Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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LaercioLMB
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Bom Mauri, não tenho o que discordar de você sobre isso.
Mas pode notar que as varetas só evitarão de quebrar quando o depron ressecar com o tempo (se durar até lá :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ), mas não evitaram o flutter e em uma área bem maior, a velocidade pode ser menor para gerar o flutter, por isso é que eu sugeri os stays e não simplesmente as varetas internas.
Em aeromodelos menores acho até válido, mas em aeromodelos maiores fico com um pé atrás e na dúvida, prefiro não arriscar, tanto é que tem biplanos que tem dois stays nos estabilizadores, como o P-3 e o F6C.

Curtiss_P-3_Hawk_in_flight_with_ring_cowl_060831-F-1234P-013.jpg
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curtiss_f6c.jpg
curtiss_f6c.jpg (29.74 KiB) Exibido 11058 vezes


Mas, o que eu digo são apenas dicas e não leis, segue quem as achar viáveis.
só dou dicas do que eu faria para obter segurança que no meu ponto de vista, seja mais eficaz. Veja bem, pelo meu ponto de vista.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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rnjorge
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por rnjorge »

Laercio:

Completamente "off topic" mas...

Como fez as calotas?
Ricardo Jorge
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Diego Costa
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Mauri escreveu:

Olá Diego,

Desculpe, não tinha reparado essas perguntas nesse post ainda por isso não o respondi, vamos lá: A asa do protótipo desse kit ficou um bom tempo com uma bateria de 2.5 quilos em cima e não sofreu nenhuma quebra ou deformação, veja a foto:
Coloque sim um pequeno pedaço de vareta na linha do horn, irá ajudar a dar um reforço melhor a essa área, procure também colocar o servo no meio do aileron, assim exercerá os movimentos mais simetricamente.

Depois coloque uma foto dessa cantoneira que comentou para que possa dar uma opinião melhor ok!

Abrs.


Tranquilo, Mauri, é paranóia minha mesmo, tenho é que parar com isso, se não daqui a pouco vou travar a asa na fuselagem com "durepox" ao inves de elasticos hahahaha

Sobre a cantoneira, é uma barra de 3mt. A foto está ruim, mas creio que dá pra ter uma boa noção. Talvez seja possivel usar até no Piper, mas no Cessna é praticamente certeza que dá pra usar, pois o trem de pouso é mais curto e não afetaria a resistencia, além de que seria bem mais fácil manusear o aluminio e fazer a furação pro eixo da roda.

PS: as balanças que comprei ainda não chegaram, assim que possivel informarei o peso x medidas da cantoneira de aluminio



Mauri escreveu:Diego,

Assim como disse o Laércio,o método que esta usando para escalonar e saber as medidas dos acessórios esta correto, nesse modelo eu usei Spinner de 45 mm e rodas de 50 mm, faça seus cálculos ai e depois nos diga se é isso mesmo ou pelo menos próximo ok!


Vlw Mauri, vou verificar isso certinho e posto aqui depois :)

LaercioLMB escreveu:Mas pode notar que as varetas só evitarão de quebrar quando o depron ressecar com o tempo (se durar até lá :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: )


O que vc quis dizer com isso??? :roll:

Espero que meu aero dure tempo suficiente pra eu completar a frase "ih, ferrou" hsuahsauhsuahsuahsa :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
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LaercioLMB
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Diego Costa escreveu:
Vlw Mauri, vou verificar isso certinho e posto aqui depois :)

LaercioLMB escreveu:Mas pode notar que as varetas só evitarão de quebrar quando o depron ressecar com o tempo (se durar até lá :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: )


O que vc quis dizer com isso??? :roll:

Espero que meu aero dure tempo suficiente pra eu completar a frase "ih, ferrou" hsuahsauhsuahsuahsa :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Foi só uma brincadeira tendo como base muitos aqui que se dizem pilotos, mas o aeromodelo não dura nem 3 meses :lol: :lol: :lol: :lol:
Nada contra você, pois tens demostrado muito empenho em fazer as coisas o que mostra uma diferença muito grande em você sobre muitos que dizem que "sabem" pilotar um aeromodelo.


Completando com uma forma construtiva a uma frase que muitos usam de forma errada; Voar é uma arte, pousar faz parte.


