Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Bom Dia Cmte Wanderley

Também gosto de trabalhar com margem de segurança, por isso tenho pesquisado bem cada componente, sem pressa. Mês que vem quero começar a montagem, aproveitando o recesso de fim de ano. Por que desistiu do motor OS. GT 22? Tem algum substituto em mente?

Grande abraço e obrigado por participar do tópico.

Heliophar
Cmte Wanderley
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Out 21, 2011 9:04 am
Localização: Recife-PE

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Cmte Wanderley »

Bom dia, eu comprei o GT-22 pq ele tem o escape na trazeira do cabeçote, pois não quero cortar o Cowl na lateral, mas este escapamento encosta nas laterais com isto irá aquecer o cowl podendo danificá-lo ou estourar a pintura.
Tenho pensado em colocar este mesmo motor que você tem DLE 20CC, por isto gostaria que você me mandasse, quando ele estiver pronto e ter voado, as fotos e filmagem.
Tenha um bom dia.

Cmte Wanderley
WANDERLEY DE ALMEIDA RAMOS
Cmte Wanderley - Capitão
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por stickier »

Boa tarde senhores..

Helio, gostei da configuração dos servos.

Lendo neste topico ví que servos Karbonite nao sao indicados para aero a gasolina, pelo risco de quebra das engrenagens..

O meu estava com todos os servos karbonite - Hitec 5485 (exceto acelerador e bequilha dianteira - uso servo separado do leme)

Optei por trocar pelos meus velhos conhecidos Hitec 645 MG - mais fortes e resistentes. Futaba 3004 nos Ailerons. Comecei trocando apenas o do profundor por um 645 que eu ja tinha em casa, por que para mim, é o principal comando da aeronave.

Infelizmente ou felizmente, vão me sobrar 6 servos karbonite desta substituicao, que vou passar para um amigo voar glow.

Estou muito satisfeito com o DLE 20.. Amaciando ainda

abraços, boa montagem e otimos voos!!
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Cmte Wanderley, pode deixar!! Estou aguardando a chegada do motor. Assim que tiver com ele em mãos eu já mando fotos da instalação. Stickier obrigado pela dica. Vou mesmo utilizar os Futabas 3004 nos flaps e ailerons; JR DS 579 no profundor e leme; Hitec HS 82 MG no acelerador e o HS-65 MG no acionamento dos retráteis. Também guardei meus servos Karbonite para outra ocasião. Que hélice você esta usando no seu DLE? Pretendo usar uma tripá 15x6 nele. E o montante, esta usando com coxins?

Abraços!!
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por stickier »

Montante sem coxins, Helice 15x7 tripá mas ficou muito pesada, aceleração lenta e pegava no chao quando a bequilha sofria muito esforço. Comprei 14x7 tripá e acredito que vai casar com o motor.. mas o correio extraviou minha mercadoria :(
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Legal Stickier, eu vou tentar aquele Du-Bro que comentei, mas tenho medo de não caber. Bom saber do hélice, achei que daria com folga a de 15. Avise das novidades!!
Grande abraço!!
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por stickier »

Bom dia galera..

Adquiri o montante com coxins para motor 20cc.. estou aguardando chegar. Acho que vai diminuir muito a vibração do conjunto. Se não couber nóis "adapita".

Tive problemas por excesso de vibração 2x: uma delas afrouxou o escapamento do motor. Na segunda ocasião afrouxou o montante da parede de fogo.. Motor monocilindro, gasolina e em amaciamento, vibra muito mesmo.. Vou previnir pra nao ter problemas mais sérios


Quanto a encomenda extraviada, chegou, MOLHADO.. aff correios me quebram mesmo. Ainda bem que nao estragou nenhum servo 9g

Como as helices 14x7 tripá estavam dentro, ainda nao tive oportunidade de testar. Comparei com a minha 15x7, que ja tinha as pontas machucadas, ficaram quase do mesmo tamanho, ligeira diferança

Quando voar mando notícias
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por LaercioLMB »

Se não balancear as hélices, nunca irá resolver os problemas com vibrações.
Não que seja o seu caso, mas hélices balanceadas em hastes de chaves de fenda e nada, é a mesma coisa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por CONDOR 2 »

LaercioLMB escreveu:Se não balancear as hélices, nunca irá resolver os problemas com vibrações.
Não que seja o seu caso, mas hélices balanceadas em hastes de chaves de fenda e nada, é a mesma coisa.


Certo.

Tenho 3 e voam demais.

Se balancear o conjunto hélices e spinner.....só alegrias.

E digo mais foi o aero mais completo que já voei e montei.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Boa noite pessoal

Também usarei o montante com coxins. Mas sempre balanceio os hélices no balanceador. O spinner também já balanciei, mas não consegui um resultado tão bom quanto com os hélices. Uma outra dúvida: o uso da Kill switch é realmente "altamente recomendado" como o manual do motor cita? Quem usa?

Abraços
Heliophar
Responder