Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »



Vou procurar por aqui pelo duraluminio então :-)

Bom, para algumas medidas APROXIMADAS em relação à algumas peças, usei um Cessna vetorizado reescalonado pra 120cm de envergadura. As peças que vou adquirir não terão exatamente as medidas abaixo, mas tendo esses valores como referencia facilita na hora de procurar peças "proximas".

PS: não reparem minha noobice, ainda não tenho muita noção de medidas á ponto de olhar numa loja uma roda de 55mm e saber se ela será muito grande ou muito pequena pra um aero de 1.2Mt, entã essas medidas aproximadas me ajudarão a não exagerar no tamanho das peças :P

Helice: 9x5 tripá
Spinner: Diametro 4cm x Comprimento 5,6cm
Trem de pouso: Comprimento 9cm x Largura 2cm
Rodas traseiras: Largura 2cm x Diametro 4,5cm
Roda dianteira: Largura 1,8cm x Diametro 3,6cm

Aliás, hoje pela manhã consultei a encomenda da balança, constava como "Destinatário Ausente", vieram me entregar o produto justamente no horario qu saí pra ir na padaria, muito azar :cry:
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, seguindo como eu já havia comentado antes, procurei na internet uma imagem de perfil de um Extra 300 de verdade, não um rc.
Um Extra 300 de verdade tem 7,39m de envergadura e 6,95m de comprimento.
Bom, vi a imagem de perfil e vi que na imagem no meu monitor ele tinha 21 cm de comprimento, ou 0,21 m.
O seu tem 1,20 m de envergadura, então 7,39 : 1,20 = 6,15, o que significa que o seu aeromodelo está na escala 1:6,15.
Agora tenho que ver em que escala está o da foto que eu peguei no monitor.
7,39 : 0,21 = 35,19, ou seja, escala 1:35,19.
Sei a escala que está a imagem no meu monitor, agora irei medir o diâmetro aproximado da roda dele e multiplicar por 35,19.
O diâmetro na foto é de aproximadamente 11 mm, ou 0,011m.
0,011 X 35,19 = 0,387 m.
Acho que deve ter aproximadamente 40 cm de diâmetro o pneu do Extra 300.
A escala do seu aeromodelo é 6,15.
40 : 6,15 = 6,50 cm ou 65 mm de diâmetro.
Uma polegada é igual a 25,4 mm e a roda tem 65 mm de diâmetro.
65 : 25,4 = 2,55 polegadas, mas podemos arredondar para 2,5 polegadas ou 2" 1/2.
Então a roda ideal para o seu Extra 300 é de 2,5 polegadas ou duas polegadas e meia.
Veja que usei como exemplo um Extra 300, mas você pode fazer o mesmo com o Cessna 182.

Por que não fiz com um Cessna 182 esse exemplo?
Para que você tentando fazer pegue o jeito para os demais que deseje fazer, assim não terá mais essa dúvida, pois se eu te dissesse qual é o diâmetro das rodas para o seu Cessna 182, você não precisaria procurar e certamente iria esquecer o que foi dito aqui, mas tendo que procurar, certamente não irá mais esquecer.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Por isso gosto das suas explicações, Laércio, como vc me disse outro dia, vc não "joga" a informação apenas, vc explica o porquê daquilo e como usar hahahahaha

Apenas pra citar um exempo, não afirmo que esteja certo, mas cheguei nessa conclusão:

A medida da roda traseira ficou com Largura aproximada de 2cm, e Diametro de 4,5cm. Na cavidade da polaina a medida acomoda (justo) uma roda que tenha 6cm de diametro e até 2,8cm de largura. As medidas mais proximas de rodas que encontrei foram com diametro entre 4,5 e 5,5cm, como as Du-bro 175T (apenas um exemplo).

Vou refazer os calculos aqui de acordo com o que vc disse pra ver como ficará, mas á principio utilizei o metodo abaixo para (tentar) calcular as medidas.

- Criei um novo arquivo no Photoshop usando uma escala em Centimetros, ao inves de "pixels", com largura de 120cm x 180cm de altura.

- Redimensionei a imagem proporcionalmente de modo que as extremidades da asa atingissem os 120cm da largura predefinida. Como a imagem foi criada com 120x180, se eu fosse imprimir esse desenho a asa teria exatamente o mesmo tamanho do aeromodelo.

- Para medir, usei a ferramenta régua do proprio programa. Usei como base um vetor em 3 vistas, por 2 motivos: 1º por ser dificil achar imagens exatas de frente/perfil, e 2º pq além disso ainda teria que considerar possiveis distorções ocasionadas pela lente da camera ao tirar a foto, que poderiam comprometer a perspectiva.

