alarme perda sinal

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

alarme perda sinal

Mensagem por Lcm »

Boa noite a todos.
Eu tenho alarme de perda de sinal, desses que vai no servo, usava no mjx f45, gostaria de saber se tem como instalar ele no phanton, é que voo bastante com ele no sitio (zona rural ) outro dia dei bobeira e acabou a bateria, e ele desceu no meio do mato e deu canseira pra achar, então se tivesse o bip, era só desligar o radio e esperar um minuto e ele começaria apitar, ja recuperei o f45 varias vezes assim, minha duvida é a Nasa v2 nao tem usa servo então ????
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: alarme perda sinal

Mensagem por LaercioLMB »

Não tem porta vaga no receptor?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: alarme perda sinal

Mensagem por Lcm »

Nao sei Laercio, eu ainda nao entendo muita coisa de placa controladora, no meu caso é a Nasav2, as ligações sao diferentes de receptores, sei que parece ter saida para gimbal, e me parece que tem porta que trabalha com sinal tipo x1, x2 e x3 depois tem tem m1 a m6 são os motores, e F1 e F2 ? O receptor dele é na placa principal é um phanton fc40.
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: alarme perda sinal

Mensagem por LaercioLMB »

O tal gimbal é a mesa da câmera onde tem 2 servos que controlam o movimento da câmera para os lados, para cima e para baixo, para manter a câmera estabilizada com os movimentos do multirotor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: alarme perda sinal

Mensagem por Lcm »

Laercio, eu não tenho gimbal, instalado, pelo que sei, o alarme perda sinal, é ligado no servo e no rx, mas a Nasa nao é rx, é somente controladora...então não sei onde, ou se teria como ligar, o alarme perda é acionado somente quando perde o sinal, mas a voltagem permanece, então creio na porta de motor nao de certo ?
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: alarme perda sinal

Mensagem por Abib »

Faça o teste nas portas M5 até F2.. mas tenho dúvidas se pode funcionar por falta de sinal, já que o sinal destas portas são fornecidos pela Naza..

Se seu alarme pode ser acionado por algum sinal vindo do receptor (e não simplesmente a falta de sinal), o que pode fazer é liga-lo no F2 e setar algum botão no rádio para utilizar o X1, configurando pela tela do Gimbal no assistente.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: alarme perda sinal

Mensagem por Hidden »

Amigo LCM, esse assunto está ligado diretamente ao assunto "failsafe" que até está sendo discutido em outro tópico por esses dias, vamos lá:

Primeiramente há de se saber como o Alarme de perda de sinal em questão opera, podem haver variações na forma de operação.

Exemplo: O alarme mais comum que vejo por aí, o "Be Found" da Turnigy opera da seguinte forma: Estando alimentado acima de 4 volts pelos fios preto e vermelho, e não havendo sinal PWM no fio branco, o mesmo começa a emitir os bips, isso porque a Turnigy fez esse alarme justamente para ser utilizado com os receptores originais do rádio 9X que quando perdem o sinal do TX desativam o sinal PWM dos canais (ou seja, estes receptores não possuem fail-safe).

Então no caso do Be Found temos um problema com a maioria dos receptores que tem fail safe, pois nesses casos o receptor irá assumir valores pre-definidos nos canais ou então manter o último valor, ou seja, o sinal pwm continuará ativo e o alarme não emitirá bips.

Então caso o RX tiver fail-safe será necessário encontrar um alarme que se ative com um certo valor do sinal pwm, e configurar o failsafe do receptor para levar o canal em que o alarme estiver ligado para o referido valor, em caso de perda de sinal.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: alarme perda sinal

Mensagem por LaercioLMB »

Hidden escreveu:Amigo LCM, esse assunto está ligado diretamente ao assunto "failsafe" que até está sendo discutido em outro tópico por esses dias, vamos lá:

Primeiramente há de se saber como o Alarme de perda de sinal em questão opera, podem haver variações na forma de operação.

Exemplo: O alarme mais comum que vejo por aí, o "Be Found" da Turnigy opera da seguinte forma: Estando alimentado acima de 4 volts pelos fios preto e vermelho, e não havendo sinal PWM no fio branco, o mesmo começa a emitir os bips, isso porque a Turnigy fez esse alarme justamente para ser utilizado com os receptores originais do rádio 9X que quando perdem o sinal do TX desativam o sinal PWM dos canais (ou seja, estes receptores não possuem fail-safe).

Então no caso do Be Found temos um problema com a maioria dos receptores que tem fail safe, pois nesses casos o receptor irá assumir valores pre-definidos nos canais ou então manter o último valor, ou seja, o sinal pwm continuará ativo e o alarme não emitirá bips.

Então caso o RX tiver fail-safe será necessário encontrar um alarme que se ative com um certo valor do sinal pwm, e configurar o failsafe do receptor para levar o canal em que o alarme estiver ligado para o referido valor, em caso de perda de sinal.

Abraços.


Disse tudo e mais um pouco.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Re: alarme perda sinal

Mensagem por Ricardo_BH »

pra quem usa rx dragonlink tem mais uma possibilidade.. o rx vira tx quando da perda de sinal.veja https://www.youtube.com/watch?v=4YWapPbOy68
Responder