Mini quad racing

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1703
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mini quad racing

Mensagem por LCid »

Quando comecei a voar com o meu mini quad, usando a CC3D e o Openpilot, foram só decepções. Nunca consegui deixar o quad voando direito, sempre ficava "indomável" e as vezes parecia ter vontade própria. Pensei "são esses motores sem vergonha e esses ESC "marca Diabo" que eu uso".
Troquei por motores da Sunnysky e os ESC com aquele negócio que chamam de "OneShot". Fui testar. Melhorou um pouco, mas continuava uma porcaria pra dizer a verdade. Refiz setup, alterei PID, fiz tudo o que era possível e o mini quad parecia que não tinha jeito. Olhava aqueles vídeos dos caras voando perfeitamente e aumentava a minha decepção
Aí resolvi trocar o firmware. Tirei o OpenPilot e coloquei o Cleanflight com os PID Luxfloat. Que diferença! Pela primeira vez eu "pilotei" o quad e não fiquei consertando as doideiras que ele fazia em voo. Portanto, se voce usa o Openpilot, experimemte o Cleanflight, voce vai ver a diferença!

https://youtu.be/vdjdbqrXY8Y

Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Mini quad racing

Mensagem por Japaparadoxx »

É que o Cleanflight é direcionado mais para uma classe dos multirotores, é mais simples configurar. Já o OpenPilot não, porém, corretamente configurado voa como o Cleanflight. :D
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1703
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Re: Mini quad racing

Mensagem por LCid »

Opa Japaparadoxx, obrigado por comentar e enriquecer a troca de informações.
Não sabia dessa distinção para determinados modelos de multirotor. Eu vejo assim, o OpenPilot tem uma programação quase "automática", ele mapeia sozinho os canais, ajusta e etc ...uma coisa bem "eletrônica" mesmo e um pouco genérica. Decolei e pousei muitas vezes testando valores de PID e confesso que nunca consegui deixar o mini voando de um modo satisfatório. Resumindo, eu não pilotava, eu ficava o tempo todo corrigindo algumas doideiras que ele fazia em voo
Já o Cleanflight tem uma programação, no meu entender, mais lógica, física e mais detalhada. Apesar de existir tb o mapeamento de canais na nova versão, eu fui pelo método arcaico de conectar e ver se estava no canal certo.
E após fazer a programação, fiz a primeira decolagem e de cara já senti a superioridade do Cleanflight em todos os aspectos (pelo menos no mini quad), desde estabilização até a sensibilidade do acelerador. Só precisei fazer uma pequena alteração nos PID (Luxfloat) porque uso ESC de 500hz.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Mini quad racing

Mensagem por Japaparadoxx »

LCid escreveu:Opa Japaparadoxx, obrigado por comentar e enriquecer a troca de informações.
Não sabia dessa distinção para determinados modelos de multirotor. Eu vejo assim, o OpenPilot tem uma programação quase "automática", ele mapeia sozinho os canais, ajusta e etc ...uma coisa bem "eletrônica" mesmo e um pouco genérica. Decolei e pousei muitas vezes testando valores de PID e confesso que nunca consegui deixar o mini voando de um modo satisfatório. Resumindo, eu não pilotava, eu ficava o tempo todo corrigindo algumas doideiras que ele fazia em voo
Já o Cleanflight tem uma programação, no meu entender, mais lógica, física e mais detalhada. Apesar de existir tb o mapeamento de canais na nova versão, eu fui pelo método arcaico de conectar e ver se estava no canal certo.
E após fazer a programação, fiz a primeira decolagem e de cara já senti a superioridade do Cleanflight em todos os aspectos (pelo menos no mini quad), desde estabilização até a sensibilidade do acelerador. Só precisei fazer uma pequena alteração nos PID (Luxfloat) porque uso ESC de 500hz.


Entao, eu como usuário do OpenPilot, devo confessar que é meio chato configurar os pids dele. Existe um método para conseguir os valores dos pids. Mas ainda assim é um pouco complicado e confuso assim como a GUI do OpenPilot onde vira e mexe eu coloco os modos de voo errado e acabo tomando chao. :roll:
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
phi
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qua Set 23, 2015 8:44 pm
Localização: Araraquara

Re: Mini quad racing

Mensagem por phi »

Parabéns pelo vídeo, ficou bem legal!
:arrow: Assista o canal Dronando Por Ai no YouTube: http://goo.gl/ipwYAG
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1703
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Re: Mini quad racing

Mensagem por LCid »

Entao, eu como usuário do OpenPilot, devo confessar que é meio chato configurar os pids dele. Existe um método para conseguir os valores dos pids. Mas ainda assim é um pouco complicado e confuso assim como a GUI do OpenPilot onde vira e mexe eu coloco os modos de voo errado e acabo tomando chao. :roll:


Sim, eu usei esse método de habilitar o ajuste dos PID pelo rádio (usando um dos botões giratórios). Dá mesmo um trabalho fazer isso, tem que ir testando e anotando os valores e no fim, não ficou 100% como eu esperava. Se ficava bom em ATT, já não ficava bom nos outros modos. E no meu caso, estava voando até que razoavelmente bem e de repente ele pirava, dava uns flips sozinho, derrapava sem mais nem menos e acabava caindo. A situação era tal que não existia sequer um voo em que ele não caísse de uma maneira inesperada. Depois que troquei pelo Cleanflight, já voei com ele pelo menos umas dez vezes e não caiu nenhuma. Quer melhor que isso? hehehe

phi escreveu:Parabéns pelo vídeo, ficou bem legal!


Valeu phi, obrigado por assistir e comentar ;-)
Responder