Teste de Descarga - A123 vs LiFe (falsa A123)

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Teste de Descarga - A123 vs LiFe (falsa A123)

Mensagem por caioect »

Segue um teste de descarga de uma célula original A123 1100 mAh e uma LiFe 1100 mAh vendida como sendo A123 (falsa célula A123).

No teste foi utilizado um wattímetro watts´up, um pack NiMH 4.8 V para alimentar o wattímetro, lâmpadas dicroicas de 12 V / 50 W, lampadas 12 V /20W, um suporte caseiro para acomodar as células e uma câmera para filmar o wattímetro. Ao ser conectada a uma célula de 3 V, cada lâmpada dicrocica 12V/50W consome aproximadamente 2 A e cada lâmpada de 12 V/20W consome aproximadamente 0.8 A.

A célula A123 original foi adquirida na hobbyking por US$ 8,00 cada. A LiFe (falsa célula A123) foi adquirida no ebay por US$ 2,0 cada. O preço já diz que algo tem algo errado.

Na célula original comprada na Hobbyking não consta a palavra A123, somente na falsa. No verso tem um código de barra na original e está ausente na falsa.

Comp_A123_LiFe_32.jpg
Comp_A123_LiFe_32.jpg (36.65 KiB) Exibido 9520 vezes


Comp_A123_LiFe_41.jpg
Comp_A123_LiFe_41.jpg (34.89 KiB) Exibido 9520 vezes


Primeiramente, efetuei uma carga em cada célula com corrente de 3 A. A célula A123 original carregou 580 mAh (ri = 40 mOhms) e a LiFe carregou 300 mAh (ri = 68 mOhms).

Ambas as células foram testadas no mesmo dia sob as mesmas condições, com temperatura ambiente de 21 C.

Coloquei a célula A123 no suporte, conectei no wattímetro o pack de NiMH e a célula A123, conectei o wattímetro nas lâmpadas e com uma câmera filmei os dados apresentados no wattímetro. Para descarga de 4 A foram utilizadas duas lâmpadas dicroicas 12V/50W em paralelo. Para descarga de 10 A foram utilizadas 5 lâmpadas dicroicas 12V/50W e 1 lâmpada de 12V/20W, todas em paralelo.

Bancada_teste_1100_2.jpg
Bancada_teste_1100_2.jpg (38.98 KiB) Exibido 9605 vezes


Teste de descarga @ 4 A

A célula A123 descarregou 1014 mAh até 2.0 V e manteve a temperatura em 30 C durante a descarga, atingindo 33 C no final da descarga. Na carga a célula completou 1039 mAh (ri 32 mOhms)

A Célula LiFe descarregou 827 mAh até 2.0 V e também manteve a temperatura em 30 C durante a descarga, atingindo 35 C no final da descarga. Na carga a célula completou 837 mAh (ri = 40 mOhms).

Comparando as células, durante a descara a célula LiFe (falsa A123) forneceu 187 mAh a menos que a original. Na carga a diferença foi um pouco maior, 202 mAh.

Teste de descarga @ 10 A

Antes do teste de descarga de 10 A fiz cinco ciclagem parciais em cada célula (carga 3 A e descarga 4 A, ~70% da capacidade de cada célula).

A célula A123 descarregou 1032 mAh até 2.0 V e manteve a temperatura em 40 C durante a descarga, atingindo 55 C no final da descarga. Na carga a célula completou 1031 mAh (ri = 33 mOhms). A tensão de trabalho ficou em aproximadamente 2.70 V.

A célula LiFe descarregou 822 mAh até 2.0 V e manteve a temperatura em 40 C durante a descarga, atingindo 55 C no final da descarga. Na carga a célula completou 819 mAh (ri = 40 mOhms). A tensão de trabalho ficou em aproximadamente 2.55 V.

Sob alta descarga a célula LiFe (falsa A123) apresentou uma tensão de trabalho de 0.15 V menor que a célula A123 original.

Interessante observar que após a ciclagem a célula LiFe teve uma pequena redução de 5 mAh na capacidade fornecida, enquanto que a célula A123 aumentou em 18 mAh. A diferença na capacidade fornecida entre as duas células na descarga aumentou para 210 mAh e na carga para 212 mAh.

O gráfico abaixo ilustra a descarga das duas células.

Teste de Descarga
Teste de Descarga
Teste_A123_LiFe_1100_2.jpg (38.59 KiB) Exibido 9472 vezes


É bom ter cuidado com as células A123 1100 mAh vendidas no ebay, aliexpress e outros sites. Se o preço for baixo demais, desconfie.

Bons vôos,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Dom Jul 26, 2015 2:25 pm, em um total de 7 vezes.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagem por Elilson »

sabendo destas informações e dependendo do uso, vale a pena comprar as falsificadas com a diferença de 25% no rendimento e de 300% no preço.
Levando em conta que a durabilidade também deverá ser menor que as originais e a qualidade cairá com o uso.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagem por John-Henrique »

Elilson escreveu:sabendo destas informações e dependendo do uso, vale a pena comprar as falsificadas com a diferença de 25% no rendimento e de 300% no preço.
Levando em conta que a durabilidade também deverá ser menor que as originais e a qualidade cairá com o uso.

Pensei o mesmo, digamos, estaríamos pagando por 4 células o preço de 1, mas uma capacidade total de aproximadamente 3300 mAh contra 1000 mAh da original. Sei lá, acho que compensa ainda...

Valeu pelo teste @ CAIOECT
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagem por LaercioLMB »

John-Henrique escreveu:
Elilson escreveu:sabendo destas informações e dependendo do uso, vale a pena comprar as falsificadas com a diferença de 25% no rendimento e de 300% no preço.
Levando em conta que a durabilidade também deverá ser menor que as originais e a qualidade cairá com o uso.

Pensei o mesmo, digamos, estaríamos pagando por 4 células o preço de 1, mas uma capacidade total de aproximadamente 3300 mAh contra 1000 mAh da original. Sei lá, acho que compensa ainda...

Valeu pelo teste @ CAIOECT



Só que 3S não dá 3300 mA, continua com 1100 mA o que deixa muito a desejar baterias baratinhas.
Sempre foi assim, mas muitos preferem a ilusão do que pagar mais caro por uma boa bateria.
Não que seja o seu caso John, só usei da sua frase para exemplificar o que a maioria pensa.
Sempre tem gente aqui reclamando de baterias ruins, mas não querem admitir que compraram uma bateria baratinha e com isso, vem a má qualidade.
Nunca existiu e nunca existirá boa qualidade a preço baixo.
É como lapidar um diamante e uma pedra de vidro, ambos podem ficar lindos, podem ficar idênticos, mas o diamante não quebrará, enquanto o vidro qualquer queda terá lascas e a beleza se vai.
Veja que ambos puderam ficar bem semelhantes, brilhar e ter uma bela forma, mas a diferença da qualidade deles fez um durar e o outro trincar.
O mesmo vale para as baterias, se for baratinha, não tem qualidade nos componentes que a formam.
Ambas tem lítio?
Sim, ambas tem, mas o lítio tem diferença na qualidade embora seja lítio, pois um é mais puro que o outro e por tanto, oferece melhor desempenho e durabilidade e isso tem preço.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagem por John-Henrique »

@ LARCIO
Eu compro as baratinhas mesmo (praticamente falo isso toda semana), estou aprendendo a fazer manobras e querendo ou não uma queda aqui outra ali e lá se vai a bateria, dai compensa pra mim pagar a baratinha, no meu caso estou consciente de que é barata por uma razão... como você mesmo disse.

Em relação aos 3300 mAh, não me referia a um pack de 3S e sim a soma da capacidade de cada célula tomando como base 800 mAh de cada uma das 4 'falsas' que consigo comprar pelo preço de 1 'original'.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagem por caioect »

Vale muito a pena pagar mais caro pelas originais. Tenho utilizado as células A123 desde 2008 e a durabilidade é enorme. O primeiro pack A123 3s 1100 mAh que começou a perder carga tinha mais de 5 anos, usando toda semana. Não contei mas certamente passou dos mil ciclos. Lembro que cheguei a ficar 6 meses sem balancear o pack e quando fui balancear o pack estava balanceado.

Não sei quantos ciclos essa célula falsa suportaria. Certamente, será bem menos que a original.

Outra coisa, as células A123 1100 mAh originais suportam numa boa 25 A (~25 C) de descarga contínua. Já usei um pack A123 4s 1100 mAh num pylon e num park jet onde o consumo era 21 A de pico... voava com motor cheio até esgotar o pack. O pylon foi destruído ao acertar uma árvore com motor cheio, mas o pack sobreviveu e passou para outros modelos.

Ainda não testei essa célula falsa sob alta descarga. Vou fazer alguns testes de um pack 3s em bancada para avaliar a tensão de trabalho sob alta descarga. Assim que possível postarei aqui.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagem por LaercioLMB »

John-Henrique escreveu:@ LARCIO
Eu compro as baratinhas mesmo (praticamente falo isso toda semana), estou aprendendo a fazer manobras e querendo ou não uma queda aqui outra ali e lá se vai a bateria, dai compensa pra mim pagar a baratinha, no meu caso estou consciente de que é barata por uma razão... como você mesmo disse.

Em relação aos 3300 mAh, não me referia a um pack de 3S e sim a soma da capacidade de cada célula tomando como base 800 mAh de cada uma das 4 'falsas' que consigo comprar pelo preço de 1 'original'.



Mas veja da seguinte forma então.
Uma célula original dando 1100 e uma falsa dando 800, são 300 mA de diferença.
Em duas células, serão 600 mA de diferença, pois você não vai usar uma sozinha, fará um pack com elas e tem outro fator muito importante, o peso.
Uma bateria para 800 mA tem um peso x e uma para 1100 mA é maior e mais pesada.
Teremos um peso extra inútil já que a capacidade de carga é inferior ao que deveria ser.
Se as suas baterias não estão durando muito, a culpa não é delas, pois algo você está fazendo errado.
Uma bateria não danifica em uma queda a não ser se for mal acondicionada, mal instalada e a estrutura mal projetada.
Já caí com aeromodelo e a bateria nem sentiu a queda, por tanto bateria estragando em cada queda não condiz com a realidade, ainda mais em se tratando de uma A123.
Você pode fazer o que quiser e é justamente isso que eu falo, pois a maioria sempre tem um argumento para usar o mais barato, mas muitos desses vem aqui no fórum reclamar das baterias e quando um iniciante pede ajuda para escolher uma bateria, são esses que compraram uma ruim que vem aqui criticando a bateria ao máximo, mas será justamente essa que o iniciante vai comprar por ser a mais baratinha.
Aí eu pergunto;
Por que é então que pedem ajuda para escolher bateria se sempre vão escolher a mais baratinha (de pior qualidade).
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagem por John-Henrique »

@ LAERCIO
Bem verdade a questão do peso, nem levei em consideração esta parte, que alias, o @ CAIO poderia aferir isso pra gente a diferença de peso entre as 2 amostras ai, afinal, a 'falsa' é maior logo, tem mais peso.

As baterias que sofreram danos comigo são lipos, realmente nunca adquiri alguma marca famosíssima, mas comecei com Turnigy, Zippy e por serem mais leves comecei a comprar as Turnigy nanotech. 3 Zippys voando numa asa zaggi que vez ou outra eu me descontrolava enquanto fazia um 'parafuso' e acabava caindo, como elas ficam uns 15 CM do bordo de ataque, e eu estou aprendendo com os erros, acabavam sofrendo um choque na queda, amassadinho de nada, mas que causou dano numa célula ou outra.
baterias.jpg
baterias.jpg (29.6 KiB) Exibido 9564 vezes

Com isso acabei aprendendo que poderia fazer algo para proteger a bateria.

Neste voo aqui, a bateria além de presa com uma abraçadeira de velcro (sempre fiz assim) ainda tinha um sanduíche de depron formando uma caixa para proteger, mas caiu de frente ainda causou dano (mas já era uma bateria com defeito de uma queda anterior.)
https://youtu.be/wS-hp3I9o-U

Também já perdi 2 aeromodelos e um multimotor, sendo 1 bateria nanotech 180 mA (essa tinha chegado no mesmo dia), Zippy 1800 mA e Rino 2200 mA respectivamente.

Tenho aqui células de A123, mas comprei para substituir as baterias do notebook, acabei não conseguindo abrir a proteção da bateria dele e guardei as células, mas nunca usei no aeromodelismo porque não tenho ainda os cabos pra fazer um pack.

Obviamente não haviam problemas com as baterias, diferente da maioria o problema estava ou no controlador (eu) ou no modo como foi fabricado o modelo. De qualquer forma não estou incentivando ninguém a comprar, apenas disse la no inicio que 'para mim parecia valer a pena ainda', primeiro avalio os pros e contras para depois assumir os riscos.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagem por caioect »

A duas células, original e falsa, possuem exatamente 40 g.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Teste de Descarga - célula A123 1100 mAh

Mensagem por LaercioLMB »

caioect escreveu:A duas células, original e falsa, possuem exatamente 40 g.


Ele não entendeu o que eu falei sobre peso, por isso o que ele falou.
Vamos então comparar duas baterias LIPO, uma de 800 mA e outra de 1100 mA.
Por que as duas não são do mesmo tamanho e peso?
Por que cada um tem uma capacidade de carga diferente.
A de 1100 é mais pesada que a de 800 e maior.
Agora compre uma de 1100 que só suporta 800
Terá uma bateria de 800 mA tão pesada quanto uma de 1100.
Será que deu para entender agora?
É o que eu falei das baterias A123 de 1100 com capacidade real de 800.
Se a de 1100 pesa 40g, certamente uma de 800 não pesaria tanto, mas comprando uma bateria de 800 MA como se fosse uma de 1100, terá a diferença de peso entre as duas como peso morto, já que poderia ser mais leve a bateria já que comprou uma de 800 mA.
Mas deixa pra lá, tem certas coisas que não adianta tentar explicar.
Vamos seguir o barco pois o pessoal sempre vai continuar comprando o mais barato usando de todos os subterfúgios para tal.
E outra, bateria LIPO inchada é bateria mal utilizada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder