Cortador de isopor de "precisão"

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por LaercioLMB »

A primeira fonte achei mais interessante, mas tem que acrescentar o resistir de 10 Watts x 10 Ohms para simular carga nos fios 5V para que a fonte estabilize corretamente.
O resistor é ligado no fio vermelho e preto e como o cara não falou o resistor usado no led, eu usei um resistor 1K ohms ligando o led no fio amarelo de 12V.
O resistor pode ser de 1/8 de watt, não precisa ser mais potente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

LaercioLMB escreveu:A primeira fonte achei mais interessante, mas tem que acrescentar o resistir de 10 Watts x 10 Ohms para simular carga nos fios 5V para que a fonte estabilize corretamente.
O resistor é ligado no fio vermelho e preto e como o cara não falou o resistor usado no led, eu usei um resistor 1K ohms ligando o led no fio amarelo de 12V.
O resistor pode ser de 1/8 de watt, não precisa ser mais potente.


Laércio, no segundo vídeo o rapaz junta os fios de uma determinada cor e solda todos ao borne. Foi a única vez que vi algo parecido. Geralmente, o pessoal elimina a quantidade de fios desnecessários e solda um único fio. Quais os prós e contras caso eu junte todos os fios de uma cor e solde eles no borne determinado?

Estou em um dilema de como fazer a fonte... Acho que só vou conseguir definir a forma de fazer quando estiver com ela em mãos, aberta e com os fios separados... Mas enquanto isso, vou vendo e revendo os mesmos videos para absorver ao máximo, hehehe.

Caso alguém conheça algum vídeo ensinando de uma forma que tenha chance minima de erros de quem nunca fez, peço que deixem o link, por favor.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por franciscotargino »

Bom dia,faz tempo que venho pesquisando pra fazer um cortador de asas mais preciso ,realmente com arco as vezes nao fica bom, baixei a imagem vou tentar fazer se quem postou a imagem puder da mais dicas do funcionamento agradeço,o pêndulo puxa os fios da fonte seria assim,victor vc abriu um topico no compra e venda eu mandei uma mensagem privada nao sei se leu,mexo em eletronica como hobby conserto de aparelho etc, nao tenho dificuldades em montagem,mas so consegui modificar uma fonte seguindo o tutorial do e-voo,tentei com varios videos do Youtube nenhum deu certo.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

franciscotargino escreveu:Bom dia,faz tempo que venho pesquisando pra fazer um cortador de asas mais preciso ,realmente com arco as vezes nao fica bom, baixei a imagem vou tentar fazer se quem postou a imagem puder da mais dicas do funcionamento agradeço,o pêndulo puxa os fios da fonte seria assim,victor vc abriu um topico no compra e venda eu mandei uma mensagem privada nao sei se leu,mexo em eletronica como hobby conserto de aparelho etc, nao tenho dificuldades em montagem,mas so consegui modificar uma fonte seguindo o tutorial do e-voo,tentei com varios videos do Youtube nenhum deu certo.


Bom dia!
Eu fechei o tópico ontem justamente por ter mudado de ideia. Ao invés de comprar, vou tentar montar. Preciso pegar alguma prática nessa área.
Em relação a mensagens privadas, eu não tenho recebido nenhuma faz muito tempo. Inclusive, tem duas mensagens que mandei para outros membros que, nem sequer saíram da caixa de saída. Mas enfim, não vamos desvirtuar o tópico. Foco no cortador, hehehehe.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por snag »

rnjorge escreveu:Esse sistema, postado pelo Snag é o "Feather Cut", que custa mais de 200 dólares (nos EUA). No YouTube tem alguns sistemas caseiros com roldanas, bastante parecidos, que ficam muito mais baratos para se fazer, e com a mesma qualidade de corte...


É isso mesmo. A única parte difícil em fazer um sistema desses é encontrar um meio de fixar as roldanas de forma que você possa ajustar a posição e a distância entre elas. Nada que um pouco de pesquisa e alguma criatividade não possam resolver...

rnjorge escreveu: ...Mas o problema com asas mal cortadas não é fazê-las à mão, mas fazê-las "nas coxas"...


Tenho a mesma opinião. Por exemplo, se não caprichar na confecção dos gabaritos dos perfis nåo vai adiantar usar o sistema automatizado mais sofisticado e caro do mundo... Outro coisa: como qualquer outra técnica, é necessário alguma experiência para conseguir resultados satisfatórios. A temperatura do fio e a velocidade de corte dependem da densidade do isopor, da largura do corte e do diâmetro do próprio fio. São tantas variáveis que dificilmente você vai acertar de primeira. Na minha opinião vale mais a pena investir numa boa fonte regulável e usar um bom arco manual, do que gastar tempo e dinheiro nesses sistemas "automatizados", a menos é claro, que você pretenda fazer muitas asas do mesmo tamanho para vender.

E para os novatos que ainda precisam comprar um carregador de baterias ou para aqueles sem muita aptidão para eletrônica, uma boa opção para uma "fonte regulável" pode ser um carregador da marca icharger, que possui uma opção para alimentar o cortador de isopor:
Editado pela última vez por snag em Dom Nov 01, 2015 11:49 am, em um total de 1 vez.
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por franciscotargino »

Obrigado snag,entao vamos montar victor,ja me surgiu 1001 ideias na cabeça vou postar o resultado aqui,vou tentar fazer pra ficar com o máximo de eficiência possível, e o mais simples possivel de montao,agora tou com 1002 ideias rsrsrs...
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

franciscotargino escreveu:Obrigado snag,entao vamos montar victor,ja me surgiu 1001 ideias na cabeça vou postar o resultado aqui,vou tentar fazer pra ficar com o máximo de eficiência possível, e o mais simples possivel de montao,agora tou com 1002 ideias rsrsrs...


Opa, gostei hein!
Semana que vem vou atrás da fonte para começar a modificar. Estou com menos dúvidas em relação a fonte do que o cortador, então, melhor começar por ela. Vou esperar você postar seus resultados para eu fazer igual, rs
Vou comprar um multímetro também para poder ter mais precisão e saber o que estou fazendo na hora de modificar a fonte.
Achei no mercado livre por R$ 30,00 com frete grátis. Aqueles multímetros simples mesmo alimentados por bateria de 9 volts. O que acham do valor? Encontro mais barato que isso ou está na média o preço?
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por franciscotargino »

multimetro xingilim nao tem uma precisão boa, mas no caso da pra usar, acho que se vc procurar em camelos de rua vai encontrar do mesmo sem paga frete, e a fonte até agora so vi modificações em fontes que usam o " CI com terminaçao 494cn é bom ficar atento nisso ,as fontes novas nao usam mais esse CI.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por rnjorge »

Concordo com a opinião do Snag de que vale mais a pena investir numa boa fonte regulável. Principalmente pelo fato de que ela servirá para inúmeras outras coisas em sua oficina.
Mas que um ainda compro um Feather Cut...
Ricardo Jorge
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

franciscotargino escreveu:multimetro xingilim nao tem uma precisão boa, mas no caso da pra usar, acho que se vc procurar em camelos de rua vai encontrar do mesmo sem paga frete, e a fonte até agora so vi modificações em fontes que usam o " CI com terminaçao 494cn é bom ficar atento nisso ,as fontes novas nao usam mais esse CI.


Será que se eu perguntar sobre fonte com o CI 494cn alguém da loja de informática irá saber informar? Ou melhor... Qual modelo de fonte eu posso pedir para compra sem possibilidade de erro?
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Responder