Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Pessoal, continuo pesquisando os servos para o Tucano. Gostei das especificações do JR. Encontrei em vários sites gringos ele com especificação de 4,8 e 6V. Tenho comigo alguns BMS-631, Hitec HS-485HB (Karbonite) e Futaba S3004, masnenhum é metal gear. Usarei o montante da DuBro com coxins para a redução da vibração. Mesmo assim devo utilizar servos metal gear? Ou os que tenho poderiam ser utilizados?
Avatar do usuário
Fabrício Rodrigues
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Out 14, 2010 12:37 pm
Localização: Ipatinga, MG

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Fabrício Rodrigues »

O luta, eu continuo a procura do trem de pouso, quero usar eletrico
Meu filho João Vitor - T-27 Tucano EDA - Super Sports 40S - Pastinha
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Fabrício, retráteis elétricos eu encontrei esses:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... lass_.html

http://www.espritmodel.com/eflite-elect ... -size.aspx

não sei se te ajuda...

Abraços
Avatar do usuário
Fabrício Rodrigues
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Out 14, 2010 12:37 pm
Localização: Ipatinga, MG

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Fabrício Rodrigues »

Helio com certeza ajuda, vc vai usar algum desses?
Muito obrigado
Meu filho João Vitor - T-27 Tucano EDA - Super Sports 40S - Pastinha
Avatar do usuário
queiroga
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 1:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por queiroga »

Não use os servos Karbonite da Hitec. eles não são indicados para serem usados com motor a gasolina. tem isso até na especificação dele.

abs!
[]'s
Queiroga
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Obrigado pela dica Queiroga. Sim, sei da restrição do uso de servos com engrenagens de Karbonite em Aeromodelos a gasolina. Na verdade a Hitec não recomenda o uso desses servos em aeros com superfícies de comando grande E movidos a gasolina. Não acho que seja o caso do Tucano e com montante com coxins acredito que vibre menos que muito aero glow. De qualquer maneira não vou arriscar.
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Pessoal, dando sequência à seleção dos componentes do Tucano:

Motor: DLE 20 RA
Tanque de 20oz
Montante DrBro Vibration reducing 1.20
Retráteis: Robart (ROBQ 607 bequilha e 605 os principais); Kit de ar (ROBQ 188VRX)
Struts: Robart Robostrut (656 w/ fork bequinha e 652R e 652L nos principais)
Rodas Robart
Receptor Futaba R700 SB
Baterias: LiFe Nano-Tech 2000mA na ignição e 2100mA no receptor
Servos: a definir

Apesar de ja ter realizado várias montagens, esse será meu primeiro aero a gasolina. Sempre achei que os servo deveriam ser MG para aeros a gasolina, mas pesquisando na net e especialmente aqui no e-voo, vi que isso não é uma verdade absoluta e que muitos indicam servos com engrenagem de Nylon para gasers. Esse aero é para voos esporte/escala então estou com algumas opções de servo para escolher:

JR ES 579 (metal gear)
Futaba S3004 (nylon)
Futaba S3010 (nylon)
Futaba S3305 (metal gear)
Hitec 645 (metal gear)
Hitec 625 (metal gear)

Aceito sugestões/pitacos/palpites/ajuda com o setup do aero e dos servos.

Abraços
Cmte Wanderley
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Out 21, 2011 9:04 am
Localização: Recife-PE

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Cmte Wanderley »

Heliophar bom dia, eu tenho um Tucano Top 120 que adquiri em maio de 2014 e ainda não montei, comprei um motor GT22 da OS, mas não deu certo, estou acompanhando este teu tópico e gostaria, se possível, que me mandasse as fotos e/ou filmagem quando o teu ficar pronto. Com relação ao Servo, eu comprei o Futaba S3305, pois ele é de alto Torque e engrenagens de metal, já que vou fazer voos escala eles comportam muito bem.
Eu também comprei os mesmo struts, retráteis e rodas que vc adquiriu, porém, estou pensando em comprar as rodas de um cara chamado Jonhy, estas rodas são escalas e tem sistema de freios a ar.
Abraço.
WANDERLEY DE ALMEIDA RAMOS
Cmte Wanderley - Capitão
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Boa tarde Cmte Wanderlei

Obrigado pela colaboração. Eu ainda não postei fotos pois não iniciei a montagem, apenas retirei ele da caixa para checagem e também para matar a vontade de olhar. Sobre a motorização eu abri mão do Saito FG-21 por três motivos: 1) a má fama que os FG-20 deixaram no mercado; 2) Ele tem 1cm a mais de altura que o DLE 20, ficando com as tampas de válvulas expostas; 3) acredito que para substituir o DLE 20 RA (2T) por um gasolina 4 tempos, eu precise aumentar a capacidade cúbica do motor (não pesquisei isso a fundo). Como achei boas referências em montagens dos Tucanos Juniper com os DLE 20cc, optei por ele. Sobre os servos, eu continuei minha pesquisa aqui no e-voo e achei muita coisa boa. Lendo algumas postagens do Léo Miranda e do Marco Antônio, vi que não há uma obrigatoriedade de uso de engrenagens de metal nos servos, mesmo em aeros a gasolina. Eu mesmo "comprei" essa idéia por indicação de terceiros. Estou revendo minha opção de servos, pois acho os Futaba 3305 superdimensionados para essa classe de aeromodelo/estilo de vôo. Sempre gostei dos meus Futaba 3004, muito confiáveis. Então estou avaliando o uso deles nos flaps e ailerons. Para o leme e profundor, estou considerando os DS 821 ou JR DS 579 (vi muitas referências boas sobre o DS 821). Eu vi o trabalho do Johnny Simões e fiquei impressionado!! Coisa linda, artesanal, mas o custo, por hora, me impede de usar componentes assim.

Grande abraço!!
Cmte Wanderley
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Out 21, 2011 9:04 am
Localização: Recife-PE

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Cmte Wanderley »

Concordo com você. Eu sempre usei os Servos Futabas 3004 nos meus aeros, mas estes aeros são de pequeno porte classe .45 e .55, mas quando resolvi ter este Tucanos levei em consideração a motorização, o peso e principalmente a tranquilidade, tranquilidade esta que me faz configurar todos os meus aeros com peças e equipamentos um pouco acima do especificado, para que eu tenha, por exemplo, uma potência de motor um pouco acima do necessário, nós nunca saberemos quando vamos precisar de motor para uma acendência de emergência. Com relação aos Servos, tenho o mesmo raciocínio, Servos mais fortes eu ficarei mais tranquilo, isto tudo pensando, também, em não agregar mais peso no aero. Quando você falou no trem de pouso eu também achei o valor alto para minhas condições, eu já tenho o mesmo kit que você tem daí estou pensando em pegar só as rodas escalas do Jonhy. Mande-nos notícias quando o Tucano estiver pronto, o meu só está faltando o motor.
Até logo.
WANDERLEY DE ALMEIDA RAMOS
Cmte Wanderley - Capitão
Responder