Não se preocupe que acidentes podem acontecer, principalmente quando nãos e toma nenhum cuidado com o excesso de confiança, mas vejo que você faz as coisas com cautela e isso é muito bom no aeromodelismo.
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Diego Costa
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

LaercioLMB escreveu:
Foi só uma brincadeira tendo como base muitos aqui que se dizem pilotos, mas o aeromodelo não dura nem 3 meses :lol: :lol: :lol: :lol:
Nada contra você, pois tens demostrado muito empenho em fazer as coisas o que mostra uma diferença muito grande em você sobre muitos que dizem que "sabem" pilotar um aeromodelo.

Completando com uma forma construtiva a uma frase que muitos usam de forma errada; Voar é uma arte, pousar faz parte.

Não se preocupe que acidentes podem acontecer, principalmente quando nãos e toma nenhum cuidado com o excesso de confiança, mas vejo que você faz as coisas com cautela e isso é muito bom no aeromodelismo.


Eu sei que foi brincadeira :lol: :lol: :lol: :lol:

De fato, existe uma grande diferença entre sair do chão e voar, e já vi muitos vídeos onde o aero caiu 2 segundos após a decolagem, seja por problemas no proprio aero, servo invertido, ou por "dederência" do piloto. Esse é um dos motivos que decidi por montar um aero de "baixo custo" porém de qualidade, depois dos videos dos Cessnas do Mauri e do Benites tenho certeza que se o meu não voar a culpa será minha hahahahaha :mrgreen: .

Muitos dizem que lenhar é normal no começo, mas eu discordo, com um bom aero e um bom instrutor acredito que dá sim pra voar direito e fazer o aero durar mais do que 3 meses. Até falei pro Mauri por email, que pretendo montar o aero com a qualidade que ele merece, to tentando, vamos ver se consigo bons resultados :)

Como falei em outro tópico, agradeço a todos pela paciencia, embora meus questionamentos sejam sobre coisas "bobas", tipico de iniciante, vcs tbm tem dedicado grande empenho em me ajudar, isso tem sido muito importante. Obrigado á todos :D
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Diego Costa
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Deixando um pouco às dúvidas de lado, falando agora sobre a montagem, algumas coisas que defini mas que podem ser alteradas no decorrer da montagem:

- No Cessna manterei o motor Emax 2215/20 (1200Kv), e utilizarei helice tripá GWS HD9050. Penso em adquirir tbm um 2215/25 com hélice tripá 10x6, mas apenas á nivel de teste, pois acredito que a 9x5 me atenderá bem. Como o Piper está em segundo plano ainda não defini otorização/hélice pra ele.

- Reforço no estabilizador vertical e horizontal com vareta de fibra no Cessna. No Piper, além das varetas adicionarei o stay, até por questões de segurança e pra deixar mais "escala".

- Seguindo a dica do Mauri de colocar o horn no meio do aileron pra realizar o movimento mais simetricamente, penso em colocar algum tipo de "reforço" em balsa na asa, bem no ponto onde vai preso o montante (é esse nome mesmo??) pra facilitar a montagem/desmontagem, e utilizar esse mesmo reforço pra acomodar o servo que acionará o aileron. Obviamente, terá um servo de cada aileron, ligados com cabo "Y". Farei isso em ambos: Piper e Cessna.

- Pra conexões de profundor/leme nos estabilizadores, bem como Aileron na asa, encontrei pequenas dobradiças proprias para essa finalidade.

- Trem de pouso e montantes talvez utilizarei um aluminio bem fino e leve, porém bem resistente, mais fácil pra moldar e fazer os furos pra fixação.

Por enquanto é isso. Anida não comecei a montagem por não ter todos os materiais em mãos, mas já estou planejando como pretendo fazer a montagem, e com a ajuda da (balança que ainda não chegou) manter o controle sobre peso do aero :-)
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Atualizado no primeiro post: O Cessna 182 acabou de chegar :D Agora é partir pra montagem. A bancada que tenho já está sendo desocupada pra dar espaço aos aeros.

Vlw mais uma vez, Mauri, o kit é muito bom e veio em perfeitas condições :D :D :D :D
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Mauri
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Mauri »

Fala Diego,

Fico feliz que tenha gostado também do kit do Cessna e que o mesmo tenha chego em perfeitas condições por ai. :wink:

Se me permite, vou deixar aqui alguns pitacos sobre o que você já definiu até agora ok!

- Já estou planejando como pretendo fazer a montagem, e com a ajuda da (balança que ainda não chegou) manter o controle sobre peso do aero :-)

Ter o controle do peso durante a montagem de um aeromodelo é muito importante, principalmente em se tratando de elétrico, um dos motivos é que, ao contrario do aeromodelo Glow, que começa seu voo mais pesado e tem seu peso diminuído por causa do tanque de combustível que vai baixando o nivel, os aeros elétricos começam e terminam o voo com o mesmo peso, porem sua potencia vai diminuindo e se tem um modelo muito pesado poderá ter problemas como um voo critico e arisco, como pouca autonomia entre outros..

- Trem de pouso e montantes talvez utilizarei um alumínio bem fino e leve, porém bem resistente, mais fácil pra moldar e fazer os furos pra fixação.

Precisa ver o tipo de alumínio, dependo se for aquele comum não servirá, pois ele entorta com facilidade, teria que ser aquele especial que esqueci o nome agora ou então tente fazer com arame de aço de 3 mm o do Cessna, e o do Piper, se quiser que fique mais parecido com o real, teria que mandar fazer-lo pois para ter o formato do real tem que ser soldado, depois é só encapar aquele triangulo com balsa ou mesmo depron, segue a foto abaixo do tp que utilizei no meu,feito com arame de aço de 2.5 mm, ficou extremamente leve e resistente, e evidentemente fazer uma base de compensado na parte inferior da fuselagem para encaixar o tp.



- Pra conexões de profundor/leme nos estabilizadores, bem como Aileron na asa, encontrei pequenas dobradiças próprias para essa finalidade.

Precisaria ver bem essas dobradiças que pretende usar, nos meus aeros e nos kits raramente faço uso de dobradiças, como eu sempre os entelo com fita durex larga colorida ou mais comumente com vinil, o próprio material da entelagem já faz a função (e muito bem) das dobradiças, claro que isso não é lei, poderá ser tentado outros meios, é que eu me adaptei tão bem a esse método e sempre com bons resultados tanto no acabamento como em funcionalidade que eu sempre recomendo isso.
Tem outro problema também em relação ao uso de dobradiças nesses kits, principalmente nos ailerons, porque os seus cortes são como no desenho abaixo:



Faço assim porque alem de manter o desenho original do perfil ainda facilita na hora da entelagem, começando a entelar primeiro pela parte de cima da asa e depois dobra-se o aileron para cima quebrando a parte fina de isopor e é feito a parte de baixo, um bom exemplo poderá ser visto por exemplo neste tutorial que segue, esta bem explicado e com muitas fotos:

viewtopic.php?f=1&t=165055

- Seguindo a dica do Mauri de colocar o horn no meio do aileron pra realizar o movimento mais simetricamente, penso em colocar algum tipo de "reforço" em balsa na asa, bem no ponto onde vai preso o montante (é esse nome mesmo??) pra facilitar a montagem/desmontagem, e utilizar esse mesmo reforço pra acomodar o servo que acionará o aileron. Obviamente, terá um servo de cada aileron, ligados com cabo "Y". Farei isso em ambos: Piper e Cessna.

Por favor defina melhor "montante da asa" seria bom nesse ponto seguir o tutorial do Cessna a risca onde foi feito um bom, leve e resistente apoio ao pino central da asa costurado nas varetas de reforço, bem como a base na fuselagem onde se encaixará o pino, infelizmente nesse tutorial não tem mais fotos e detalhes sobre o suporte de compensado que deve ser feito para prender com um ou dois parafusos a asa próximo a parte central do bordo de fuga, mas quando estiver próximo de fazer essa parte me avise que eu te mando umas fotos de um outro kit que servirá bem como exemplo.

- Reforço no estabilizador vertical e horizontal com vareta de fibra no Cessna. No Piper, além das varetas adicionarei o stay, até por questões de segurança e pra deixar mais "escala".

Boa... Faça ambas as coisas, alem de deixar com um item escala e funcional a mais ainda reforçará estruturalmente essas partes com as varetas inseridas no depron.

- No Cessna manterei o motor Emax 2215/20 (1200Kv), e utilizarei helice tripá GWS HD9050. Penso em adquirir tbm um 2215/25 com hélice tripá 10x6, mas apenas á nivel de teste, pois acredito que a 9x5 me atenderá bem. Como o Piper está em segundo plano ainda não defini otorização/hélice pra ele.

Eu já voei com um tucano de 120 cm de as com um 2215-20 com uma helice 9x5x3 Gws e ficou muito bom, também experimentei com uma 10x6 GWS e gostei do resultado, em ambos os casos usei uma 3s 2200 mAh 30C.

Ufa.. cansei de digitar.. rsrsrs..

Abrs.
Mauri
http://www.proaeromodelos.com.br
Editado pela última vez por Mauri em Seg Jun 08, 2015 9:17 am, em um total de 1 vez.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Fala Mauri :-)

Vou aproveitar pra responder à vc seguindo seu método hahaha


Ter o controle do peso durante a montagem de um aeromodelo é muito importante, principalmente em se tratando de elétrico

Em vários casos, vi pessoas buscando o menor peso possivel, e também quem exagerou no peso. Quero deixar num "meio termo", li em alguns topicos sobre a "penetração" do aero em relação ao peso, onde o ar pode frear o aeromodelo no ar ao inves de permitir o planeio (caso falte motor, por exemplo), por isso que não iniciei nem a montagem do Piper enquanto esperava o Cessna, comprei a balança antes do Cessna e ela ainda não chegou :-P

Precisa ver o tipo de alumínio, dependo se for aquele comum não servirá, pois ele entorta com facilidade, teria que ser aquele especial que esqueci o nome agora

Seria o que chamam de Aluminio Naval? Acho que foi esse o termo que já li aqui pelo forum. O retalho que peguei não consegui entortar "à mão", e era uma peça relativamente pequena. No caso do Cessna especificamente, to considerando os 750g que ficou o do Benites como referencia, o trem de pouso é "curto", então creio que o aluminio não sofrerá muito com o peso do aero (falando especificamente do Cessna)

Quando falo do trem de pouso ser mais curto, penso naquela questao da fisica (que não sei explicar em termos corretos), que fala sobre o "pincipio da alavanca". Considerando a resistencia do aluminio e o tamanho do trem de pouso, creio que o peso do aeromodelo não será capaz de "deformar" o aluminio. Em tempo, mais uma vez vou depender da balança, quero montar pelo menos uma peça e fazer um teste de resistencia com pesos pra ter um parametro.

Diferente, claro, do Piper. Pelas dimensões e peso do aero, e pelo tamanho que teria que deixar o trem de pouso, acredito que já iria deformar o aluminio.


Precisaria ver bem essas dobradiças que pretende usar, nos meus aeros e nos kits raramente faço uso de dobradiças,

As dobradiças eu usaria as mesmas que o Benites usou no profundor no aero dele. Mas de fato vou ter que repensar a parte do aileron, não tinha me atentato quanto ao corte. Vlw pelo toque :-)


Por favor defina melhor "montante da asa" seria bom nesse ponto seguir o tutorial do Cessna a risca onde foi feito um bom, leve e resistente apoio ao pino central da asa costurado nas varetas de reforço, bem como a base na fuselagem onde se encaixará o pino

Acho que me equivoquei na utilização do termo. O que me referi como Montante é o "Suporte" (?) diagonal que liga a asa à fuselagem:
download/file.php?id=134308 :P

Eu já voei com um tucano de 120 cm de asa com um 2215-20 com uma helice 9x5x3 Gws e ficou muito bom, também experimentei com uma 10x6 GWS.

Vlw pela dica ;) No meu caso seria mais pra testes mesmo, e pra ter um motor extra com Kv diferente também. Antes de instalar no aero quero observar caracteristicas de ambos com as 2 helices, medir o empuxo, sacar na prática as diferenças pra ir aprendendo, pq até hoje só sei na "teoria" e pelas dicas dos amigos (e isso é válido), mas quero praticar tbm, senão é igual "praticar aeromodelismo sem voar, só vendo os outros voando" :mrgreen:


Mauri, mais uma vez, muito obrigado, estou anotando todas as dicas e sugestões, e prometo que procurarei ajuda se houverem duvidas, antes de fazer alguma m.... por conta própria. Vlw mesmo :D
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LaercioLMB
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Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

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