perfis estão em arquivos .dat.
Aqui tem um site de perfis que encontrei simplesmente digitando no buscador a frase "airfoil database", pois no aeromodelismo a maior parte das coisas que desejamos encontrar, está em inglês e não em português e se digitarmos em português, dificilmente encontramos algo ou pouco encontramos.
Bom, um dos sites que encontrei foi esse;
http://m-selig.ae.illinois.edu/ads/coord_database.html
Bem completo mesmo e tem os perfis em .dat para o rccalc e em gif para você ver o desenho do perfil que pode ser usado como molde se ampliado ou reduzido para a medida desejada.

Fiz testes e o rccalc calcula os reinolds conforme as coordenadas do perfil e deu certo, mas sempre escolham a polar do perfil que mais chega perto aos reinolds mostrados no campo, para os resultados serem o mais reais possíveis e terão um ótimo software para calcular empuxo, velocidade de estol, velocidade segura e velocidade de cruzeiro para terem uma real ideia de que o conjunto motor e hélice darão realmente o que o aeromodelo necessita que não é somente empuxo.


Para terem uma noção dos rpms , terão que usar o drive clac ou calcular o kv do motor dando uma margem de 75% para dar noção de motor com carga (hélice).
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por Diego Costa »

Tópico muito útil, me ajudou bastante quando tentei ingressar no aeromodelismo, e está ajudando de novo no meu "retorno".

Inclusive simulei meu Piper (que está pra chegar, já foi postado nos correios), estou me desafiando à conseguir manter o modelo com até 1kg RTF, pois estarei dentro do limite para ter um vôo mais escala. Cheguei a calcular com 1,2Kg e os resultados foram satisfatorios, ficou com 30g/dm²

Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por ricardovasc »

LaercioLMB escreveu:..., mas sempre escolham a polar do perfil que mais chega perto aos reinolds mostrados no campo, para os resultados serem o mais reais possíveis...


Como sei qual Polar do perfil?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por LaercioLMB »

ricardovasc escreveu:
LaercioLMB escreveu:..., mas sempre escolham a polar do perfil que mais chega perto aos reinolds mostrados no campo, para os resultados serem o mais reais possíveis...


Como sei qual Polar do perfil?



Procure a que mais ficar perto dos reynolds.
Exemplo, se os Reynolds são 151000, procure a Polar que mais chegar perto, vamos supor 149000.
Ao selecionar uma polar, os Reynolds vão mudar e veja se não tem outra polar mais próxima e vá selecionando até ficarem o mais próximos possível.
Os Reynolds estão abaixo do peso do aeromodelo.
Um detalhe, não conte como envergadura a parte da asa que fica na fuselagem, pois ali ela não gera nenhuma sustentação, o que faz aumentar a carga alar, pouca coisa, mas aumenta e é preferível ter resultados de sobra do que de falta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por ricardovasc »

No caso eu tenho que saber quantos Reynolds o perfil da asa tem, certo? Como faço pra obter os Reynolds de um kit de aero que venha a comprar?

Essa parte da asa que fica na fuselagem eu já retirava dos meus cálculos, pois foi uma das coisas que aprendi logo que entrei no hobby com um aeromodelista aqui.
De toda forma fica a informação registrada para ajudar mais pessoas.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por ricardovasc »

Diego Costa escreveu:Tópico muito útil, me ajudou bastante quando tentei ingressar no aeromodelismo, e está ajudando de novo no meu "retorno".

Inclusive simulei meu Piper (que está pra chegar, já foi postado nos correios), estou me desafiando à conseguir manter o modelo com até 1kg RTF, pois estarei dentro do limite para ter um vôo mais escala. Cheguei a calcular com 1,2Kg e os resultados foram satisfatorios, ficou com 30g/dm²



Só pra ficar mais preciso, você deve seguir o que Laércio acabou de citar, retirar da envergadura a parte da asa que fica na fuselagem.

