Encontrando modelo no mato utilizando RSSI

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 380
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Encontrando modelo no mato utilizando RSSI

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Há dois finais de semana meu aero FPV caiu num baita matagal proximo a pista do clube onde voo.

Lembrando que o módulo, radio e TX tem RSSI que retorna a intensidade que o sinal do TX chega no RX e que continuei a receber este sinal do aero que por isso poderia estar "meio" inteiro, passei a tentar localizado com o rádio.

Como fiz e funcionou:

Com o sinal de RSSI na tela do rádio e a antena bem reta apontando para frente, girei lentamente, já no meio do mato, incrível mais quando estava de frente e de constas pro aero o sinal praticamente zerava.

Como não sabia se estava de frente ou de costas pro aero, num primeiro momento andei bastante para o lado errado, até perceber que cada vez que parava pra fazer o giro verificando o RSSI o sinal geral estava cada vez mais baixo. Passei então a andar na direção contrária da que estava e sempre na direção do sinal quase zerado. A cada giro que dava percebia que o sinal geral durante o giro estava mais alto.

Quando chegou a uns 80% e logicamente perto do aero, a coisa ficou um pouco mais chata girava e passava um pouco do local, até descobrir que eu estava a uns 60 metros do modelo.

Eu que já era fã de carteirinha do Taranis com modulo Frsky, agora não troco por nada, na minha opinião, excelente custo benefício!

É o aero estragou pouco mesmo...

Abraços!!!
Nuno Alves Pereira
Clube Paranaense de Aeromodelismo - CPAER
Salgadinho em Campo Largo

Ctba/Pr

Gliders, glows, elétricos, quadris e tentando fpv...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14799
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Encontrando modelo no mato utilizando RSSI

Mensagem por alexcmag »

Já vi um gringo dizendo que tinha achado o modelo perdido assim também, mas no caso dele era o módulo externo então ele rosqueou uma antena patch mais direcional e o processo foi ainda mais fácil que o seu.

Definitivamente telemetria se paga, se não evitando drenar a bateria até o talo e lenhar, já no pós-lenha ajudando a recuperar o modelo como no seu caso.

Como os receptores não são tão caros comparando com outros similares, não uso absolutamente mais nada sem telemetria.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder