Focke Wulf 190 Guilows (video)

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Focke Wulf 190 Guilows

Mensagem por snag »

Matheus aereo escreveu:Preciso da ajuda dos senhores e de sua experiencia. Alguém pode me dar uma opinião sobre pintura com tina duco laca nitrocelulose? Com aerografo é claro.


Não tenho certeza, mas acho que mesmo passando a tinta com aerógrafo, você vai precisar de várias demãos se quiser uma cobertura opaca. No final, pode ficar um acabamento meio pesado. Faça um teste antes, numa amostra da entelagem para conferir o resultado.

Uma tinta que dizem ser muito boa para micro-modelos é aquela usada pelo pessoal do ferreomodelismo. Sao tintas com ótimo poder de cobertura, que permitem uma demão extremamente fina para não esconder os detalhes dos modelos em escala HO ou N. A marca mais famosa é a Floquil. Para falar a verdade, comprei algumas cores, mas nunca testei.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Focke Wulf 190 Guilows

Mensagem por rnjorge »

Se for entelar com papel, tinta a base de nitrocelulose bem diluída, em várias demãos leves, funciona bem. Mas o que é "bem diluída" e o que é "leve" varia com cada pessoa e cada aerógrafo...
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Focke Wulf 190 Guilows

Mensagem por Matheus aereo »

E ai snag.
Então eu vou testar sim em varias peças de seda que tenho aqui.
Quanto a tinta para ferromodelismo, é a própria duco laca nitrocelulose mesmo.
Eu acredito que se diluída adequadamente não vai ficar pesada mesmo, até porque o dope que usamos na seda é a laca nitrocelulose incolor.
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Focke Wulf 190 Guilows

Mensagem por Matheus aereo »

Opa, valeu Jorge. Me deu mais segurança no que eu acreditava.
Bom o jeito é testar mesmo, até encontrar uma diluição que fica mais leve sem que a cor fique fraca.
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Focke Wulf 190 Guilows

Mensagem por Matheus aereo »

Jorge, você já trabalhou com esse tipo de tinta?
Porque pelo que estou vendo é muito difícil misturar as cores para obter, para obter outra desejada.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Focke Wulf 190 Guilows

Mensagem por rnjorge »

A última vez que usei foi há uns dez anos. Fui numa loja de tintas e pedi para fazerem determinada cor, ou o mais próximo dela. Tive que comprar meio litro...
As floquil são bem recomendadas, têm nas cores específicas das diferentes forças aéreas, mas nunca usei sobre papel e dope, só sobre fibra e epóxi. E eu tinha dificuldade de encontrar.
Em algumas construções de micros, que vi pelos fóruns, usam tinta acrílica, mas sempre agregando alguns gramas de peso.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Focke Wulf 190 Guilows

Mensagem por Matheus aereo »

Bom, procurei por floquil, mas não achei nada no brasil.
Já que com as tintas de nitrocelulose terei limitação por cores, vou pesquisar pelas acrílicas próprias para modelismo.

Vi nesse tópico incrível do Diogo Rembold, o resultado com acrílicas. Ele afirmou que o ganho de peso é entre 2 a 3 gramas. E o resultado é muito bonito. Creio eu que ele deve ter usado acrílica própria para modelismo, que deve ter um resultado diferente da tinta para artesanato.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Focke Wulf 190 Guilows

Mensagem por rnjorge »

Tenho uma fuselagem de planador que pintei com acrílicas que uso em plastimodelismo e depois usei verniz fosco da Acrilex. Não ficou genial por causa da pobre preparação da madeira, mas o ganho de peso foi desprezível.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
Matheus aereo
membro
Mensagens: 757
Registrado em: Qua Jul 25, 2007 4:09 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Focke Wulf 190 Guilows

Mensagem por Matheus aereo »

Olha só, bacana. Como que ficou o acabamento depois do verniz? Se quiser postar uma foto para eu ver como ficou...
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Focke Wulf 190 Guilows

Mensagem por rnjorge »



Ricardo Jorge
Responder