Projeto pra regulador de voltagem 5V 3A

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
josé leôncio
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Nov 26, 2013 10:44 pm
Localização: Crixás-GO

Mensagem por josé leôncio »

mas como eu instalo a eletronia e nao queimo o reptor :?: :?: :?: [/u][/i][/b]
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

[quote:9361fccc67="josé leôncio"]mas como eu instalo a eletronia e nao queimo o reptor :?: :?: :?: [/u][/i][/b][/quote:9361fccc67]
Como assim?
Avatar do usuário
Bruno_mortandela
membro
Mensagens: 215
Registrado em: Seg Set 11, 2006 10:24 pm
Localização: Paulínia - SP

Re: Projeto pra regulador de voltagem 5V 3A

Mensagem por Bruno_mortandela »

Ressuscitando o tópico...

Estou querendo montar um Pop da flying circus, e pensei em me atualizar e colocar lipo ao inves de packs de NiCd ou NiMh, e a ideia do Ubec caseiro, devo confessar, achei fantástica. Mas como o tópico é bem novinho :lol: , muita coisa esta desatualizada ou não existe mais, como o link da loja na primeira pagina, aparentemente a loja fechou.

Estou querendo montar um desses, mas estou com dificuldade de entender esse tópico sobre o que funcionou e o que não funcionou, alem da lista de peças, alguém teria fotos tipo um passo a passo de como fazer? Sei que é simples, e as peças são fáceis de encontrar em lojas de eletrônicos, mas não quero me aventurar a montar um e queimar meu recptor ou dar um curto na lipo.

Fico no aguardo.

Abraço a todos!
Freqüência: 72.750 e 72.890
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Projeto pra regulador de voltagem 5V 3A

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados ! Bruno, estava em um dilema parecido a um tempo atrás, os BEC comerciais estão muito caros e pesquisando no ML achei um regulador baseado no LM2596 que é um regulador step down bastante versátil, utilizei um para abaixar a tensão de uma LiPo 2S para 5 Volts e outro para abaixar a tensão de uma LiPo 4s para 12 Volts e alimentar o transmissor e câmera de FPV, a única modificação que fiz foi substituir o tripot por um resistor fixo, fiquei com medo da vibração alterar o ajuste das tensões, se interessar procure por "step down LM2596", abraço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Projeto pra regulador de voltagem 5V 3A

Mensagem por LaercioLMB »

Jacimar escreveu:Boa tarde prezados ! Bruno, estava em um dilema parecido a um tempo atrás, os BEC comerciais estão muito caros e pesquisando no ML achei um regulador baseado no LM2596 que é um regulador step down bastante versátil, utilizei um para abaixar a tensão de uma LiPo 2S para 5 Volts e outro para abaixar a tensão de uma LiPo 4s para 12 Volts e alimentar o transmissor e câmera de FPV, a única modificação que fiz foi substituir o tripot por um resistor fixo, fiquei com medo da vibração alterar o ajuste das tensões, se interessar procure por "step down LM2596", abraço.



E qual a capacidade de corrente que o sistema suporta?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Projeto pra regulador de voltagem 5V 3A

Mensagem por Jacimar »

Laércio, 3 Ampéres, a dissipação é limitada a 15W por isso usei 2S e 4S na minha aplicação, para evitar a necessidade de alta redução na tensão e consequentemente alta dissipação, mas ainda acho que o melhor é evitar usar BEC, mesmo que tenha que colocar várias baterias no aero, copiei algumas características :

DESCRIÇÃO TÉCNICA



Nome do modelo
Módulo step-down LM2596S DC-DC
tensão de entrada
3.2V a 40V
Voltagem de saída
1.25V a 35V
Corrente de saída
3A (max)
eficiência de conversão
92% (ou mais alto)
ripple de saída
<30mV
frequência de comutação
65KHz
Temperatura de operação
-45 A +85
tamanho
43 milímetros * 21 milímetros * 14 milímetros (L * W * H)
Avatar do usuário
Bruno_mortandela
membro
Mensagens: 215
Registrado em: Seg Set 11, 2006 10:24 pm
Localização: Paulínia - SP

Re: Projeto pra regulador de voltagem 5V 3A

Mensagem por Bruno_mortandela »

Legal! vou dar uma pesquisada.

Sabe o peso? Como a ideia é colocar em um planador ai quanto mais leve melhor e acaba não tendo o problema de vibração!
Editado pela última vez por Bruno_mortandela em Ter Fev 02, 2016 10:53 pm, em um total de 1 vez.
Freqüência: 72.750 e 72.890
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Projeto pra regulador de voltagem 5V 3A

Mensagem por Jacimar »

Bruno_mortandela escreveu:Legal! vou dar uma pesquisada.

Sabe o peso? Como a ideia é colocar em um planador ai quanto mais leve melhor!



Achei um reserva e pesei : 10 gramas, não é levíssimo como um regulador linear mas pela versatilidade acho que compensa, pelo menos no meu caso, boa sorte e um abraço.
Avatar do usuário
Bruno_mortandela
membro
Mensagens: 215
Registrado em: Seg Set 11, 2006 10:24 pm
Localização: Paulínia - SP

Re: Projeto pra regulador de voltagem 5V 3A

Mensagem por Bruno_mortandela »

Jacimar escreveu:
Bruno_mortandela escreveu:Legal! vou dar uma pesquisada.

Sabe o peso? Como a ideia é colocar em um planador ai quanto mais leve melhor!



Achei um reserva e pesei : 10 gramas, não é levíssimo como um regulador linear mas pela versatilidade acho que compensa, pelo menos no meu caso, boa sorte e um abraço.



Show de bola!! Vou dar mais uma pesquisada mas parece ser bem interessante!
Freqüência: 72.750 e 72.890
Avatar do usuário
henriquefunari
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 12:17 am
Localização: maringá, parana

Bec feito com carregador celular Veicular

Mensagem por henriquefunari »

Responder