Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
GabrielBlancos
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:41 pm
Localização: Franca/SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por GabrielBlancos »

Marcelo, muito interessante os filmes, porém a potência é muito baixa. Pra atender as necessidades do projeto, necessitaria de uma quantidade elevada dos filmes. Mas gostei da ideia, é de se pensar em aplicar em pequenos projetos embarcados. Muito obrigado pelo comentário.
“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento.”
Santos Dumont
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por rnjorge »

E vejamos se eu não estou incorrendo em nenhum erro de raciocínio: com 20 delas em série terá 12v com uma amperagem de 8A disponível, ocupando uma área de aproximadamente 50 dm2 e um peso de 220g correto?
Outra: já tem o sistema de carga/chaveamento projetado?
Mais uma: O que pretende nesta fase do seu projeto? Manter um modelo voando continuamente ou um sistema que mantenha baterias carregadas e te permitam voos acrobáticos?
Ricardo Jorge
GabrielBlancos
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:41 pm
Localização: Franca/SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por GabrielBlancos »

Correto rnJorge. Porém, a minha intenção não é deixa o sistema exatamente dimensionado. Pois a célula fornecerá estes valores em ótimas condições de radiação solar. A minha intenção, é projetar um sistema superdimensionado, até uns 15V. Pois assim, tenho a certeza que tereis 12V em baixas condições de radiação solar (informações segundo fabricante das células). O sistema de carga/chaveamento está sendo desenvolvido, ele funcionará como um controlador de carga utilizado nas instalações de painéis fotovoltaicos em residência, porém com tamanho e peso proporcionais ao projeto. O sistema gerador deverá atender a potência TOTAL do sistema + sobra para carregamento da bateria. Com as variações de radiação, meu sistema sofrerá avarias em sua potência gerada, com isso o controlador de carga fará o chaveamento das cargas entre Gerador Solar/Baterias. A medida que diminuo a potência gerada, uma carga a menos acoplada no sistema gerador, até o ponto do gerador conseguir alimentar somente um servo. O projeto em si, será destinado para uso de pesquisa de campo, voo lento, estável.
“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento.”
Santos Dumont
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por rnjorge »

Interessante. Vou acompanhando.
Ricardo Jorge
GabrielBlancos
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:41 pm
Localização: Franca/SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por GabrielBlancos »

Bom dia pilotos.

Ontem tirei um tempinho pra fazer uma simulação do projeto em 3D. Renderizei rapidamente as imagens para se ter uma noção melhor. A estrutura física sofrerá algumas alterações ainda. Não está 100% definida, mas a princípio, é isso ai!

O modelo deverá contar com 4 motores. O motivo está na eficiência de um motor trabalhar a 50% da sua potência, e o mesmo trabalhar a 100%. A relação empuxo/consumo me apresentou melhores valores em 50% de potência. Levando este fato em consideração, optei pela escolha de 04 motores. Deem uma olhada neste modelo aqui: Mt3510 600kv

http://www.emaxmodel.com/brushless-moto ... t3510.html

Com hélice de Fibra 1555 com 3A, seguindo a tabela tenho um empuxo de 420g - eficiência de 12,6%.
Com 04 motores, terei uma corrente de aproximadamente 12A e um empuxo de aproximadamente 1,680kg.

São apenas os primeiros passos, estou aberto a sugestões.

Segue algumas imagens...
motoplanador 4-min__1458828507_177.193.51.243compact.jpg
motoplanador 4-min__1458828507_177.193.51.243compact.jpg (9.34 KiB) Exibido 12745 vezes

motoplanador 3-min__1458828413_177.193.51.243compact.jpg
motoplanador 3-min__1458828413_177.193.51.243compact.jpg (9 KiB) Exibido 12745 vezes

motoplanador - teste1-min__1458828487_177.193.51.243compact.jpg
motoplanador - teste1-min__1458828487_177.193.51.243compact.jpg (8.46 KiB) Exibido 12745 vezes

motoplanador  2-min__1458828468_177.193.51.243compact.jpg
motoplanador 2-min__1458828468_177.193.51.243compact.jpg (12.84 KiB) Exibido 12745 vezes
“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento.”
Santos Dumont
GabrielBlancos
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:41 pm
Localização: Franca/SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por GabrielBlancos »

motoplanador 5__1458828657_177.193.51.243.jpg
motoplanador 5__1458828657_177.193.51.243.jpg (16.4 KiB) Exibido 7804 vezes
“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento.”
Santos Dumont
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por rnjorge »

Pode pensar em usar um motor com redução e hélice maior. Quando calculava a eficiência, nestes casos, costumava ser superior. Lembre-se que, ao usar 4 motores, estará aumentando o peso.
Ricardo Jorge
GabrielBlancos
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:41 pm
Localização: Franca/SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por GabrielBlancos »

rnJorge, você pode me passar os procedimentos pra cálculo do motor com redução ? Gostei da ideia. Me parece ser bem útil no projeto.
“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento.”
Santos Dumont
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por rnjorge »

Eu usava motocalc ou eletricalc, na época. E havia as opções de motores com ou sem as reduções que existiam. Eu acreditava nos números e costumavam corresponder ao que eu obtinha na prática.
O que eu estou pensando é num modelo bem leve, com grande área de asa, que voe lentamente, com controles de leme e profundor apenas. Não pensaria em térmicas, pois não pode sempre contar com isso.
Outra idéia é que suas células solares podem ficar DENTRO das asas, entre as nervuras, e usar filme plástico transparente incolor.
Aí pode até ser um biplano. As células da asa superior ficariam à frente das longarinas e da asa inferior atrás das longarinas, permitindo que uma boa quantidade de luz incida em ambas. Isso diminuiria em muito sua carga alar.
Ricardo Jorge
GabrielBlancos
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Qua Jan 27, 2016 12:41 pm
Localização: Franca/SP

Re: Energia Solar - TCC - Aeromodelo Embarcado Auto Sustentável.

Mensagem por GabrielBlancos »

Entendi, vou procurar por esses programas.
A ideia é realmente esta. As placas ficariam dentro da asa. Por ser um biplano, não mudaria a característica de voo do projeto ? necessitando de um empuxo maior para voar (maior potência) ? O fato de dispensar os ailerons seria satisfatório pelo fato de diminuir peso de dois servos, e a potência dos mesmos. Devido este fato, a corda da minha asa poderia ser menor. Ponto positivo para o projeto.

Vou realizar alguns testes nos programas citados, e postarei os resultados.

Mais uma vez obrigado rnJorge.
“As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso, em que não deve haver lugar para o esmorecimento.”
Santos Dumont
Responder