fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
iscarelli
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 12:00 pm
Localização: Barbacena - MG

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por iscarelli »

William Okamura escreveu:
Ricardo_BH escreveu:meu amigo tinha um lindo hexa com a naza v2. semana passada voando tranquilamente , deu um fly away..travou tudo e caiu numa mata inacessível..ou seja: a v2 também dá.


tem que ver como estava configurado, ja peguei um monte de caso que o dono de naza achava que tinha Failsafe configurado direitinho e quando colocava no pc e eu desligava o radio ele nao entrava em FS, o dono achava que bastava ter a chave setada no controle para chamar de volta

O que ocorre eh que muitos receptores em falta de sinal, seja por interferencia ou perda mesmo, congelam a ultima posicao e ele vai embora mesmo - cansei de pegar e ver casos de flyaway dessa forma e colocam culpa na apm, naza, dji etc.etc... nao estou falando que esse eh o caso desse post principal - mas que ocorre e eh mais comum que todos pensam isso eh

sobre apm, veja muita gente montando errado, sem sistema de amortecimento com bussola perto de campo magnetico etc.. isso interfere demais na controladora, ela fica doidona, ja vi isso nos meus equiptos e sempre a solucao foi amortecer a controladora e tirar o maximo de vibracao e deixar a bussola o mais longe possivel de interferencias - apos isso o loiter sempre muda da agua para o vinho


Cada caso é diferente mas culpar o equipamento é sempre mais fácil.

[]'s
Ismael
betojr
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Dom Jul 07, 2013 6:38 pm
Localização: sa bahia

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por betojr »

William Okamura escreveu:
Ricardo_BH escreveu:meu amigo tinha um lindo hexa com a naza v2. semana passada voando tranquilamente , deu um fly away..travou tudo e caiu numa mata inacessível..ou seja: a v2 também dá.


tem que ver como estava configurado, ja peguei um monte de caso que o dono de naza achava que tinha Failsafe configurado direitinho e quando colocava no pc e eu desligava o radio ele nao entrava em FS, o dono achava que bastava ter a chave setada no controle para chamar de volta

O que ocorre eh que muitos receptores em falta de sinal, seja por interferencia ou perda mesmo, congelam a ultima posicao e ele vai embora mesmo - cansei de pegar e ver casos de flyaway dessa forma e colocam culpa na apm, naza, dji etc.etc... nao estou falando que esse eh o caso desse post principal - mas que ocorre e eh mais comum que todos pensam isso eh

sobre apm, veja muita gente montando errado, sem sistema de amortecimento com bussola perto de campo magnetico etc.. isso interfere demais na controladora, ela fica doidona, ja vi isso nos meus equiptos e sempre a solucao foi amortecer a controladora e tirar o maximo de vibracao e deixar a bussola o mais longe possivel de interferencias - apos isso o loiter sempre muda da agua para o vinho


Por isso que sempre digo, não adianta ter o equipamento mais top do mercado se não sabes usar, se não respeita o conteúdo do manual, e tenho convicção que 90% dos casos de flyaway os usuários são os culpados, os outros 10% possivelmente alguma falha mecânica/eletrônica de algum componente, não necessariamente a controladora.
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Ricardo_BH »

Muito bem colocado..essa hipotese da ma config do fail safe foi boa..A minha deu um pau estranho. Passei a chave pra fail safe e ela veio pra pouso..mas ai tentei retomar e nao retomou...o luta.. o importante é desconrirmos nossos erros
Avatar do usuário
iscarelli
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 12:00 pm
Localização: Barbacena - MG

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por iscarelli »

Ricardo_BH escreveu:Muito bem colocado..essa hipotese da ma config do fail safe foi boa..A minha deu um pau estranho. Passei a chave pra fail safe e ela veio pra pouso..mas ai tentei retomar e nao retomou...o luta.. o importante é desconrirmos nossos erros


O que você fez para retomar?

Na Naza, além de tirar a chave do Fail Safe, tem que acionar a chave de modo de vôo.

[]'s
Ismael
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Ricardo_BH »

É verdade..posso ter esquecido de colocar o stick a meio curso
Avatar do usuário
tavares
membro
Mensagens: 540
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 8:05 pm
Localização: Gravataí/RS

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por tavares »

Aproveitando o tópico.

Esse tão falado flyaway, será que no modo atti é mais difícil de ocorrer?
Pelos muitos relatos que li, acho que normalmente é BIOS ou erro no RTH(mesmo com homepoint gravado).

BIOS é aquela pecinha que segura o TX.
Cuidado com o pos...te da biruta.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por John-Henrique »

BIOS - Bicho Idiota Operando Sistema, confere?
Avatar do usuário
tavares
membro
Mensagens: 540
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 8:05 pm
Localização: Gravataí/RS

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por tavares »

Então, voltando ao assunto do flyaway.

Como comentei, li diversos relatos na web. Assisti a diversos vídeos e logs. A maioria em sites internacionais.
Minhas conclusões. Na sua maioria é erro operacional. Não li um relato sequer de estar em modo ATTI e sofrer flyaway ou sintomas.

Mas tenho pouquíssimos voos com multirotor. Gostaria de saber a opinião de vocês.

Obrigado.
Cuidado com o pos...te da biruta.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por John-Henrique »

O povo põe culpa no equipamento e todo mundo lê e acha que está certo, mas será que foi realizado alguma pericia pra saber se o problema realmente era no equipamento? Acontece sim, mas o operador é quem é culpado, até a famosa desculpa "perdeu o sinal", será que não é porque a bateria estava fraca, o camarada excedeu o limite de alcance do sistema?

Tirar a culpa de si e colocar em um equipamento sem embasamento é o mais comum, é quase uma modinha...
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Lcm »

No meu caso eu ainda creio que o mesmo it ter um free away, pois tudo certinho, configurado como manda, eu estava em distância de uns 30mts, estava normal e do nada como se tivesse captado uma interferencia, começou primeiro a girar em círculo aberto, mirou uma reta e ia indo quando resolvi bater a chave para manual e acabei com a graça dele, se tivesse deixado, não sei se ia mesmo para alguma coordenada, mas não tive coragem de deixar, mas creio que ia sim, depois desse episódio, aparentemente está normal de novo, as vezes quer começar a dança eu interompo e fica normal de novo, mas perdi parte da confiança, e penso que se estivesse longe não sei no que ia dar, acho estaria hoje vendendo um rádio de Dji.
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Responder