Que motor coloco em meu avião ?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Arthur0607
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Jun 18, 2015 1:47 pm
Localização: caxias do sul

Que motor coloco em meu avião ?

Mensagem por Arthur0607 »

estou fazendo um cessna em madeira e ele pesa cerca de 700g ( sem eletronica) ao todo devera pesar cerca de 1kg.
que motor eu poderia colocar nele para gerar empuxo o suficiente ???
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Re: Que motor coloco em meu avião ?

Mensagem por carlos vitor »

Coloque este que vai ficar ótimo:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 420w_.html
2.jpg
2.jpg (39.43 KiB) Exibido 6486 vezes
"Decolar é uma opção; Pousar é uma obrigação"
Arthur0607
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Jun 18, 2015 1:47 pm
Localização: caxias do sul

Re: Que motor coloco em meu avião ?

Mensagem por Arthur0607 »

Ok... obrigado pela dica
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Que motor coloco em meu avião ?

Mensagem por John-Henrique »

Também seria necessário saber qual bateria você vai usar, qual o peso dela e qual o tamanho de hélice você pode usar neste aeromodelo. As vezes você coloca um motor mas a hélice necessária para voar não cabe (fica tocando o chão). O peso da bateria também vai influenciar bastante, qualquer bateriazinha já vai ai 200 gramas a mais.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Que motor coloco em meu avião ?

Mensagem por LaercioLMB »

Quais as dimensões do aeromodelo?
Que aeromodelo É?
Somente peso não significa nada e pensar em empuxo também não está correto, pois se fosse o empuxo que fizesse um avião voar, como voariam os planadores?
Indicar motor sem saber detalhes é o mesmo que diagnosticar uma doença sem nunca ter estudado medicina.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Re: Que motor coloco em meu avião ?

Mensagem por carlos vitor »

Me exemplifiquei pelo empuxo mencionado, pois já tive aeromodelos com 1800g e usava este motor, mas melhor deixar isso para os senhores discutirem.
"Decolar é uma opção; Pousar é uma obrigação"
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Que motor coloco em meu avião ?

Mensagem por LaercioLMB »

carlos vitor escreveu:Me exemplifiquei pelo empuxo mencionado, pois já tive aeromodelos com 1800g e usava este motor, mas melhor deixar isso para os senhores discutirem.



Concordo com você, mas se usou esse motor em aeromodelo de 1800 g, colocar o mesmo em um aeromodelo de no máximo 1000 g seria super motorizar ele, o que agregaria bateria de maior capacidade para suportar o motor, esc maior e por aí vai.
Como ele não falou que aeromodelo é, que envergadura é, fica mais difícil ainda de dizermos algo, pois se for um aeromodelo para velocidade necessita de um tipo de motor e se for para treinamento, necessita outro tipo de motor.
Somente peso de um aeromodelo não significa muita coisa, pois até a área da asa poderá afetar no tipo de motor, pois poderá ter maior ou menor carga alar e isso também muda o tipo de voo e a capacidade de motor exigida.
E outra, não podemos ir somente tendo base empuxo de um motor, pois como eu disse antes, se o empuxo fosse a base de voo de um avião, planador não voaria, pois não teria de onde tirar empuxo para voar.
O que faz então um planador voar?
A velocidade que o ar passa pelas asas e é a velocidade que faz um avião voar e se saiu do lugar, já tem velocidade, nem que seja apenas 1 metro por hora, existe ali uma velocidade e cada aeromodelo devido ao tipo de construção, terá sua velocidade mínima para alçar voo e de nada adianta ter empuxo se faltar velocidade para voo.
A maioria dos treinadores voa em torno de 60 km/h e não é difícil de um conjunto motor / hélice não alcançar essa velocidade.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Re: Que motor coloco em meu avião ?

Mensagem por carlos vitor »

:mrgreen:
"Decolar é uma opção; Pousar é uma obrigação"
Arthur0607
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Jun 18, 2015 1:47 pm
Localização: caxias do sul

Re: Que motor coloco em meu avião ?

Mensagem por Arthur0607 »

A respeiro das dimençoes que foram pedidas... envergadura 55 cm comprimento 38cm.. Modelo cessna
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Que motor coloco em meu avião ?

Mensagem por Wesley_Sniper »

Com essas medidas, pesando 700g você pode esquecer...

Com as mesmas medidas tenho um micro piper que pesa 44g, acredito que o toleravel seria em torno de 130g.
:D
Responder