Hélice para Leigos

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por LaercioLMB »

mmoreto escreveu:Então, Fabio
Voo FPV, onde o consumo é muito importante para a autonomia de voo.
Logo preciso chegar em um fator em que nao posso baixar muito o passo da helice, poir apesar de diminuir o consumo, tbém não vai tracionar, e nem aumentar muito o passo da helice, pois vai tracionar bastante, mas consequentemente vai aumentar o consumo em amperes, e com isso também diminuindo o tempo de voo.
Por isso o Watimetro + a Balanca conseguem me dar informaçõe de modo que eu consiga chegar em um bom empuxo, sem também estuprar a bateria! hehehe
Se precisar de mais informações não hesite em me solicitar!
Abraço



O que faz o aeromodelo voar são as asas e não o empuxo e se ficar sempre tentando o melhor empuxo, sempre estará no consumo alto.
Para não ter riscos, empuxo sendo a metade do peso do modelo está mais do que ótimo, pois o conjunto tem que fornecer velocidade e não força.
É a velocidade em que o ar passa pelas asas que faz as asas gerarem sustentação igual ou superior ao peso do modelo e nunca o empuxo do motor, pois se fosse assim, planador não voaria, pois não tem motor e cadê o empuxo no planador para ele voar?
A maioria dos elétricos poderiam ter mais de 30 minutos de voo se não fossem cuidados somente o empuxo do motor e no entanto, a maioria não consegue nem passar de 10 minutos de voo, poucos chegam a 15 minutos.
Não adianta se iludir em empuxo de motor, pois não é o empuxo que faz o avião voar e nem o vento da hélice sobre as asas, pois quando o avião está voando, a hélice não faz mais vento nenhum para trás e o pouco que consegue fazer em retomadas de acelerações, mal dá para refrescar alguma coisa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
mmoreto
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 10:44 am
Localização: Brasília - DF

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por mmoreto »

ok, sei um pouquinho sobre as 4 forças que atuam em um avião!
agora se puder ajudar o nosso amigo ai ao invés de coplicar mais ainda a duvida dele, seria interessante não acha?
aproposito, em momento algum tentei mostrar como conseguir maior empuxo, e sim não exigir mais do que o necessário, certo?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por LaercioLMB »

mmoreto escreveu:ok, sei um pouquinho sobre as 4 forças que atuam em um avião!
agora se puder ajudar o nosso amigo ai ao invés de coplicar mais ainda a duvida dele, seria interessante não acha?
aproposito, em momento algum tentei mostrar como conseguir maior empuxo, e sim não exigir mais do que o necessário, certo?


Cara, é que só estão verificando consumo e empuxo, mais nada e está errado isso, pois tem que calcular o rpm final do motor e um em meio motor principalmente para calcular quanto será a velocidade do aeromodelo a meio motor que é o recomendado.
Verificar com motor à pleno o consumo e o empuxo, não vai ajudar muito se não, poderá ter que voar com todo o motor a maior parte do tempo e o que era para ser baixo consumo, acaba não sendo.

Esses testes de consumo e empuxo são bons?
Sim, são ótimos já que estão sendo feitos de forma estática e lá em cima os resultados serão um pouco melhores já que o motor não forçará tanto como no teste estático.
Eu uso uma balança feita por mim mesmo para testar o motor sem o aeromodelo e além do wattímetro para o consumo e da balança para o empuxo, uso também um tacômetro para verificar o rpm do motor principalmente em meio motor e assim calculo o rpm em relação ao passo da hélice para calcular a velocidade dele.
Ahhh, mas tem uma defasagem no passo da hélice em função do arrasto do aeromodelo!!!
Sim, tem, mas como o teste é estático, o motor também não está rendendo o máximo dele devido ao esforço feito no teste estático e pode conferir isso com os resultados no drivecalc ou no e-calc.
Até agora eu só vi verificarem empuxo e consumo, mais nada e o que é isso então.
Devem estar procurando o menor consumo com o empuxo igual ou pouco superior ao peso do aeromodelo?
É isso que está errado, pois poderiam ter um consumo muito mais baixo se não tivessem na ideia de empuxo ter que ser igual ou superior ao peso do aeromodelo.
Em momento algum vi ninguém aqui falando de que o empuxo pode ser a metade do peso do aeromodelo, quando poderia ser de apenas 1/3, mas metade está mais do que ótimo.
A propósito, venho dizendo isso a muito tempo e não é de agora e muitos outros bons aeromodelistas que não estão mais participando do fórum também falavam isso.
Então por que isso não é repassado? Somente falam em consumo e empuxo, nunca em velocidade.
Nunca tentei complicar nada e falei que é a velocidade que faz um aeromodelo voar e não o empuxo e isso vem sendo dito a muito tempo como mencionei antes.
Deve saber que o empuxo de um motor não é constante e que o arrasto é proporcional a velocidade que o aeromodelo está e quanto maior for a velocidade, maior será o arrasto e pode fazer o teste bem simples no seu carro mesmo.
Abra a janela do carro e coloque a mão para fora e ande a 20, 30, 40, 50 km/h e vá aumentando, verá que quanto maior for a velocidade do carro, mais a sua mão será forçada para trás, isso se deve ao arrasto gerado pela sua mão espalmada ao vento, ir aumentando cada vez mais.
O arrasto em um aeromodelo é baixo e se a aerodinâmica dele for quase perfeita, o arrasto será quase zero, pois sem arrasto não terá nunca como fazer, pode sim diminuir o máximo possível, mas nunca ficará totalmente sem arrasto e o empuxo do motor é somente para vencer o arrasto da estrutura do aeromodelo e não a massa (peso) dele, pois quem tem que vencer a massa (peso) do aeromodelo é a sustentação gerada pelas asas.
Isso é complicar?
Complicari seria se eu dissesse que você está errado e simplesmente não dizer nada para explicar o por que.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
mmoreto
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 10:44 am
Localização: Brasília - DF

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por mmoreto »

Fabiobr45,
Todo forum tem um babaca que tem uma teoria do KRLO, quer estar em todoas as publicações, arruma confusão com uma porção de pessoas, mas no fundo no fundo acaba não ajudando em nada e só alimentando o ego imbecil!
Passei por isso qdo estive a restaurar uns carros antigos tinha um iguais!
Mal comecei nisso aqui e para mim, e ja chega... achei o mesmo tipo, logo basta!
Caso precise da minha ajuda pode me mandar mensagem,
Valeu
Fabiobr45
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Jan 01, 2012 11:02 pm
Localização: Maringá

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por Fabiobr45 »

Tá certo Mmoreto

Criticar é fácil, quero ver fazer, pois falar até papagaio fala. p***a, sou novato e vem 1e me vomita "vomita informação" só pra dizer que sabe, mais complicou ao invés de ajudar. Kkkkkkkkkkkkkkk

Cara, não sou engenheiro, técnico e nada. Apenas entrei no Hobby, nunca tinha feito uma solda na vida, quanto menos falar de potência, Amperes, empuxo, kv etc.

Ninguém aqui está no Hobby pra competição, então se voar tá valendo, e vai pegando experiência. Já é a 2° vez que o Laércio enrola mas não ajuda em uma discussão no e-vôo. Outro dia sobre o motor do Cessna intime ele a montar a eletrônica exata então do kit do Cessna da HobbieBrasil mas saiu fora com desculpa mole... agora enche linguiça e sai fora. Enfim, teóricos, teóricos e teóricos. Ou tem medo de de ensinar, sei lá. ....

Valeu Mmoreto, show, se precisar me dá um toque tbm.

Abraços
Att: Fábio Benites
Lama V4 - Copter-x cx 450se v2, V911, V911 Pro V2, V912, V977
Fabiobr45
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Dom Jan 01, 2012 11:02 pm
Localização: Maringá

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por Fabiobr45 »

Ahhh, fui aqui numa loja e comprei uma que me indicaram e pronto. :) vamos ver se voa... kkkkkk se não me engano é uma hélice 9.45x5
Att: Fábio Benites
Lama V4 - Copter-x cx 450se v2, V911, V911 Pro V2, V912, V977
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por LaercioLMB »

É, é mais fácil criticar do que aprender.
Nunca vou dar o bolo pronto pra ninguém, pois é isso que a maioria quer, tudo mastigadinho para não precisar pensar.
Se o cara quer aprender, boa, se não, se vira, não vou dizer o que usar, disse como fazer para escolher.
Não é mais fácil ignorar uma informação não aceita do que criticar por algo que não sabem?
Larguei vocês pras cobras, pois lembrei que não é bom alimentar os trolls.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por Elilson »

Não vejo problemas nas respostas do Laercio, que já foram mais apimentadas em um passado recente!!!!!

Uma melhor atenção nos comentários dele, poderiam aprender mais sobre forças aerodinâmicas e a forma de como nossos modelos voam.
Afinal ele deu uma aula, que na verdade não foi solicitada.Unico erro dele!!!!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por Ericfly »

Conheço bem as teorias básicas sobre hélices e tal, e a melhor sugestão que posso dar é a seguinte: experimente várias hélices para seus modelos. Tenha vários tamanhos na caixa, e comece da básica que todo mundo usa numa configuração semelhante e vá experimentando com mais ou menos passo. Outra coisa que recomendo é aprender a voar lento, não voar sempre rápido. Comece praticando voar lento depois de o aero estar bem trimado, e voando alto. Depois vá testando outras hélices, e comparando o desempenho, sempre verificando se não há sobrecarga. Para saber se há sobrecarga, tem dois jeitos: ou usa um wattímetro, ou testa em solo e verifica com a mão se o ESC, a bateria e o motor estão sofrendo (esquentando).
Depois de fazer testes, você vai começar a ter uma idéia, uma noção que para quem é iniciante vale muito mais do que entender toda a teoria. Depois disto, você provavelmente vai começar a se interessar pela parte teórica, e vai ser mais fácil.
Não adianta dar uma aula teórica completa com a física e tudo mais para ensinar alguém a andar de bicicleta.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Re: Hélice para Leigos

Mensagem por Ericfly »

Ah, sobre hélices com mais ou menos pás, de maneira geral hélices de mais de duas pás só são boas para rotações bem baixas (menos de 5.000 rpm), então na prática, só são boas mesmo para efeitos estéticos, para parecer mais com um avião escala cheia. As hélices com 3 ou mais pás também são mais chatas de balancear, e tendem a quebrar mais facilmente em pousos um pouco mais forçados, ou de barriga, quando não se usa trem de pouso. As hélices de 2 pás são mais eficientes nas rotações que geralmente usamos.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Responder