Hélice diferente da recomendada pelo fabricante

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Hélice diferente da recomendada pelo fabricante

Mensagem por Matheus aereo »

Olá pessoal.
Bom vamos lá.
Aqui no evoo eu vi o paulistinha do Raphael Leão, e nesse modelo ele usou o motor turnigy 2822-17 1100kv 102 w.
E outro companheiro montou o mesmo paulistinha usando o mesmo motor.
O que me deixou em duvida é que ambos usaram uma hélice de 10x4 com bateria 2S, sendo que o fabricante recomenta hélice 8x6 para lipo 2S.

Já pesquisei bastante mas não consegui entender do porque dessa hélice não gerar um consumo tão grande que impeça que ela seja usada nesse motor.
Será que é porque o tamanho da hélice foi aumenta e o passo reduzido?

Por exemplo, a hélice recomendada é de 8x6 mas eu aumento 2 polegadas no tamanho e reduzo 2 polegadas no passo, com intenção de gerar um pitch speed maior.

Faz sentido o que exemplo que sitei?
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Duvida quanto a usar hélice diferente da recomendada pelo fabricante

Mensagem por Matheus aereo »

Complementado o que eu digitei...
Emfim, a pergunta é:
A hélice de 10x4 geraria o mesmo consumo que a de 8x6? Devido a compensação do aumento do tamanho mas redução do passo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida quanto a usar hélice diferente da recomendada pelo fabricante

Mensagem por LaercioLMB »

O exemplo que você citou não faz sentido, embora pareça lógico.
Você pode sim diminuir o diâmetro e manter o passo para aumentar a velocidade, mas não o contrário.
Ao aumentar o diâmetro, irá ter maior área de resistência ao ar e isso irá forçar mais o motor que nem sempre conseguirá ter um rpm final maior.
Há uma série de fatores que fazem o ilógico parecer impossível e um deles são as próprias tabelas dos fabricantes, que nem sempre estão corretas.
Um exemplo que te dou é o motor Turnigy TR 3530 1100 que já saiu de linha. Na tabela dele na época, falava que ele suportava uma hélice de no máximo 10X6 com bateria 2S e era um motor para trabalhar somente com bateria 2S e 3S, o atual motor equivalente por assim dizer é o Turnigy D3530/14 que diz suportar uma hélice 12X6 com bateria 2S.
O TR3530 com hélice 12X6 APC e bateria 3S esquenta muito, pois o consumo vai nas alturas e se manter, ele queima.
Já com uma hélice GWS1260HD, esquenta, mas não tanto quanto com uma hélice APC e se eu colocar o timing do motor em LOW, o motor fica morno e posso usar sem nenhum problema com uma bateria 3S, mas nem pensar uma APC 12X6.
Mas como se ambas tem o mesmo diâmetro e o mesmo passo?
Eu uso um TR35301100 com uma hélice GWS 1260 HD com bateria 3S com a configuração do motor com o timing em LOW, mas pela tabela do fabricante naquela época, nem pensar isso.
O desempenho de uma hélice muda conforme o material com que ela é feita e de fabricante para fabricante, por isso, simplesmente dizer que pode usar hélice tal sem dizer a marca não ajuda muito, pois dependendo da marca pode ficar melhor ou pior o resultado.
Por isso é sempre bom um aeromodelista ter em sua bancada um wattímetro para testar um motor e saber se a hélice usada nele atinge as expectativas e permanece dentro dos limites do motor.
Eu costumo testar em modo estático o empuxo e calcular a velocidade de um conjunto motor / hélice para saber se o conjunto está realmente dentro do que eu preciso, dessa forma a única preocupação que terei será em fazer a trimagem no primeiro voo, pois o aeromodelo já subirá com certeza de que o conjunto propulsor escolhido está dentro das exigências do aeromodelo.
As tabelas dos fabricantes nem sempre são verdadeiras e os resultados obtidos, nunca serão com qualquer hélice.
Vamos supor que o consumo máximo se deu com uma hélice 8X6 com bateria 3S sem queimar o motor e o empuxo máximo estimado foi com uma hélice 7X4 com bateria 4S, o fabricante coloca o consumo máximo e o empuxo máximo do motor, não sendo necessariamente no mesmo conjunto motor / hélice.
Quanto maior for a hélice, menor terá que ser a tensão usada para alimentar o motor e vice e versa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Duvida quanto a usar hélice diferente da recomendada pelo fabricante

Mensagem por Matheus aereo »

Laercio, Brigadão pela ajuda e pela paciência,

Entendi o que você quis dizer.

Eu achei que ao diminuir o passo da hélice, compensaria o arrasto criado pelo aumento do diâmetro, sendo assim mantendo o consumo igual usando hélices do mesmo tipo e marca.

Emfim, para evitar que eu tenha problemas basta eu checar o consumo do motor com a hélice que pretendo usar.

Para saber o consumo que o motor suporta eu devo dividir a potência do motor em W pela voltagem da bateria, correto?
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Duvida quanto a usar hélice diferente da recomendada pelo fabricante

Mensagem por Wesley_Sniper »

Só mais duas informações que podem lhe servir...

O Raphael é o fabricante do modelo, ele me disse que o 2822 ficou fraco e trocou para 2830 de 1000kv.
:D
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Duvida quanto a usar hélice diferente da recomendada pelo fabricante

Mensagem por Matheus aereo »

Valeu pela informação Wesley. Talvez no meu paulistinha não fique... talveeeez kkkKKK.
Vou tentar fazer uma construção bem leve, coisa que aprendi a fazer com meus micros aviões.
Se o peso do meu paulistinha se aproximar do peso do avião do Raphael vou fazer o upgrade no motor.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Duvida quanto a usar hélice diferente da recomendada pelo fabricante

Mensagem por LaercioLMB »

Dividir a potência em Watts pela tensão em Volts, te dará sim a corrente em Amperes, mas não necessariamente o que o motor suporta.
Em testes você saberá o limite do motor pela temperatura que ele alcançar, estando morno, é o limite e se ficar quente ao toque, está no limite máximo e se tocar e sentir muito calor mesmo, certamente ultrapassou o limite máximo a muito tempo.
Quando um motor esquenta muito, o calor gerado também significa consumo extra da bateria e quanto mais o motor esquentar, menor será o desempenho final dele.
Os ímãs muito aquecidos, perdem boa parte da capacidade magnética deles e isso faz com que o campo magnético diminua, perdendo eficácia das bobinas elétricas que trabalham em conjunto com o campo magnético criado pelos ímãs.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Duvida quanto a usar hélice diferente da recomendada pelo fabricante

Mensagem por Matheus aereo »

Valeu Laercio. Me ajudou 100%
Responder