Hélice quebrando durante o vôo ???

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por highlanderafa »

Muito boa a explicação. Então no caso, deveria voar com hélices menores ???
Essa configuração eu segui de um tutorial na internet.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por John-Henrique »

@ HIGHLANDERRAFA
Tem (ou tinha) uns tópicos na sessão 'iniciantes' que explicam coisas como este calculo de consumo, helices entre outras coisas. A questão é que a gente compra o motor e não lê o manual dele (quando tem), dai vai pra internet e procura alguma 'receita de bolo' mas o confeiteiro nem é lá tão experiente assim, também achou a receita pronta... e meio que "ah não tenho essa hélice ai, vou usar aquela que tá guardada"
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por highlanderafa »

Blz John. Vou dar uma pesquisada por lá.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por LaercioLMB »

highlanderafa escreveu:Muito boa a explicação. Então no caso, deveria voar com hélices menores ???
Essa configuração eu segui de um tutorial na internet.



Na internet você tem que aprender a filtrar o que dizem, principalmente em tabelinhas de motores onde falam em empuxo, mas ignoram totalmente diversos outros fatores e tão pouco avisam dos limites do motor em questão.
Um exemplo, do teu motor, tem uma tabelinha na internet que fala que com determinada hélice ele te dará um X de empuxo, mas nem testes reais foram feitos, é tudo na suposição e se foram feitos realmente testes, foram por alguns breves segundos e não alertam que o motor está ou superou o limite, pois querem vender e que se danem se o motor queimar, vendem outro.
Fazem combinações de motores e hélices que não rendem como deveriam, mas se preocupam com o suposto empuxo que não será com qualquer hélice e tão pouco com qualquer bateria usada no conjunto.
Até a resistência interna das baterias muda, inclusive nas de mesma marca e modelo o que muda também o desempenho final de um motor.
No seu caso se fala que pode usar no motor uma bateria 3S com uma hélice de 10 polegadas, troque de 10X4,7 por 10X6 que certamente a 10X6 irá render mais com menor consumo e o limite de uma hélice não SF é de 14500 rpm, veja que diferença de limite para uma 10 polegadas SF que é de 6500 rpm.
Não é tanto o diâmetro da hélice quem determina o rpm máximo e sim uma combinação com a sua estrutura.
Temos visto muito aqui no fórum gente indicando o uso de hélices SF por que o fulano falou que ouviu do ciclano que ouviu do beltrano que deve ter achado que ficava bom e passou a receita adiante.
Vemos também muitos combos de motores, hélices, esc e baterias que não tem o menor sentido, tanto de baterias subdimensionadas, esc superdimensionados e hélices SF em motores de alto kv.
Quer usar uma hélice SF de 10 polegadas em motor de 1100 kv? Pode, mas com uma bateria 2S e não 3S como a maioria indica e ou anuncia.
Para você ter uma ideia, estou com uma configuração de um motor de 1300 kv com uma hélice SF 9X4,7, mas com uma bateria 2S e não 3S, pois com bateria 3S esse motor suporta no máximo uma hélice 8X4 HD, sendo o mais recomendado a ele uma 7X4 HD com bateria 3S.
Temos que aprender a escolher corretamente os motores, hélices e baterias, pois a maior parte dos equipamentos poderia ter um tempo de voo muito maior e não o tem pela escolha errada do conjunto.
Isso eu aprendi com o falecido Motta, embora muita coisa dele eu não aceitasse, não posso esconder o que de bom eu aprendi. Ele conseguia fazer um aeromodelo ter mais de 30 minutos de voo, coisa que a maioria com modelos iguais não conseguia nem 10 minutos, tudo pela escolha certa de motor, hélice e bateria.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por highlanderafa »

Boa Laércio, obrigado pelas dicas e conhecer imento compartilhado. Procurei um pouco na parte de iniciantes e não consegui muito esclarecimento, na internet muitos realmente indicam hélices 1045 para meus motores de 1000kV.
Na dúvida eu comprei um conjunto de fibra de carbono pela resistência e vou avaliar , pois depois dessa queda que o quad sofreu, não consigo confiar mais nas hélices de plástico para vôos mais longos em vento forte a moderado. Mas continuarei pesquisa tanto no fórum qto na net.
Obrigado pela a ajuda, sempre quis montar um heli e acabei montando um quadricóptero e não me arrependo.
Continuarei na busca para enriquecer mais os conhecimentos q me passou.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por LaercioLMB »

Por que a maioria indica hélice SF para multirotores?
Simples, pelo fato dessas hélices serem destinadas a força e não velocidade e multirotores exigem mais força já que pairam no ar, ao contrário de aeromodelos que voam e não pairam.
O problema não está nas hélices e sim nos motores recomendados com baterias que em motores de elevado KV, poderiam ser perfeitamente baterias 2S com maior capacidade para compensar o peso de uma 3S, o que daria mais tempo de voo ao modelo.
Usar bateria 3S? No caso então o diâmetro da hélice deveria ser diminuído para uma 9 ou 8 polegadas, restando saber é claro se o conjunto irá gerar o empuxo necessário para fazer o multirotor subir na vertical bem rápido, ou seja, um empuxo dos 4 motores somados, ser maior que 1,5 X o peso final do multirotor.
Potência demais irá exigir maior capacidade das baterias, pois o consumo também vai aumentar e isso vai acabar diminuindo o tempo de voo, pois tem mais potência, precisa de baterias maiores e somando tudo, maior será o peso final e consequentemente menor o tempo de voo.
Multirotores sim temos que deixá-los o mais leve possível de todas as formas que conseguirmos para que assim sobre potência de motor com motores menores e se possa usar uma bateria um pouco maior para dar mais tempo de voo.
10g de diferença de peso em cada motor conta, pois contará ESC mais leve, bateria que poderá dar mais tempo de voo se mantida a que seria usada em um conjunto mais potente.
Se o multirotor pesa 1500 g, para que usar 4 motores de 1000 g de empuxo cada?
1500 : 4 = 375g que pode perfeitamente se usar um conjunto motor / hélice com 580 g de empuxo cada, podendo usar um conjunto com 600g de empuxo cada.
Se o multirotor pesar 1500 g com motores de 1000g de empuxo cada, certamente se colocar motores de 500 g de empuxo cada o peso do multirotor vai diminuir e te dar mais tempo de voo.
Observando sempre um bom conjunto motor, esc e bateria.
Ahhh, mas eu quero um ESC potente para usar em mais coisas?
Raciocínio errado, pois o esc de menor capacidade usado no miltirotor poderá ser usado em diversas outras coisas desde que sejam dimensionadas para tal.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por highlanderafa »

Legal Laércio.
Eu andei procurando artigos sobre motor e hélice, e li q para motores até 1000Kv as hélices 1045 são boas.
No meu caso, é meu primeiro multirotor e como contei, me orientei por tutoriais no youtube.
Uso baterias de 3S, que me dariam de rpm 11,1 x 1000 = 11.100 rpm ( teóricos). * me corrija por favor se estiver enganado.
Estou pensando em comprar uma 2S para testar .

Eu achei muito alta essa rotação. Ou as hélices genéricas q usei são fracas.
Como dito antes, eu não cheguei a fazer balanceamento pois ainda não recebi meu balanceador e assumi o risco de voar assim mesmo.

Já comprei as peças para reparar o multirotor e voltar a voar e realizar eu dessa x vários testes de estabilidade para conhecer bem mais sobre esse duelo Hélice x Motor. Que até agora é o q mais me preocupa, já q a eletrônica eu checava toda a vez que o lipo alarme me dava baixa bateria e a parte de potência estavam no máximo mornas .
Espero conseguir o equilíbrio correto é voar sem maiores dores de cabeça e quedas.
Muito obrigado mais uma x Laércio.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por highlanderafa »

Voltando para relatar mais um vôo.
Antes, após a troca de um braço quebrado, veriquei o motor TB danificado, o mesmo só rodava em vazio, com a hélice o mesmo travava como se tivesse perdido uma das fases.
Trocado o motor , e com novas hélices, dessa vez de fibra de carbono. O quadrimotor voou perfeitamente me surpreendendo, pois ficou muito travado e muito estável, chegando a me permitir tirar as mãos dos sticks e o deixar travado no ar.
Aprendi com esse pouco tempo q as hélices de plástico realmente são muito inferiores às de fibra de carbono ( ao menos as q eu usei ), com as de carbono consegui um vôo de quase 15 min ( bateria 3S 2600mA ) , voando sem fazer nada hard, com movimentos super suaves recolhendo o mesmo qdo o lipo alarme apitou nos 3,7V programados. Qdo com as de plastico nas mesmas medidas não me davam direito 7 min sem o lipo alarme começar a apitar.
Bem agradeço mais uma a x a paciência e ajuda de todos, em breve postarei um vídeo para pedir a opinião dos mais experientes q possam ver algo q eu como novato não consiga para melhorar o q na minha opinião já está muito bom.
Abraço a todos.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por John-Henrique »

Minha experiência com multimotores e hélices...

Testei hélices EP 8040 e SF 8045, o mesmo conjunto mudando apenas as hélices, noto que com as SF o 'ponto' de 'voo pairado' é diferente e quase o tempo todo o multi continua subindo, um toquezinho de nada no stick pra tentar controlar já causa uma descida maior que a planejada. A subida sempre dá a impressão de que é mais rápida do que com as hélices EP 8040.
highlanderafa
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Sáb Out 09, 2010 11:48 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por highlanderafa »

Caro amigo.
No meu caso eu usava hélices plásticas 1045 e o drone ficava bem arisco TB aos comandos do acelerador, porém eu estou sem balanceador de hélices e a vontade de voar é mais forte , então fui assim mesmo. Bem... o quadro subiu porém ficava muito instável, não parava , sempre tinha q estar corrigindo, meio q dava umas tremidas. Bem uma das hélices se partiu no ar e me deu prejuízo de motor e braço. Hoje já com o quadri reparado, testei hélices de carbono, mesmo sem balancear, acho q dei sorte de já estarem praticamente balanceadas pois o comportamento foi como descrevi a cima. Muito suave e travado na altitude com o acelerador em cerca de 40% . praticamente parava na posição como nas placas q fazem o mesmo por GPS. Vou tentar manter meus vôos com as hélices de carbono, e usarei as plásticas somente para testes . Ainda não usei hélices menores q as 1045, mas já encomendei algumas para ver como fica o desempenho.
Mas, se possível mude para as hélices de fibra de carbono. A diferença para mim foi muito notável.
TBS Discovery em desenvolvimento :D
Aprendendo sempre !!!
Responder