Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por stickier »

Aqui vai um video da primeira partida do motor pra aguçar os Tucaneiros


http://www.youtube.com/watch?v=jaASS-qTtLQ


Fiz 3 voos sem o Cowl e 1 já com ele instalado esse final de semana

Voa muito bem porém tive problemas com essa bequilha dianteira, precisei fazer alguns ajustes
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Fabrício, fiquei bem na dúvida quanto aos pneumáticos. O que consegui descobrir aqui no clube é que a maioria dos problemas são causados por retrateis chineses e/ou falha na montagem. O pessoal dos jatos tem usado bastante (tá certo que vibra bem menos). Agradeço sua dica e assim que chegarem os meus eu vou dar uma boa estudada. Se achar que terei problemas eu vou de elétrico.
Grande abraço!
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Stickier, como foram os voos? A abertura do cowl é suficiente para refrigerar o motor? Qual os problemas da bequilha? Achei que o cabo de vela atrapalha bastante né? Onde encontrou o spinner azul?

Abraços!
Avatar do usuário
lowagite
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 10:35 pm
Localização: Campos Novos-SC

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por lowagite »

Assim para título de curiosidade pois pretendo comprar daqui uns 6 meses, quanto gastou no total?
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por stickier »

Helio, bom dia!!


O Spinner azul peguei junto na troca com meu amigo, segundo ele fazia parte do KIT e já veio da Juniaer

O cabo de vela não atrapalha muito, ficou bem posicionado e travei por dentro, deixando bem esticado para não se soltar e prejudicar a bequilha

Quanto a abertura do Cowl, como fiz apenas um voo de uns 8 minutos, acredito que ficou suficiente, pois em chão funcionou uns 2 minutos e nâo mostrou excesso de aquecimento, em vôo entendo que refrigeraria mais. A entrada de ar frontal do tucano induz ar direto nas aletas do cabeçote, e o buraco do escape e a continuação do corte até o final do Cowl acredito que dão vazão suficiente para o ar sair com tranquilidade. ainda está em fase de testes mas acredito que não precisarei mexer muito.

Com a bequilha, estava usando uma roda pequena (2 pol), com a borracha do pneu bem mole, então nas curvas o pneu tendia a sair da roda. Com essa situação mais o trabalho normal da bequilha, a helice (15x7 pol mas vou trocar por 14x7) pegava no chão em manobras um pouco mais fortes em solo. Como ja estava no limite de comprimento total (bequilha + diametro da roda) precisei diminuir o tamanho total da bequilha dianteira para agasalhar um pneu maior. Nessa empreitada, troquei a bequilha completa pela outra dum Tucano TWM meu que lenhou.
Avatar do usuário
Fabrício Rodrigues
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Out 14, 2010 12:37 pm
Localização: Ipatinga, MG

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Fabrício Rodrigues »

Hélio eu adquirir o spiner na juniaer, só que só tinham de alumínio ai pintaram ele de azul
Meu filho João Vitor - T-27 Tucano EDA - Super Sports 40S - Pastinha
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Fabrício e Stickier, obrigado pela ajuda, vou falar com o pessoal da Juniaer pra ver se eles têm o spinner. O motor eu acho que vou de DLE 20-RA mesmo, ficou muito boa a montagem dele. Para os servos estou pensando em usar tudo metal gear. Standard para aileron, profundor e leme/bequilha e servos menores para a válvula do trem, flaps e acelerador. Pensei nesses dois: Standard: JR ES 579 e Hitec HS-82 e/ou 65 MG. O que acham?
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por stickier »

Olha.. para os flaps recomendo um servo no mínimo Standard, pois sofre muito estresse com os flaps acionados. Lembrando que pela montagem original, são as duas superficies de flap acionadas pelo mesmo servo,
Quanto aos modelos, conheco pouco estes, entao nao poderei opinar
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Stickier, acionando os falas com a mão, realmente me pareceram pesados, somando a isso a força aerodinâmica, vai precisar mesmo de algo com torque. Mencionei o Hitec HS-82 MG pois em 6V ele entrega 3.4kg de torque, mais que alguns servos standard.
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Hummmm.... Parece que os servos JR ES 579 só trabalham a 4,8v. Achei informações contraditórias sobre isso. Se for só a 4,8 não irão servir. Pretendo usar uma LiFe de 2100mA.
Se alguém tiver essa informação, me ajudaria muito.
Responder