Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
kleberrios
membro
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por kleberrios »

[quote:dcaa5514cf="James Salomão"]Olá pessoal!!!!! recentemente usei um dimer de 400w, e quando liguei o interruptor com o dimer regulado no minimo, ele estourou ou seja queimou, e olha que não foi o primeiro.... Teoricamente os dimer's não foram criados p isso, pois quando ligamos os plos através de um fio de niquel-cromo, provoca-se um curto ou fechamento de rede, dai vem o quecimento. Só que ao invés de o fio esquentar pode occorer o que ocorreu comigo, perdi dois dimer atoa..... Então não recomendo o uso sem um trafo. Sem mais... FIQUEM COM DEUS!!!!![/quote:dcaa5514cf]


Perguntei a um técnico em eletrônica e ele me informou que dimers não aguentam pois esquentam muito ou queimam direto. Para essa finalidade teria que ser um potenciometro com enrolamento interno (bobina) que eram vendido uma época atrás mas agora está mais difícil de encontrar mas ainda se acha. Estou procurando.
"Os covardes nunca tentaram, os fracos ficaram no caminho, só os fortes conseguiram"
Avatar do usuário
chrispaiva
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 10:23 pm
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por chrispaiva »

Amigos, vi este tutorial do arco e também outros tutoriais americanos.
Eu estou com uma dúvida e preciso "sanar" isso.

Muito se fala em "piano wire" e em minhas pesquisas percebi que é um nome genérico que os americanos usam para aço carbono. Já revirei a cidade aqui em Curitiba e ninguém sabe o que é aço SAE1070 entre outros tantos que tem disponíveis.

Consegui apenas que uma micro industria de molas me fornecesse uns 4 pedaços do famoso aço mola, porém esse aço vem de fábrica enrolado, ele me forneceu uns pedaços mas estão em forma de arco e para deixar isso reto vai dar um trabalho na morsa e não vai ficar perfeito.

O que vocês usaram, onde encontraram e como resolveram a questão dos braços do arco de corte, que no próprio tutorial da para ver que são retinhos diferente dos que eu consegui.

Acho que vou tentar achar um pedaço de aço inox mesmo mais fino, pois vou levar uma eternidade tentando endireitar esse aço mola que consegui e não vai ficar reto.

Alguma dica dos amigos ?
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

Cris, o tal "piano wire" é quase impossível de se conseguir, é um aço extremamente duro, sugiro para a construção do arco arame de aço, você encontra na OG metais em várias bitolas, fino 0,05 para o fio quente até 0,50 , fica na Mateus Leme, logo após o Centro Histórico, bem no inicio, antes de chegar no Muller. uma sugestão para tensionar o fio é um esticador, veja no inicio deste tópico as imagens de nosso colega de forum, eu mesmo tenho três arcos construídos desta mesma maneira.

@braço
Voar, voar, subir, subir...
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

Cris,

O forum é este: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=7824
Anexos
Esta é a imagem  que me referia...
Esta é a imagem que me referia...
imagem_146_122.jpg (33.47 KiB) Exibido 21450 vezes
Voar, voar, subir, subir...
micassita
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Dez 20, 2012 10:45 pm
Localização: nova odessa
Contato:

Mensagem por micassita »

fiz o meu com fonte de pc, estou gostando muito do meu cortador de 12 volts, tenho dois arcos e o menor eu fixo ele na bancada para alguns cortes.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Cortadores de isopor

Mensagem por Raketrinike »

pessoal estou pra montar um arco pra corte mais tem que ser na faixa de uns 90cm, pra cortar asas com até 170 de comprimento.. o que seria melhor usar uma fonte boa se sim qual? ou aqueles cortador que vai com lampada comum?
Chris_topher
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Qui Jun 11, 2015 3:37 pm
Localização: Maceió

Re: Cortadores de isopor

Mensagem por Chris_topher »

[quote="Raketrinike"]pessoal estou pra montar um arco pra corte mais tem que ser na faixa de uns 90cm, pra cortar asas com até 170 de comprimento.. o que seria melhor usar uma fonte boa se sim qual? ou aqueles cortador que vai com lampada comum?[/quote]

Compre um dimmer de 600w lá no ML mesmo... comprei um e funciona razoavelmente bem... já cortei umas 20 asinhas c ele... o unico chato e vc fazer o perfil de corte bem certinho...
Avatar do usuário
Arara
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Sex Jul 31, 2015 3:58 pm
Localização: Uberlândia - MG

Re: Cortadores de isopor

Mensagem por Arara »

tem algum artigo sobre cnc hotwire ? estou querendo montar um de 4 eixos, e o máximo que eu encontrei foi uma lista de materiais necessários que o motta(descance em paz) deixou, mas fiquei com um pressentimento que falta algo.

quero usar para fazer corte de asas, vou construir com ajuda de um amigo técnico em mecatrônica e de um primo engenheiro mecânico, mas não quero incomoda-los antes de ter tudo planejado.

Material :
4 X MOTOR DE 48 PASSOS 12v (não achei a venda, qual substituiria ?)

4 X eixo retificado 16mm 1 metro

12 X bucha de poliacetal com diametro externo de 25mm e interno de 16mm comprimento de 40mm ou 12 x rolamento linear LM16UU

4 X Bucha de poliacetal diametro externo 25 e interno 12mm comprimento de 40mm, ou 4 X rolamento linear LM12UU

4 X Castanhas rosca M6

3 metros de barra rosqueada 6mm passo 1, duas de um metro e duas de 1/2 metro (pela internet eu não encontro especificado o tal do passo)

1 Chapa de nylon ou poliacetal com 1000x500x9 mm

1 fonte genérica de 12 a 24 volts com saida usb com 5 volts 4 amperes

1 placa C4(ainda é recomendada? meu pc não tem entrada paralela e eu teria que improvisar algo se tivesse que usar esta placa)

é só este material necessário ? qual material seria bom para usar como base e qual o tamanho máximo de asa que eu conseguiria cortar mesmo que dividida em 2?
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Re: Cortadores de isopor

Mensagem por Raketrinike »

[quote="Chris_topher"][quote="Raketrinike"]pessoal estou pra montar um arco pra corte mais tem que ser na faixa de uns 90cm, pra cortar asas com até 170 de comprimento.. o que seria melhor usar uma fonte boa se sim qual? ou aqueles cortador que vai com lampada comum?[/quote]

Compre um dimmer de 600w lá no ML mesmo... comprei um e funciona razoavelmente bem... já cortei umas 20 asinhas c ele... o unico chato e vc fazer o perfil de corte bem certinho...[/quote]

mais tem que colocar algo mais com este dimer? ou só o fio com ele?
Responder