A imagem que utilizei foi essa:

Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

No caso a largura da roda você pode ignorar, pois ela gera muito arrasto.
Por que então não colocar rodas menores?
Pois quanto menor for a roda, mais propensa a trancar em pequenas pedrinhas ela estará e isso geralmente força o aeromodelo a ir para um lado ou outro na pista durante a decolagem.
Rodas muito pequenas para um determinado tamanho de aeromodelo limitam o tipo de pista a usarmos para decolar e pista de terra já ficam ruins, com grama então, nem se fala, mesmo que a grama seja aparada por carneiros (que deixam a grama quase na raiz).
Pode optar por rodas para elétricos que são de espuma e não de borracha e essas de espuma costumam serem mais estreitas e mais leves.
Tem certas coisas que não precisamos levar à risca na escala de um aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Eu calculei aqui pela vista de um Cessna 182 e encontrei que as rodas de trás na sua escala ficam com 2"1/4 ou 2,25 polegadas e a roda da frente, 1"1/2

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

[quote="LaercioLMB"]Eu calculei aqui pela vista de um Cessna 182 e encontrei que as rodas de trás na sua escala ficam com 2"1/4 ou 2,25 polegadas e a roda da frente, 1"1/2

Então, Laércio, a roda traseira com 2-1/4" cabe, mas fica bem justo. Então, levando em conta sua sugestão de rodas menores, achei tamanhos comerciais entre 1-3/4" e 2", que correspondem à + ou - 45 e 50mm respectivamente. Inclusive não estou levando à risca o desenho que estou usando, pq nele constam algumas medidas diferentes e outras iguais.

Aliás, a balança chegou hoje, creio que agora a montagem vai deslanchar :-P

Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Mauri »

Esta ai uma ferramenta importante, principalmente para o aeromodelista elétrico, juntamente com o wattímetro, são duas ferramentas indispensáveis nesse nosso hobby.

Acompanhando!
Editado pela última vez por Mauri em Qua Jun 10, 2015 5:37 pm, em um total de 1 vez.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Não precisa também levar à risca o tamanho das rodas, pode usar de 2 polegadas ao invés das de 2 1/4 sem nenhum problema.
Opte pelas rodas de espuma para o seu aeromodelo, pois as DU-BRO são muito largas e pesadas, não compensando usar rodas assim.

Em último caso, use umas rodas de espuma de 45 mm de diâmetro, mas com as polainas elas ficarão muito pequenas.

http://www.asaseletricas.com.br/loja/pr ... ts_id=3908

As rodas tem que ocupar bem as polainas para não dar turbulência de ar nas rodas, pois é para isso que servem as polainas, não são para bonito e sim diminuir o arrasto das rodas.
Se usa simulador, pegue um aeromodelo com trem de pouso retrátil e faça um teste, deixe o modelo em um voo nivelado e constante com os trens de pouso baixos e quando atingir uma velocidade constante em linha reta, recolha os trens de pouso, verá que o aeromodelo irá aumentar um pouco a velocidade e irá começar a aumentar altitude.
Depois falam que simulador não ajuda muito.
Poderia ser que o FMS não ajudava muito, mas os de agora ajudam muito mais do que se imagina.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por LaercioLMB »

Mauri escreveu:Esta ai uma ferramenta importante, principalmente o aeromodelista elétrico, juntamente com o wattímetro, são duas ferramentas indispensáveis nesse nosso hobby.

Acompanhando!



Concordo, tenho balança, wattímetro e um tacômetro.
Já até fiz uma ferramenta para medir empuxo estático de um conjunto motor/hélice usando uma balança dessas e com o wattímetro eu vejo o consumo do conjunto e com o tacômetro eu vejo o rpm final do motor para calcular a velocidade estática dele (velocidade estática :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: parece piada)
Falo velocidade estática, pois como o motor está sob esforço acima do normal, os resultados obtidos no consumo me darão margem de segurança em voo, o resultado do empuxo estático me dará margem segura de empuxo durante o voo e o rpm estático, certamente me dará uma velocidade inferior a velocidade real que o modelo atingirá, já que em voo o motor fará menos esforço para girar a hélice do que fixado em uma bancada.
Tudo isso me garante resultados seguros para não haver imprevistos em voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Kits Mauri - Cessna 182 1200mm e Piper J3 1600mm

Mensagem por Diego Costa »

Mauri escreveu:Esta ai uma ferramenta importante, principalmente o aeromodelista elétrico, juntamente com o wattímetro, são duas ferramentas indispensáveis nesse nosso hobby. Acompanhando!

LaercioLMB escreveu:
Concordo, tenho balança, wattímetro e um tacômetro.
Já até fiz uma ferramenta para medir empuxo estático de um conjunto motor/hélice usando uma balança dessas e com o wattímetro eu vejo o consumo do conjunto e com o tacômetro eu vejo o rpm final do motor para calcular a velocidade estática dele (velocidade estática :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: parece piada)


Bom, wattimetro ainda pensei em improvisar usando dois multimetros, mas infelizmente os 2 que tenho aceitam no máximo 20A, vou ter que investir nisso tbm. :P

Pra medir o empuxo, pensei em fazer uma estrutura e acoplar o motor nela virado pra baixo, com a helice jogando o vento pra cima. Como o prato da balança é de plastico fica até facil adaptar algo "removivel" nela, mas que fique firme durante a medição.

Laércio, infelizmente uso o FMS, tinha salvo aqui desde 2011 quando "sumi" do fórum. Estou vendo de adquirir algum simulador mais atual e que rode bem no meu note, que é bem fraco. E quanto as rodinhas, tinha pensado nas Dubro justamente por serem mais "gordinhas" e ocuparem bem os espaços nas polainas :P
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Responder