E outra coisa que ele também já falou inúmeras vezes aqui no fórum, aeromodelo não necessariamente tem que ser o mais leve possível.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por LaercioLMB »

ricardovasc escreveu:Só pra ficar mais preciso, você deve seguir o que Laércio acabou de citar, retirar da envergadura a parte da asa que fica na fuselagem.

E outra coisa que ele também já falou inúmeras vezes aqui no fórum, aeromodelo não necessariamente tem que ser o mais leve possível.


Verdade Ricardo.
Sei que tem gente que dá preferência para aeromodelos o mais leve possível, fica a gosto de cada um, mas também sabemos que aeromodelos com envergadura de 1600 mm, geralmente tem peso pronto para o voo aproximadamente de 2800 g.
Ahh, mas é glow.
Uma coisa não tem nada a ver com outra, pois todo o peso retirado do motor glow, do combustível e dos reforços da estrutura, poderão ser recolocados em forma de bateria, o que nos dará muuuuito tempo de voo e não somente aos 10 minutos que a maioria consegue, isso quando consegue, isso sem falara na capacidade de planeio do aeromodelo que aumenta muito o que nos faz economizar mais bateria ainda.
Está certo que aeromodelo pesado demais é ruim, concordo 100% com isso, mas leve demais, só se for para indoor, onde não tem vento.
Um aeromodelo leve demais exige mais motor para voar contra o vento e fica mais suscetível as rajadas de vento, que o tira facilmente do trajeto, principalmente na hora do pouso, além de deixar o modelo mais arisco.
Todo aeromodelo tem um peso ideal para cada tipo de voo e se for um asa alta, poderá ter tranquilamente 1600 g de peso final pronto para o voo.
Existe uma grande diferença entre um aeromodelo voar e um sair do chão e só os que já tiveram um aeromodelo voando nas mãos é que conseguem saber a diferença, pois aqueles que sempre só tiveram um aeromodelo que sai do chão, acham que é voar.

Um exemplo que eu posso dar, é de um aeromodelo que eu fiz, igual ao Ugly Stick que tem 1200 mm de envergadura. A maioria faz o Ugly Stick desse tamanho com 450 a 600 gramas e se chegam em 700 g, um monte vem dizendo que está pesado demais.
O meu tem 1200 mm de envergadura e pesa aproximadamente 1235g, não lembro exato agora, pois não pesei mais ele já que não há necessidade disso e voa muito bem, tem um ótimo planeio tanto é que já fiz pouso com ele sem motor por ter acabado a bateria e o ESC cortado o motor, me deixando somente os comandos dos servos.
Se ele fosse com 450 ou 600 gramas, teria que pousar ele onde estivesse, pois não teria como eu fazer aproximação e trazê-lo para a pista e pousar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por LaercioLMB »

ricardovasc escreveu:No caso eu tenho que saber quantos Reynolds o perfil da asa tem, certo? Como faço pra obter os Reynolds de um kit de aero que venha a comprar?

Essa parte da asa que fica na fuselagem eu já retirava dos meus cálculos, pois foi uma das coisas que aprendi logo que entrei no hobby com um aeromodelista aqui.
De toda forma fica a informação registrada para ajudar mais pessoas.


Nesse caso terá que saber qual é o perfil usado nesse aeromodelo que comprou o kit, colocar o perfil no rc calc e fazer a mesma coisa, igualar o máximo possível os Reynolds com a polar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por Diego Costa »

Ricardovasc e Laercio, concordo plenamente com vcs,

Quando falei do "desafio de deixar o mais leve possivel" é no quesito de não perder a caracteristica de vôo mais lento, nem exceder a carga alar tida como "ideal". Como li em outro topico, acho que foi até uma frase do proprio Laercio ou do Alexmag, não lembro ao certo, onde disseram que um aero muito leve tem pouca penetração, ou seja, nem sempre "aeromodelo leve" é sinal de "bom vôo". Enfim, apenas quero esclarecer que não entrei na paranoia de querer "um aero de 2 metros porém mais leve que um pardal" :-P

