FAQ - Perguntas Frequentes - procure aqui antes de perguntar

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
cesarradio
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Mar 22, 2006 9:29 pm
Localização: São Bernardo, S.P

Mensagem por cesarradio »

Ola colégas gostaria de saber se alguem tem um esquema para fazer um carregador de bateria de lipo para 3 celulas, as baterias que tenho sao 11.1 vdc 2.200
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

[quote:a7cfc9c4b8="cesarradio"]Ola colégas gostaria de saber se alguem tem um esquema para fazer um carregador de bateria de lipo para 3 celulas, as baterias que tenho sao 11.1 vdc 2.200[/quote:a7cfc9c4b8]

Veja se o esquema desse site serve: http://www.geocities.com/genebond/Li-Ion_Charger.html

Esse outro esquema é para carregador de 2 células: http://members.chello.nl/~a.janssen25/technobox/lion-lader.htm

Esse outro esquema é para baterias de 2 ou 3 células: http://www.shdesigns.org/lionchg.html

Não sei se aguentam carregar 2200mAh.

Abs,
cesarradio
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Mar 22, 2006 9:29 pm
Localização: São Bernardo, S.P

Mensagem por cesarradio »

Obrigado coléga, a sua orientação, me ajudou muito.
Avatar do usuário
Maicon
membro
Mensagens: 1441
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
Localização: Garibaldi, RS 95720-000

Mensagem por Maicon »

Uma perguntinha!!


Eu tenho uma lipo 2S 1300mAh e gostaria de saber se tem algum problema caregala a 1000mAh??
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Nenhum problema, é até recomendável. Com isso sua bateria terá uma maior vida útil. É assim que carrego as minhas de 1300mAh.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[b:9d10272e25]Quando acelero o motor até o fim o ESC corta[/b:9d10272e25]

99.9% de chance que seja bateria pouco carregada ou bateria que nao aguenta o consumo de corrente exigido pelo motor... nesse caso a voltagem cai e o ESC corta o motor.

Primeira providencia pra testar se é isso mesmo: ter certeza que a bateria está carregada.

Segunda providencia: testar com outra bateria, uma com capacidade de corrente com bastante folga para o quanto voce supõe que o motor vai consumir, e, obviamente, garantir que esta outra bateria está carregada!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Já incluí no http://www.e-voo.com/faq :)
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[b:d356da349d]O que é o C das baterias?[/b:d356da349d]

C é uma medida de corrente que vale a capacidade da bateria dividida por 1 hora.

Exemplo: bateria de 830mAh, C = 830mAh / 1h = 830mA

Se essa bateria tem descarga maxima de 10C, entao a descarga maxima é 10 * 830mA = 8300mA = 8.3A

Se essa bateria deve ser carregada a no maximo 0.7C entao deve ser carregada a 0.7 * 830mA = 581mA

Na hora de dimensionar a bateria para o motor, voce deve pesquisar quanto o motor consome na configuracao que voce pretende usa-lo e escolher uma bateria cuja descarga maxima em Amperes seja suficiente.


[b:d356da349d]Se o que interessa é a corrente, porque falar em Cs ?[/b:d356da349d]

Porque dado os mesmos materias e métodos construtivos da bateria, a capacidade de descarga, corrente de carga, etc etc etc são todos proporcionais à capacidade. Então fica natural falar em Cs, que é exatamente essa proporcionalidade.
Avatar do usuário
Aluisio
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Set 23, 2006 11:28 am
Localização: Brasilia, DF

Mensagem por Aluisio »

Olá, gostaria de motorizar o modelo que estou construindo, sem planta, invenção minha http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=15324, porém, não tenho nada além do material que mostrei no forum (eletrônica de um mini falcon do paraguai de dois canais com uma alteração do circuito para mais um canal - profundor), então gostaria, se posível, que vc's me ajudassem a escolher a melhor configuração dos componentes que eu devo adquirir... Acho que o modelo que estou construindo deverá pesar umas 200 gramas, estou utilizando deprom 4 mm. Sou iniciante e não entendo nada de que materiais utilizar para decolar com ele, fiz uma pesquisa numa loja e calculei uns 934 reais (rádio, baterias, servos,hélices, speed control, etc.) mas tenho muitas dúvidas, por isso gostaria do auxílio de vc's... Poderiam me ajudar nisso??
Um abraço a todos!!!!
Aluisio Maia
"When the sky is darkest, men see the stars"
Ralph Waldo Emerson
Avatar do usuário
Aluisio
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Set 23, 2006 11:28 am
Localização: Brasilia, DF

Mensagem por Aluisio »

Qual a configuração de material básico que um iniciante deve ter para começar a voar??? No meu caso os modelos serão construídos por mim, adoro isso...
Valeu e obrigado!!!!!!!!
Responder