vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por Douglas Lenz »

Ainda em tempo, desculpa mas no fim desviei a resposta da pergunta inicial,

Não se chapeia asa nervurada. não tem necessidade, só se faz um chapeamento no bordo de ataque (com balsa) , superior e inferior, só iso é suficiente para reforçar a asa e por ser ali que pegamos o aero com a mão para carrega-lo. Se for de depron 2mm ficara frágil e quebrará no primeiro descuido ao pega-lo com a mão.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por LaercioLMB »

Tenho um aeromodelo com asa toda estruturam e feito somente com depron 5mm nas nervuras e longarinas e depron 2 mm para chapear bordo de ataque e fuga, ficando vazado entre as longarinas.
O aeromodelo já caiu umas 4 vezes, sendo que uma delas foi no meio de uma copa de uma árvore e nem danificou as asas, somente fez um furinho no nariz do aeromodelo devido ao um galho pequeno da árvore ter entrado ali. Nem o vinil rasgou.
O aeromodelo foi entelado com vinil e todos que veem o modelo, pensam que ele é em balsa devido ao vazado das asas.
Compensado 3 mm para asas desse tamanho será pesado demais como o Douglas mencionou e precisará de mais velocidade para voar.
Normalmente aeromodelos de 1,5 m de envergadura, são para motores .46 em diante, nunca menores que isso, pois faltará motor.
Esse material todo pode ser reaproveitado sim, em paredes de fogo, assoalho onde fica o trem de pouso e o depron 2 mm pode sim chapear uma asa, eu chapeei asa de um P-51B com 1480 mm de envergadura e não ficou nada frágil.

S6300684.JPG
S6300684.JPG (28.66 KiB) Exibido 8357 vezes


S6300832.JPG
S6300832.JPG (31.5 KiB) Exibido 8357 vezes


S6300861.JPG
S6300861.JPG (33.39 KiB) Exibido 8357 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por fabriciogf »

O motor é o evolution .36NT,comprei esse motor novo já faz um tempão e não utilizei,está parado já faz uns 3 a 4 anos,nem amaciei ele ainda,está na caixa,acho que nem fabrica mais.Estou querendo voltar pro glow, mas primeiro queria um avião mais barato só pra praticar novamente e depois vou comprar um kit ou arf de boa qualidade.Gostaria de me desfazer da bagulhada que tenho aqui em casa,tenho muita coisa parada aqui,dá pra fazer um aero inteirinho sem comprar praticamente nada,só a balsa pra chapear que não tenho aqui, por isso pensei no depron.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por fabriciogf »

Laercio, esse da foto que você entelou foi com vinil?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por LaercioLMB »

Se quer usar o motor .36, faça o modelo conforme o motor e não o contrário.
Terá que diminuir o tamanho dele quer queira ou não.

Sim, o da foto é entelado com vinil Alko.

O modelo tem 1200 mm de envergadura pesando 1125 g.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por fabriciogf »

[imagem]http://www.evolutionengines.com/ProdInfo/Gallery/EVOE0360-GAL1.jpg[/imagem]Esse é o motor que eu tenho:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por LaercioLMB »

Conheço o motor, mas tem que fazer o aeromodelo compatível com o motor, não adianta querer fazer um modelo e tentar colocar o que tem se as coisas não combinam.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por fabriciogf »

Laércio,agradeço a você e a todos pela consultoria,é isso mesmo que eu queria saber,vou tentar fazer um modelo menor 1400mm e mais leve até uns 1.500g.Quanto ao chapeamento acho que vou seguir o conselho do douglas,e fazer de balsa mesmo só no bordo de ataque,vou gastar só umas 2 chapas.
manguinha
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Abr 13, 2013 9:53 am
Localização: colniza mt

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por manguinha »

já fiz aeromodelo de compensado vareta,nervuras todo de caixeta voou que uma beleza motor asp 52 chapeado com laminado de caixeta também voava bem de mais isso era porque eu tava aprendendo a fazer aeromodelo entelado com adesivo pesado que um chumbo
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: vale a pena chapear asa de balsa com depron 2mm?

Mensagem por fabriciogf »

Aproveitando o feriado pra fazer uma limpeza aqui em casa e montar um aero só com a sucata que eu tenho aqui.
começando pela asa feita com retalhos de compensado
começando pela asa feita com retalhos de compensado
asa1.jpg (16.93 KiB) Exibido 8190 vezes
Responder