Hélice quebrando durante o vôo ???

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John-Henrique
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Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por John-Henrique »

@ HIGHLANDER
Além do balanceamento das hélices você precisa colocar o adaptador de hélice correto (caso o eixo do teu motor seja diferente), uma folguinha ali no eixo já desbalanceia até as hélices balanceadas e causa essa tremidas também.
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LaercioLMB
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Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por LaercioLMB »

highlanderafa escreveu:Legal Laércio.
Eu andei procurando artigos sobre motor e hélice, e li q para motores até 1000Kv as hélices 1045 são boas.
No meu caso, é meu primeiro multirotor e como contei, me orientei por tutoriais no youtube.
Uso baterias de 3S, que me dariam de rpm 11,1 x 1000 = 11.100 rpm ( teóricos). * me corrija por favor se estiver enganado.
Estou pensando em comprar uma 2S para testar .

.


Não é teórico, é rpm máximo com motor sem carga (sem hélice).
Ao colocar a hélice, o motor faz força para girar a hélice, pois as pás da hélice oferecem resistência ao girar no ar devido a densidade do ar.
diâmetro da hélice, passo da hélice e tipo de hélice HD (pá estreita) ou SF (pá larga), tudo isso altera o rpm final do motor, pois as diferenças de cargas existem e isso faz o motor render entre 70% e 90%, mas nunca 100% com hélice.
É por isso que eu calculo sempre em 75%, isso sabendo que o motor pode chegar facilmente em 80% do desempenho e é por isso que calculo sempre com bateria em meia carga, nunca com carga total.
Se fazendo assim já limito uma hélice, quem dirá usando 80% com carga total da bateria.
11,1 x 1000 = 11100
12,6 x 1000 = 12600
11100 x 0,80 = 8880
12600 x 0,80 = 10080
Uma hélice SF de 10 polegadas suporta 6500 rpm máximos. Se 8880 já era muito, quem dirá 10080.
10080 - 6500 = 3580
Não fui eu quem inventei isso, foi um fabricante de hélice e de boa marca, APC e não as cópias APC style que na tradução livre, estilo apc, ou igual apc o que significa que não é de qualidade e sim uma cópia que certamente por ser mais barata, tem material de menor qualidade.
Se uma APC legítima só suporta 6500, quem dirá uma cópia.
Isso tudo sem falar na deformação que elas sofrem em alta rotação, pois quer queiramos ou não, elas deformam.
Um bom exemplo disso é uma hélice GWS (pior acho que não tem) 1260 HD que eu uso em um Turnigy TR 3530 1100 com bateria 3S.
Esse motor não suporta hélices de 12 polegadas, mas como então eu uso uma 1260?
Primeiro, o timing do motor está em LOW, pois se estiver em MID esquenta muito e em HI certamente vai torrar rapidinho.
Segundo, essa hélice é muito molenga e deforma, perdendo desempenho e com isso, não forçando tanto o motor.
Como eu sei disso?
Pois se eu usar nesse mesmo motor uma hélice de madeira Turnigy 12X6 que não deforma, nem em LOW o motor suporta, não rende e esquenta muito chegando a não poder tocar nele em 30 segundos aproximados de funcionamento.
Como vi isso?
Usando um termômetro por infra vermelho que sempre uso nos testes dos motores, pois não adianta só ver consumo, velocidade e empuxo, preciso saber a que temperatura o motor chega, pois ele pode me dar ótimos resultados, mas esquentar muito o que transforma a energia do motor em calor e isso faz com que o consumo aumente ou o desempenho do motor caia.
Mas como se ambas as hélices são de 12 polegadas de diâmetro e 6 polegadas de passo?
Pelo material usado em cada uma delas, um deforma muito e o outro não, pois as hélices GWS 1260 HD são molengas (é o termo mais apropriado).
Então por que eu uso?
Pela escala, pelo motor e harmonia de dimensões.
É um aeromodelo de 1200 mm de envergadura que na maioria das vezes o pessoal usa uma hélice 8X6 ou 9X5 com um motor CF 2822, mas se eu usasse essas hélices, o nariz do aeromodelo seria quase do diâmetro das hélices e elas perderiam desempenho por estarem bem próximas ao nariz dele.
É um aeromodelo escala 1:8 de um real de 9,52 m de envergadura que usa uma hélice de 90 polegadas que na escala daria 11,24 polegadas de diâmetro, mas a GWS não tinha ainda uma hélice de 11 polegadas ideal para ele, tendo somente a 11x4,7 SF que não serviria em um motor de 1100 kv e as 1170 e 1180 que tinham um passo muito grande que forçava muito o motor e o aquecia muito mesmo em LOW e por isso usei a de 12 polegadas com passo 6 que se deu bem no motor.
SF de 11 polegadas 65000 : 11 = 5909 rpm.
1100 x 11,1 = 12210 x 0,75 = 9157,5.
Isso sem contar a largura da pá que oferecia mais arrasto e com isso, mais esforço ao motor que aquecia mais ainda sob tanto esforço.


Siga quem quiser, ninguém é obrigado a nada, só não usem de artifícios para justificar o uso incorreto.

PS: Isso não é para você highlanderafa, é para todos que buscam de artifícios para justificar os erros.
Eu erro? Erro sim como todos, mas depois que aprendo, não insisto no erro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por highlanderafa »

Sim Laércio. Qdo falei de ter seguido o tutorial de internet, não foi querendo dizer " pô!!! me dei mal ", jamais. Até pq de onde eu me orientei, a pessoa é bem ckn eituada no meio. Mas o q eu achei q faltou, foram essas explicações teóricas, os " pqs" , q eu por inexperiência e ansiedade não me atentei e quis sair logo voando sem pensar em nada depois do quadrimotor montado.
Suas explicações são de grande valor, e ficou mais fácil para mim entender e conseguir os ajustes já tendo o aeromodelo na mão. Hoje já olho as hélices pelo kV do motor, e não pela indicação.
Falando em temperatura de motor. No meu vôo ontem com as hélices de fibra de carbono. Minha bateria ( 3S 2600mA , me deu uma autonomia de pelo menos uns 12 min, eu descenso o quadro em 3,7 por célula. Os motores estavam quentes, mas não tinha aparelho de medição, e colocando os dedos , eles eswuentaram de forma a não queimar os dedos, mas de incomodar após uns 3 segundos de contato.
É mais ou menos esse o nível de temperatura após um tempo de vôo desse, sem forçar o quadrimotor( fazendo um vôo normal, sem manobras bruscas) ???
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LaercioLMB
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Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, a sensibilidade dos dedos muda de pessoa para pessoa, uns tem mais tolerância ao calor, outras menos e por isso fica difícil de dizer se o motor está realmente quente ou não.
Eu por exemplo, a partir de uma certa temperatura eu consigo segurar as panelas do fogão aqui em casa sem problemas, já a minha esposa não consegue nem tocar nelas, pois acha quente demais.
É muito relativo analisarmos temperatura só pelo toque de dedo de alguém, pois pode estar quente, como pode estar somente morno, já que depende da sensibilidade de cada um.Uma coisa é certa, se não conseguir ficar segurando o motor, está quente sim, pois tocar por 10 segundos, sentir o calor e soltar não ajuda muito ( o tempo é só um exemplo).
Se não consegue ficar segurando os motores depois de pousar, estão quentes demais sim e isso afeta a eficiência dos ímãs que quanto mais aquecem, menor é a capacidade de magnetismo deles e com isso o motor perde desempenho. Sem falar no consumo que deve estar elevado, pois calor é = consumo elevado.
É o mesmo quando os fios esquentam em um determinado circuito, significa que a demanda de carga está elevada ou a bitola dos fios está baixa demais para a demanda.


PS: Eu tenho que frisar sempre que não estou falando de alguém em específico, pois já vi muitos aqui se ofenderem com coisas que digo, como se eu os estivesse acusando de algo e por isso falei que não estava me referindo ao que você fez ou deixou de fazer para que não houvesse um mal entendido e a conversa virasse uma contenda.
Estamos trocando ideias, ensinando, aprendendo e é para isso que o fórum serve, para aprender e ensinar e aqui não tem professor e nem aluno, cada um de nós ensina um pouco e aprende outro pouco.
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highlanderafa
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Re: Hélice quebrando durante o vôo ???

Mensagem por highlanderafa »

Tranquilo Laércio, não me ofendeu em nada não, eu tenho q agradecer sempre pela sua paciência em compartilhar seu conhecimento comigo e o resto do pessoal q como eu, estão aprendendo esse hobby desafiante e muito gratificante.
Todos os seus conselhos e dicas, eu procuro absorver o máximo para por em prática e trazer para cá os resultados compartilhando novas descobertas tb.
Fique tranquilo q jamais me ofendeu, pelo contrário, acrescentou muita coisa para meu simples conhecimento iniciante. :D
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