Já no caso do asa-baixa que quero montar, por exemplo, pretendo que tenha um voo lento pra praticar no inicio, mas também posso "reforçar" o aero depois, o que consequentemente ficará mais pesado e com vôo mais critico, e modificar a parte elétrica dele de modo a deixa-lo mais rápido e "esporte" :mrgreen:

PS: como ainda não estou com o aero na mão pra ter as medidas exatas, fiz esses calculos apenas em carater experimental, até pq ainda tenho que fazer os calculos pra ver quais servos utilizar, o material pra linkagem, enfim. Com certeza vou dar referencia à um servo mais pesado porém adequado ao projeto, do que usar um "servinho" que trave durante o vôo ocasionando uma lenha, então peso é o de menos, apenas quero ter o controle pra não exceder o peso e nem deixar leve demais :)

Agradeço as sugestões e dicas, aprendi mais um pouco, e com certeza me lembrarei disso durante a construção do aero :)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por LaercioLMB »

Concordo com você Diego, pode fazer o que achar melhor, a escolha é sua, só não esqueça que o que determina a velocidade de voo de um aeromodelo não é somente o peso dele.
Você faz um aeromodelo X que tem um peso Y isso te dá um arrasto Z.
Você retira tudo o que pode de dentro do aeromodelo para deixá-lo mais leve, diminuiu a carga alar, diminuiu com isso a velocidade de estol, mas não diminuiu o arrasto gerado pela construção, ou seja, a força contrária de arrasto está mais próxima do peso final do modelo, o que irá frear o aeromodelo aerodinâmicamente falando, pois ao tirar motor, a velocidade de planeio cai rapidamente, issos em mencionar o fato de que o arrasto muito próximo ao peso do aeromodelo, o desestabiliza e o que era para ser um voo lento e agradável, se torna um voo tenso, cheio de correções.
Se quer um aeromodelo que seja capaz de voar bem lento, existem aeromodelos para isso, em que a velocidade de voo é muito lenta.
Querer deixar um aeromodelo asa baixa lento para facilitar pilotar, não é uma boa ideia, pois não é a velocidade que deixará mais fácil ou mais difícil e sim o tipo de modelo em questão.
O que te faz ter um aeromodelo fácil de pilotar é o modelo dele e não o peso ou velocidade, ainda mais em se tratando de um asa baixa em que a facilidade de se auto estabilizar é bem menor do que um asa alta.

Um exemplo simples que te dou de estabilização de um asa alta e um asa baixa.
Pegue uma vassoura e a segure no cabo de forma a deixá-la pendurada e mova a mão para os lados, verá que a vassoura tende a se equilibrar sozinha. É a sua mão fazendo o papel da asa e a vassoura da fuselagem.
Agora pegue essa mesma vassoura e apoie sobre a mão e tente equilibrar ela, você consegue, mas com muitas correções. é novamente a sua mão fazendo o papel da asa em baixo e a vassoura de fuselagem em cima.


Cada modelo tem uma velocidade ideal para se manter estável e voo perfeito, não será diminuindo a velocidade dele que conseguiremos manter a estabilidade dele e se você quer um voo lento para treinar, significa que ainda não está com todas as manhas de um piloto, tendo que aprender mais um pouco com os asa altas.
É como eu quando retornei ao aeromodelismo depois de alguns anos afastado, eu pilotava até CAP 232, mas quando retornei, iniciei com um asa baixa escala e vi logo que meu dedo não acompanharia o aeromodelo.
O que eu fiz? Construí um aeromodelo asa alta também escala que me desse novamente a capacidade de estar apto a controlar um asa baixa.
Eu não tentei fazer o asa baixa voar mais lento para eu pegar o jeito, eu fiz um aeromodelo que me desse a capacidade de controlar novamente um asa baixa sem medo.

Mas, são somente dicas e conselhos, a decisão é sua em seguir ou não.

Mas vamos deixar esse assunto para o seu to´pico de construção, aqui é sobre o rc calc e estamos desviando muito o asunto principal.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder