Reducao no motor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Reducao no motor

Mensagem por agflex »

Abib escreveu:Motor Wasp 0.061? O motor pesa 53 gramas com o escapamento.

É um motor que custa $30 usado pelos fóruns..

você vai querer voar com este motor num Mustang de 98mm de envergadura? Ou 98cm?

Estou tentando entender a escala da coisa.. você pretende voar com este Mustang com motor 0.061?



kkk coloquei 98mm era 980mm, 98cm, iii pelo tom já vi que não vai rolar não. Alguns testes passados por outros diz que puxa bem 800 gramas e como vou fazer em balsa bem acabadinho queria deixa-lo bem leve e achei que seria possivel, e para a coisa não piorar pra mim, sou novato para vcs saberem ehehehe, vou ter outros pra aprender e divertir, mas queria muito um p51 tambem...
Mas pode mandar braza, entendo que é tudo construtivo...

E o motor comprei a um ano sem saber nada, claro que foi burrice, agora eu sei :)

Se não der vou colocar ele no meu cesna que é menor....
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Reducao no motor

Mensagem por LaercioLMB »

Não deixe de fazer seus sonhos, invista neles pois do contrário, nunca deixarão de ser sonhos.
Um detalhe, um aeromodelo de 980 mm de envergadura, não é recomendado que pese mais de 250 g pronto para voar.
É um warbird e como tal, não tem bom voo em baixas velocidades e sendo pequeno então, todo o cuidado é pouco e se ficar muito pesado, terá velocidade de estol muito alta o que não impede de voar, ma terá que voar sempre bem rápido, inclusive no pouso.
Sei bem disso, pois cometi esse erro quando construí meu primeiro isoporzento de bandeijinhas de pizza. Ele tinha somente 760 mm de envergadura e eu acham o máximo e nem me preocupei com o peso, pois como a maioria, achava que como o motor puxava 450g, ele voaria bem com os 400 g de peso final dele.
Resultado, o bichinho voou só duas vezes, decolou igual a um foguete e vinha para o pouso igual a um foguete também e eu nem conseguia voar com meio motor, ele tendia a cair.
Eu sou escalista, coloco o máximo de detalhes que posso em um aeromodelo e como não quero fazer modelos acima de escala 1:8, decidi optar pelos aviões antigos que são simples e se pode fazê-los com todos os detalhes possíveis já que as características de voo deles era lento mesmo.
Sou fã do P-51, principalmente do P-51A e do P-51B, mas procure deixar esse modelo o mais leve possível, pois durante a construção ele poderá parecer frágil, mas depois de pronto de frágil não terá nada.
O motor pesando 53g e você conseguindo deixar a fuselagem com 100 g, terá margem para o tanque de combustível cheio, servos e receptor.
Use receptor micro, não use receptor normal que não vale a pena.
Eu tenho um receptor micro 5 canais 2.4 GHz da Futaba que pesa somente 4g e para modelos pequenos, temos que usar tudo o mais leve possível e não use vinil para entelar ele, pois vinil comum pesa muito, você não tem noção do quanto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Reducao no motor

Mensagem por agflex »

LaercioLMB escreveu:Não deixe de fazer seus sonhos, invista neles pois do contrário, nunca deixarão de ser sonhos.
Um detalhe, um aeromodelo de 980 mm de envergadura, não é recomendado que pese mais de 250 g pronto para voar.
É um warbird e como tal, não tem bom voo em baixas velocidades e sendo pequeno então, todo o cuidado é pouco e se ficar muito pesado, terá velocidade de estol muito alta o que não impede de voar, ma terá que voar sempre bem rápido, inclusive no pouso.
Sei bem disso, pois cometi esse erro quando construí meu primeiro isoporzento de bandeijinhas de pizza. Ele tinha somente 760 mm de envergadura e eu acham o máximo e nem me preocupei com o peso, pois como a maioria, achava que como o motor puxava 450g, ele voaria bem com os 400 g de peso final dele.
Resultado, o bichinho voou só duas vezes, decolou igual a um foguete e vinha para o pouso igual a um foguete também e eu nem conseguia voar com meio motor, ele tendia a cair.
Eu sou escalista, coloco o máximo de detalhes que posso em um aeromodelo e como não quero fazer modelos acima de escala 1:8, decidi optar pelos aviões antigos que são simples e se pode fazê-los com todos os detalhes possíveis já que as características de voo deles era lento mesmo.
Sou fã do P-51, principalmente do P-51A e do P-51B, mas procure deixar esse modelo o mais leve possível, pois durante a construção ele poderá parecer frágil, mas depois de pronto de frágil não terá nada.
O motor pesando 53g e você conseguindo deixar a fuselagem com 100 g, terá margem para o tanque de combustível cheio, servos e receptor.
Use receptor micro, não use receptor normal que não vale a pena.
Eu tenho um receptor micro 5 canais 2.4 GHz da Futaba que pesa somente 4g e para modelos pequenos, temos que usar tudo o mais leve possível e não use vinil para entelar ele, pois vinil comum pesa muito, você não tem noção do quanto.


Nossa Laércio, muito obrigado, na verdade hoje dei uma desanimada legal por ter pensado que eu tinha aqui comigo uma coisa um pouco mais forte, cheguei em casa bem chateado comigo mesmo. Mas vendo isso animei novamente, pois pra falar a verdade sou teimoso e se não da vou tentando ate dar certo.

Mas ja que vc entendeu bem o que eu quero então vou pedir uma opinião sua.

Mas pra ser mais claro ainda, eu quero ter 3 aeros, um vair ser de depron pra aprender mesmo , o outro vai ser este cesna 150 que peguei uma imagem no google que esta na mesma faze que o meu, o meu que ganhei de minha esposa :) so falta juntar a partes, mas esta praticamente assim.



Anteriormente queria fazer o cesna elétrico e o p51 glow, mas pelo que aprendi com isso tudo acho que vou colocar o glow neste cesna e fazer elétrico o p51, assim eu posso comprar um motor com menos kv de maior torque pra rodar as hélices quadripás e posso aumentar um pouco a escalado do modelo para ficar mais tranquilo, já que vc disse que modelos pequenos tem esses problemas(warbird) de "instabilidade".
Então o que quero saber se acha que estou pensando certo de fazer isso? Ou teria outra opinião para mim.... e qual invergadura minima vc recomendaria para o p51? não queria passar muito do 1200mm para não tornar tudo muito carro, mas se pudesse ajudar agradeceria, que amanha vou plotar a planta e assim já faço certo...... :D
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Reducao no motor

Mensagem por rnjorge »

Se quer uma opinião, invista em comprar esse kit

http://www.ebay.com/itm/221781058421

Não vai sair barato, com o dólar como está, mas você será muito feliz com ele. Excelente corte laser e montagem facílima.

Nos anos 90 fiz um destes com um speed 400 com redução 4:1 e voava com 10 células de 500mAh (500 AE da sanyo) e uma hélice 10x6. Muito bom voador, fácil de pilotar e voava com menos de meio motor.

Ele é projetado para usar motor de 049 a 061 como comprou.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Reducao no motor

Mensagem por LaercioLMB »

Na escala 1:9 o seu P-51 fica com 1220 mm ( 1,22m) e não fica tão ruim de pilotar e mais fácil de construir.
As diferenças de tamanho não fazem tanta diferença de preço a não ser é claro quando se entra em modelos acima de 1600 mm de envergadura.
Tenho um P-51 1:8 de 1400 mm de envergadura e um Fokker E III de 1200 mm de envergadura e a diferença de preço na construção foi mínima, ainda mais que ambos usam a mesma bateria 3S 2200 mA 20C, o que faz o custo deles cair mais ainda já que não preciso ter uma bateria para cada um e todas as baterias que podem ser usadas em qualquer um deles e em outros que poderão vir já que procuro manter um tamanho próximo entre eles.
Tenho um receptor para cada um, mas nada me impediria de usar o mesmo receptor nos dois, pois por mais que eu queira, nunca conseguiria fazer os dois voar ao mesmo tempo sendo pilotados por mim mesmo.
Pesa um pouco começar, mas depois de ter começado, fica muito fácil e barato manter e continuar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Reducao no motor

Mensagem por snag »

agflex escreveu: ... acho que vou colocar o glow neste cesna e fazer elétrico o p51...


Sério? Agora você pretende colocar um motor glow de 1cc num Cessna de 24" de envergadura?

Olha, eu entendo e respeito o seu entusiasmo... mas, cara, é melhor relaxar!
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Reducao no motor

Mensagem por agflex »

snag escreveu:
Olha, eu entendo e respeito o seu entusiasmo... mas, cara, é melhor relaxar!


Verdade vou relaxar mesmo, vou montar tudo o que eu quero com calma e só depois venho aqui pedir o que todos acham que devo colocar para não fazer mais besteira novamente... desculpem as dúvidas, vou estudar e aprender mais antes de vir aqui...vou acompanhar tudo... uma abraço a todos
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Reducao no motor

Mensagem por LaercioLMB »

Verdade, o Cessna é muito pequeno para esse motor glow já que esse Cessna não é bom que passe de 150g pronto para voar. O recomendado é 100g.
Por isso ele é com propulsão à elástico.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder