Cortador de isopor de "precisão"

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por LaercioLMB »

Eu não uso um único fio ao borne devido a corrente ser superior a 5A.
No meu caso, usei 4 fios amarelos e 4 fios pretos para ligar aos bornes correspondentes justamente para suportarem a corrente drenada.
Um único fio oferece muita resistência e irá aquecer se usar mais de 2A de carga nele.
Sobre o CI 494, a maioria das lojas de informática não passam de troca peças, não fazem a menor ideia do que tem em uma fonte.
Esse CI era facilmente encontrado em fontes AT e nas primeiras versões das ATX, agora pelo que sei, não é tão fácil encontrar uma fonte nova com esse CI.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

LaercioLMB escreveu:Eu não uso um único fio ao borne devido a corrente ser superior a 5A.
No meu caso, usei 4 fios amarelos e 4 fios pretos para ligar aos bornes correspondentes justamente para suportarem a corrente drenada.
Um único fio oferece muita resistência e irá aquecer se usar mais de 2A de carga nele.
Sobre o CI 494, a maioria das lojas de informática não passam de troca peças, não fazem a menor ideia do que tem em uma fonte.
Esse CI era facilmente encontrado em fontes AT e nas primeiras versões das ATX, agora pelo que sei, não é tão fácil encontrar uma fonte nova com esse CI.


Entendido Laércio.
Vou anotar aqui: Efetuar a solda com no mínimo 4 fios de cada cor ao respectivo borne.
Achei essa fonte no mercado livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0-cada-_JM

Serve para o propósito?
Caso positivo, qual dos videos que citei atenderia melhor para a modificação dessa fonte em questão?
Caso me dêem um "OK", já faço o pedido no mercado livre. :D
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
franciscotargino
membro
Mensagens: 243
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por franciscotargino »

Pelo que vi acho que da certo,se vc quizer uma fonte so pro cortador nao precisa de modificação e qualquer fonte da certo a modificação so é necessário se for usar como fonte pra carregar tambem,se quizer ganhar tempo posso te enviar uma fonte ja modificada.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

franciscotargino escreveu:Pelo que vi acho que da certo,se vc quizer uma fonte so pro cortador nao precisa de modificação e qualquer fonte da certo a modificação so é necessário se for usar como fonte pra carregar tambem,se quizer ganhar tempo posso te enviar uma fonte ja modificada.


Então amigo, no começo nem tanto, mas agora me deu vontade de fazer a modificação completa, hehehe. Vamos fazer o seguinte: Vou tentar me virar por aqui, aprender como e tentar pelo menos. Caso eu não consiga, entro em contato contigo para vermos direitinho preço e etc. Ok?
Em relação a esse CI494, pela primeira uma pesquisa no Google não me fez entender ainda para que serve algo. Alguém poderia me explicar ou colocar um link com algum artigo relacionado ao uso desse CI?
Bom, em relação a fonte, vou comprar essa do mercado livre. Já que vou colocar a mão na massa, vou tentar fazer com as saídas de 12 , 5 e 3.3 volts. Como vou ter o mesmo trabalho praticamente, já deixo pronta para algo que venha a calhar futuramente e necessite dessas tensões.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por LaercioLMB »

As fontes AT são mais confiáveis no quesito potência do que as ATX atuais.
As AT quando eram feitas e diziam ter 300 W tinham os 300 W, coisa que as ATX agora, das baratinhas que dizem ter 400W, quando muito tem 200W e olha lá ainda, tenho minhas dúvidas. Não é à toa que são baratinhas.
As modificações em uma fonte que não seja usada em um computador são necessárias sim, pois do contrário a fonte não conseguirá estabilizar os 12V corretamente, caindo muito a tensão de 12V quando colocada realmente em trabalho.
Medir a tensão de saída de uma fonte sem carga é uma coisa, medir com carga é outra bem diferente e quanto maior for a corrente exigida de uma fonte, se ela não estabilizar, a tensão cai cada vez mais.
Carga em uma fonte significa algo ligado nela e não carregando uma bateria ou algo assim. Colocar uma lâmpada na saída de uma fonte já é colocar uma carga nela e quanto maior a potência de uma lâmpada, maio9r será a carga na fonte.
Uma lâmpada de 5W (lanterna) dará menos carga do que uma lâmpada de 75W (farol).
Imagina por que tem no mercado agora fontes de 400 W de R$50,00 e fontes de 400 W de R$300,00?
Por que a diferença de preço se dizem ter a mesma potência?
Não é a marca e sim a potência real, que quanto mais próxima da realidade, mais cara a fonte é.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

LaercioLMB escreveu:As fontes AT são mais confiáveis no quesito potência do que as ATX atuais.
As AT quando eram feitas e diziam ter 300 W tinham os 300 W, coisa que as ATX agora, das baratinhas que dizem ter 400W, quando muito tem 200W e olha lá ainda, tenho minhas dúvidas. Não é à toa que são baratinhas.
As modificações em uma fonte que não seja usada em um computador são necessárias sim, pois do contrário a fonte não conseguirá estabilizar os 12V corretamente, caindo muito a tensão de 12V quando colocada realmente em trabalho.
Medir a tensão de saída de uma fonte sem carga é uma coisa, medir com carga é outra bem diferente e quanto maior for a corrente exigida de uma fonte, se ela não estabilizar, a tensão cai cada vez mais.
Carga em uma fonte significa algo ligado nela e não carregando uma bateria ou algo assim. Colocar uma lâmpada na saída de uma fonte já é colocar uma carga nela e quanto maior a potência de uma lâmpada, maio9r será a carga na fonte.
Uma lâmpada de 5W (lanterna) dará menos carga do que uma lâmpada de 75W (farol).
Imagina por que tem no mercado agora fontes de 400 W de R$50,00 e fontes de 400 W de R$300,00?
Por que a diferença de preço se dizem ter a mesma potência?
Não é a marca e sim a potência real, que quanto mais próxima da realidade, mais cara a fonte é.


Láercio, muito boa a sua explicação.

Mas, o que eu precisaria fazer para estabilizar a fonte e garantir os 12 volts para alimentar o cortador, por exemplo?
No youtube tem vários videos distintos. Algumas pessoas simplesmente puxam os fios amarelos e pretos para fora e alimentam o que precisam sem fazer nada mais que isso. Outros, soldam algum resistor em determinado lugar, um LED, enfim... Isso que está me confundindo e, o que de fato, será mais eficiente? Vi também sobre monitorar os fios de 3.3 e 5 volts. Como faço isso?
Em relação a fonte que coloquei o link, o que acha dela?
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por LaercioLMB »

A dica da primeira fonte é ideal e acrescentar o resistor de 10W x 10 ohms ligado nos fios vermelho 5V e preto negativo, darão a carga necessária e a estabilidade da tensão da fonte.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

LaercioLMB escreveu:A dica da primeira fonte é ideal e acrescentar o resistor de 10W x 10 ohms ligado nos fios vermelho 5V e preto negativo, darão a carga necessária e a estabilidade da tensão da fonte.


Entendido Laércio, obrigado.

Vou anotar mais essa dica, hehehe.
Vou realizar o pedido da fonte que postei o link assim que o vendedor responder a pergunta que fiz e eu tiver certeza que o anúncio está "ativo", pois, me pareceu meio antigo...
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por Victor Stevan »

LaercioLMB escreveu:A dica da primeira fonte é ideal e acrescentar o resistor de 10W x 10 ohms ligado nos fios vermelho 5V e preto negativo, darão a carga necessária e a estabilidade da tensão da fonte.


Láercio, me surgiu a seguinte dúvida: Ao soldar o resistor para dar estabilidade a fonte, posso soldar em um único fio vermelho e um único preto, deixando assim os outros vermelhos para criar uma saída em um borne de 5 volts?
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
franciscotargino
membro
Mensagens: 243
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: Cortador de isopor de "precisão"

Mensagem por franciscotargino »

Esse resistor amigo vc pode ligar até direto na placa um terminal no negativo onde fica os fios pretos e outro la no 5v fio vermelho
Responder